Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
DOI: | 10.24933/horizontes.v38i1.944 |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/944 |
Resumo: | Este artigo discute sobre padronização, relações de cumplicidade e movimentos de resistências percebidas nas práticas curriculares matemáticas de docentes que lecionam para jovens, adultos e idosos, em uma escola pública municipal da zona rural do Ceará. Para isso, foram utilizadas análises das narrativas de duas professoras e de acompanhamentos realizados em suas turmas, durante o primeiro semestre de 2018. Os resultados sinalizam que as docentes constroem estratégias didáticas direcionando as aulas e conteúdos matemáticos para a valorização dos saberes dos estudantes, em detrimento das padronizações propostas pelo sistema municipal de ensino. |
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Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosasEste artigo discute sobre padronização, relações de cumplicidade e movimentos de resistências percebidas nas práticas curriculares matemáticas de docentes que lecionam para jovens, adultos e idosos, em uma escola pública municipal da zona rural do Ceará. Para isso, foram utilizadas análises das narrativas de duas professoras e de acompanhamentos realizados em suas turmas, durante o primeiro semestre de 2018. Os resultados sinalizam que as docentes constroem estratégias didáticas direcionando as aulas e conteúdos matemáticos para a valorização dos saberes dos estudantes, em detrimento das padronizações propostas pelo sistema municipal de ensino.Universidade São Francisco2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/94410.24933/horizontes.v38i1.944Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200432317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/944/490Xavier, Francisco Josimar RicardoFreitas, Adriano Vargasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/944Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.149474Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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