Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5 |
Resumo: | Neste estudo teórico, objetiva-se compreender de que formas a indisciplina impacta as decisões dos professores sobre o currículo e as implicações disso para os contextos de ensino e aprendizagem. Parte-se da compreensão de currículo como prática construída histórica e socialmente, um campo marcado pelo conflito, especialmente modelado pelos professores a partir dos confrontos com as indisciplinas dos alunos. Têm-se como referencial teórico os estudos de Sacristán, Arroyo, Garcia, Moreira, Candau e Silva, com base em que se analisa a relação entre indisciplina e currículo. Como contraponto, analisam-se os achados de uma investigação (ENNIS, 1996) sobre os efeitos da indisciplina na prática de professores, a partir do que se conclui a convergência entre o contexto da sala de aula e suas implicações na prática docente e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos, em decorrência de como os professores interpretam os significados da indisciplina e a ela reagem na (re)elaboração de sua prática.Palavras-chave: Educação; Currículo; Indisciplina; Professores; Ensino e Aprendizagem. |
id |
USF_77be4905b35401f5317ab33038dcec0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/5 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagemNeste estudo teórico, objetiva-se compreender de que formas a indisciplina impacta as decisões dos professores sobre o currículo e as implicações disso para os contextos de ensino e aprendizagem. Parte-se da compreensão de currículo como prática construída histórica e socialmente, um campo marcado pelo conflito, especialmente modelado pelos professores a partir dos confrontos com as indisciplinas dos alunos. Têm-se como referencial teórico os estudos de Sacristán, Arroyo, Garcia, Moreira, Candau e Silva, com base em que se analisa a relação entre indisciplina e currículo. Como contraponto, analisam-se os achados de uma investigação (ENNIS, 1996) sobre os efeitos da indisciplina na prática de professores, a partir do que se conclui a convergência entre o contexto da sala de aula e suas implicações na prática docente e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos, em decorrência de como os professores interpretam os significados da indisciplina e a ela reagem na (re)elaboração de sua prática.Palavras-chave: Educação; Currículo; Indisciplina; Professores; Ensino e Aprendizagem.Universidade São Francisco2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/510.24933/horizontes.v31i2.5Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5/5Souza, Flávio Fernando deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/5Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.144651Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem |
title |
Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem Souza, Flávio Fernando de |
title_short |
Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem |
title_full |
Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem |
author |
Souza, Flávio Fernando de |
author_facet |
Souza, Flávio Fernando de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Flávio Fernando de |
description |
Neste estudo teórico, objetiva-se compreender de que formas a indisciplina impacta as decisões dos professores sobre o currículo e as implicações disso para os contextos de ensino e aprendizagem. Parte-se da compreensão de currículo como prática construída histórica e socialmente, um campo marcado pelo conflito, especialmente modelado pelos professores a partir dos confrontos com as indisciplinas dos alunos. Têm-se como referencial teórico os estudos de Sacristán, Arroyo, Garcia, Moreira, Candau e Silva, com base em que se analisa a relação entre indisciplina e currículo. Como contraponto, analisam-se os achados de uma investigação (ENNIS, 1996) sobre os efeitos da indisciplina na prática de professores, a partir do que se conclui a convergência entre o contexto da sala de aula e suas implicações na prática docente e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos, em decorrência de como os professores interpretam os significados da indisciplina e a ela reagem na (re)elaboração de sua prática.Palavras-chave: Educação; Currículo; Indisciplina; Professores; Ensino e Aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5 10.24933/horizontes.v31i2.5 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v31i2.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v31i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438552055808 |