Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/710 |
Resumo: | O ensino da linguagem escrita em estudantes com deficiência intelectual é um tema que ainda carece de estudos acerca do papel do outro nesse processo, especialmente do professor. O objetivo do estudo foi investigar e analisar a mediação pedagógica a partir de uma pesquisa de intervenção envolvendo a linguagem escrita, direcionada a escolares com deficiência intelectual, a fim de discutir o papel do professor frente a este processo. Para responder esse objetivo, realizamos um estudo de caso envolvendo dois estudantes com deficiência intelectual matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental e dois pesquisadores em contexto de intervenção. A análise das relações dialógicas estabelecidas entre os estudantes e pesquisadores em consonância aos resultados do desempenho dos estudantes nas áreas de linguagem, escrita, memória e leitura demonstraram contribuir para o planejamento pedagógico direcionado a esse público. |
id |
USF_61223791ba351a58cbf08fb79019c481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/710 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógicaO ensino da linguagem escrita em estudantes com deficiência intelectual é um tema que ainda carece de estudos acerca do papel do outro nesse processo, especialmente do professor. O objetivo do estudo foi investigar e analisar a mediação pedagógica a partir de uma pesquisa de intervenção envolvendo a linguagem escrita, direcionada a escolares com deficiência intelectual, a fim de discutir o papel do professor frente a este processo. Para responder esse objetivo, realizamos um estudo de caso envolvendo dois estudantes com deficiência intelectual matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental e dois pesquisadores em contexto de intervenção. A análise das relações dialógicas estabelecidas entre os estudantes e pesquisadores em consonância aos resultados do desempenho dos estudantes nas áreas de linguagem, escrita, memória e leitura demonstraram contribuir para o planejamento pedagógico direcionado a esse público.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/71010.24933/horizontes.v36i3.710Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 86-982317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/710/306Paixão, Katia de Moura GraçaOliveira, Anna Augusta Sampaio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/710Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.341370Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica |
title |
Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica |
spellingShingle |
Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica Paixão, Katia de Moura Graça |
title_short |
Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica |
title_full |
Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica |
title_fullStr |
Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica |
title_sort |
Deficiência intelectual e linguagem escrita: discutindo a mediação pedagógica |
author |
Paixão, Katia de Moura Graça |
author_facet |
Paixão, Katia de Moura Graça Oliveira, Anna Augusta Sampaio de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Katia de Moura Graça Oliveira, Anna Augusta Sampaio de |
description |
O ensino da linguagem escrita em estudantes com deficiência intelectual é um tema que ainda carece de estudos acerca do papel do outro nesse processo, especialmente do professor. O objetivo do estudo foi investigar e analisar a mediação pedagógica a partir de uma pesquisa de intervenção envolvendo a linguagem escrita, direcionada a escolares com deficiência intelectual, a fim de discutir o papel do professor frente a este processo. Para responder esse objetivo, realizamos um estudo de caso envolvendo dois estudantes com deficiência intelectual matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental e dois pesquisadores em contexto de intervenção. A análise das relações dialógicas estabelecidas entre os estudantes e pesquisadores em consonância aos resultados do desempenho dos estudantes nas áreas de linguagem, escrita, memória e leitura demonstraram contribuir para o planejamento pedagógico direcionado a esse público. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/710 10.24933/horizontes.v36i3.710 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/710 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i3.710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/710/306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 86-98 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439835512832 |