Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávio Fernando de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5
Resumo: Neste estudo teórico, objetiva-se compreender de que formas a indisciplina impacta as decisões dos professores sobre o currículo e as implicações disso para os contextos de ensino e aprendizagem. Parte-se da compreensão de currículo como prática construída histórica e socialmente, um campo marcado pelo conflito, especialmente modelado pelos professores a partir dos confrontos com as indisciplinas dos alunos. Têm-se como referencial teórico os estudos de Sacristán, Arroyo, Garcia, Moreira, Candau e Silva, com base em que se analisa a relação entre indisciplina e currículo. Como contraponto, analisam-se os achados de uma investigação (ENNIS, 1996) sobre os efeitos da indisciplina na prática de professores, a partir do que se conclui a convergência entre o contexto da sala de aula e suas implicações na prática docente e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos, em decorrência de como os professores interpretam os significados da indisciplina e a ela reagem na (re)elaboração de sua prática.Palavras-chave: Educação; Currículo; Indisciplina; Professores; Ensino e Aprendizagem.
id USF_77be4905b35401f5317ab33038dcec0c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/5
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagemNeste estudo teórico, objetiva-se compreender de que formas a indisciplina impacta as decisões dos professores sobre o currículo e as implicações disso para os contextos de ensino e aprendizagem. Parte-se da compreensão de currículo como prática construída histórica e socialmente, um campo marcado pelo conflito, especialmente modelado pelos professores a partir dos confrontos com as indisciplinas dos alunos. Têm-se como referencial teórico os estudos de Sacristán, Arroyo, Garcia, Moreira, Candau e Silva, com base em que se analisa a relação entre indisciplina e currículo. Como contraponto, analisam-se os achados de uma investigação (ENNIS, 1996) sobre os efeitos da indisciplina na prática de professores, a partir do que se conclui a convergência entre o contexto da sala de aula e suas implicações na prática docente e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos, em decorrência de como os professores interpretam os significados da indisciplina e a ela reagem na (re)elaboração de sua prática.Palavras-chave: Educação; Currículo; Indisciplina; Professores; Ensino e Aprendizagem.Universidade São Francisco2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/510.24933/horizontes.v31i2.5Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5/5Souza, Flávio Fernando deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/5Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.144651Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem
title Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem
spellingShingle Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem
Souza, Flávio Fernando de
title_short Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem
title_full Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem
title_fullStr Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem
title_sort Impactos da indisciplina no currículo: implicações para os contextos de ensino e aprendizagem
author Souza, Flávio Fernando de
author_facet Souza, Flávio Fernando de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flávio Fernando de
description Neste estudo teórico, objetiva-se compreender de que formas a indisciplina impacta as decisões dos professores sobre o currículo e as implicações disso para os contextos de ensino e aprendizagem. Parte-se da compreensão de currículo como prática construída histórica e socialmente, um campo marcado pelo conflito, especialmente modelado pelos professores a partir dos confrontos com as indisciplinas dos alunos. Têm-se como referencial teórico os estudos de Sacristán, Arroyo, Garcia, Moreira, Candau e Silva, com base em que se analisa a relação entre indisciplina e currículo. Como contraponto, analisam-se os achados de uma investigação (ENNIS, 1996) sobre os efeitos da indisciplina na prática de professores, a partir do que se conclui a convergência entre o contexto da sala de aula e suas implicações na prática docente e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos, em decorrência de como os professores interpretam os significados da indisciplina e a ela reagem na (re)elaboração de sua prática.Palavras-chave: Educação; Currículo; Indisciplina; Professores; Ensino e Aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5
10.24933/horizontes.v31i2.5
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v31i2.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5/5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v31i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438552055808