Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bender, Rodrigo Ademar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sant'Anna, Sita Mara Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973
Resumo: Neste artigo, problematizam-se questões ligadas à docência na Educação Profissional, conjugadas ao reconhecimento dos saberes experienciais que os sujeitos jovens, adultos e idosos trazem consigo. Efetiva-se pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Apresenta-se um apanhado bibliográfico dos conceitos de base, e debatem-se perspectivas possíveis do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de Linha Francesa de Michel Pêcheux (1993) para o corpus analítico. Como resultados se destaca que a tensão do reconhecimento e validação dos saberes experienciais apontados nos discursos remonta a memórias impregnadas de historicidade e trabalha a ideologia como materialmente relacionada às práticas docentes, orientando reflexões finais sobre o papel docente.
id USF_5be0196e5d9f590231c9aa54a413121f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/973
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciaisNeste artigo, problematizam-se questões ligadas à docência na Educação Profissional, conjugadas ao reconhecimento dos saberes experienciais que os sujeitos jovens, adultos e idosos trazem consigo. Efetiva-se pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Apresenta-se um apanhado bibliográfico dos conceitos de base, e debatem-se perspectivas possíveis do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de Linha Francesa de Michel Pêcheux (1993) para o corpus analítico. Como resultados se destaca que a tensão do reconhecimento e validação dos saberes experienciais apontados nos discursos remonta a memórias impregnadas de historicidade e trabalha a ideologia como materialmente relacionada às práticas docentes, orientando reflexões finais sobre o papel docente.Universidade São Francisco2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/97310.24933/horizontes.v38i1.973Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200612317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973/510Bender, Rodrigo AdemarSant'Anna, Sita Mara Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/973Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.550356Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
title Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
spellingShingle Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
Bender, Rodrigo Ademar
title_short Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
title_full Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
title_fullStr Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
title_full_unstemmed Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
title_sort Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
author Bender, Rodrigo Ademar
author_facet Bender, Rodrigo Ademar
Sant'Anna, Sita Mara Lopes
author_role author
author2 Sant'Anna, Sita Mara Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bender, Rodrigo Ademar
Sant'Anna, Sita Mara Lopes
description Neste artigo, problematizam-se questões ligadas à docência na Educação Profissional, conjugadas ao reconhecimento dos saberes experienciais que os sujeitos jovens, adultos e idosos trazem consigo. Efetiva-se pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Apresenta-se um apanhado bibliográfico dos conceitos de base, e debatem-se perspectivas possíveis do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de Linha Francesa de Michel Pêcheux (1993) para o corpus analítico. Como resultados se destaca que a tensão do reconhecimento e validação dos saberes experienciais apontados nos discursos remonta a memórias impregnadas de historicidade e trabalha a ideologia como materialmente relacionada às práticas docentes, orientando reflexões finais sobre o papel docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973
10.24933/horizontes.v38i1.973
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973/510
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020061
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440255991808