Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973 |
Resumo: | Neste artigo, problematizam-se questões ligadas à docência na Educação Profissional, conjugadas ao reconhecimento dos saberes experienciais que os sujeitos jovens, adultos e idosos trazem consigo. Efetiva-se pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Apresenta-se um apanhado bibliográfico dos conceitos de base, e debatem-se perspectivas possíveis do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de Linha Francesa de Michel Pêcheux (1993) para o corpus analítico. Como resultados se destaca que a tensão do reconhecimento e validação dos saberes experienciais apontados nos discursos remonta a memórias impregnadas de historicidade e trabalha a ideologia como materialmente relacionada às práticas docentes, orientando reflexões finais sobre o papel docente. |
id |
USF_5be0196e5d9f590231c9aa54a413121f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/973 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciaisNeste artigo, problematizam-se questões ligadas à docência na Educação Profissional, conjugadas ao reconhecimento dos saberes experienciais que os sujeitos jovens, adultos e idosos trazem consigo. Efetiva-se pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Apresenta-se um apanhado bibliográfico dos conceitos de base, e debatem-se perspectivas possíveis do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de Linha Francesa de Michel Pêcheux (1993) para o corpus analítico. Como resultados se destaca que a tensão do reconhecimento e validação dos saberes experienciais apontados nos discursos remonta a memórias impregnadas de historicidade e trabalha a ideologia como materialmente relacionada às práticas docentes, orientando reflexões finais sobre o papel docente.Universidade São Francisco2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/97310.24933/horizontes.v38i1.973Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200612317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973/510Bender, Rodrigo AdemarSant'Anna, Sita Mara Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/973Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.550356Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais |
title |
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais |
spellingShingle |
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais Bender, Rodrigo Ademar |
title_short |
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais |
title_full |
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais |
title_fullStr |
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais |
title_full_unstemmed |
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais |
title_sort |
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais |
author |
Bender, Rodrigo Ademar |
author_facet |
Bender, Rodrigo Ademar Sant'Anna, Sita Mara Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Anna, Sita Mara Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bender, Rodrigo Ademar Sant'Anna, Sita Mara Lopes |
description |
Neste artigo, problematizam-se questões ligadas à docência na Educação Profissional, conjugadas ao reconhecimento dos saberes experienciais que os sujeitos jovens, adultos e idosos trazem consigo. Efetiva-se pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Apresenta-se um apanhado bibliográfico dos conceitos de base, e debatem-se perspectivas possíveis do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de Linha Francesa de Michel Pêcheux (1993) para o corpus analítico. Como resultados se destaca que a tensão do reconhecimento e validação dos saberes experienciais apontados nos discursos remonta a memórias impregnadas de historicidade e trabalha a ideologia como materialmente relacionada às práticas docentes, orientando reflexões finais sobre o papel docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973 10.24933/horizontes.v38i1.973 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/973/510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020061 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440255991808 |