Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Francisco Josimar Ricardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Adriano Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/944
Resumo: Este artigo discute sobre padronização, relações de cumplicidade e movimentos de resistências percebidas nas práticas curriculares matemáticas de docentes que lecionam para jovens, adultos e idosos, em uma escola pública municipal da zona rural do Ceará. Para isso, foram utilizadas análises das narrativas de duas professoras e de acompanhamentos realizados em suas turmas, durante o primeiro semestre de 2018. Os resultados sinalizam que as docentes constroem estratégias didáticas direcionando as aulas e conteúdos matemáticos para a valorização dos saberes dos estudantes, em detrimento das padronizações propostas pelo sistema municipal de ensino.
id USF_5c4dc691819276b7758616980968b272
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/944
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosasEste artigo discute sobre padronização, relações de cumplicidade e movimentos de resistências percebidas nas práticas curriculares matemáticas de docentes que lecionam para jovens, adultos e idosos, em uma escola pública municipal da zona rural do Ceará. Para isso, foram utilizadas análises das narrativas de duas professoras e de acompanhamentos realizados em suas turmas, durante o primeiro semestre de 2018. Os resultados sinalizam que as docentes constroem estratégias didáticas direcionando as aulas e conteúdos matemáticos para a valorização dos saberes dos estudantes, em detrimento das padronizações propostas pelo sistema municipal de ensino.Universidade São Francisco2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/94410.24933/horizontes.v38i1.944Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200432317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/944/490Xavier, Francisco Josimar RicardoFreitas, Adriano Vargasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/944Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.149474Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
title Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
spellingShingle Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
Xavier, Francisco Josimar Ricardo
title_short Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
title_full Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
title_fullStr Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
title_full_unstemmed Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
title_sort Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
author Xavier, Francisco Josimar Ricardo
author_facet Xavier, Francisco Josimar Ricardo
Freitas, Adriano Vargas
author_role author
author2 Freitas, Adriano Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Francisco Josimar Ricardo
Freitas, Adriano Vargas
description Este artigo discute sobre padronização, relações de cumplicidade e movimentos de resistências percebidas nas práticas curriculares matemáticas de docentes que lecionam para jovens, adultos e idosos, em uma escola pública municipal da zona rural do Ceará. Para isso, foram utilizadas análises das narrativas de duas professoras e de acompanhamentos realizados em suas turmas, durante o primeiro semestre de 2018. Os resultados sinalizam que as docentes constroem estratégias didáticas direcionando as aulas e conteúdos matemáticos para a valorização dos saberes dos estudantes, em detrimento das padronizações propostas pelo sistema municipal de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/944
10.24933/horizontes.v38i1.944
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/944
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/944/490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020043
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440245506048