As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cordeiro, Carla Priscilla Barbosa Santos, Silva, José Weeller da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1370
Resumo: Neste trabalho estudaram-se os limites e as possibilidades da efetivação do Programa Incluir e a incorporação de uma cultura que favoreça os alicerces de educação cidadã para todos. Adotou-se abordagem de natureza qualitativa como opção teórico-metodológica e, de forma particular, o estudo de caso, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Os dados foram processados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin, que objetiva a inferência de conhecimentos pertinentes às suas condições de produção e recepção. Constatou-se que a inclusão das pessoas com deficiência na educação superior brasileira, em especial no locus da pesquisa, acontece ainda, apesar de alguns avanços, de forma limitada e insuficiente diante da ideia mais ampla de formação realmente inclusiva e cidadã.
id USF_7acef921a62b55f2ad56f8cdf5d36c83
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1370
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca SedeNeste trabalho estudaram-se os limites e as possibilidades da efetivação do Programa Incluir e a incorporação de uma cultura que favoreça os alicerces de educação cidadã para todos. Adotou-se abordagem de natureza qualitativa como opção teórico-metodológica e, de forma particular, o estudo de caso, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Os dados foram processados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin, que objetiva a inferência de conhecimentos pertinentes às suas condições de produção e recepção. Constatou-se que a inclusão das pessoas com deficiência na educação superior brasileira, em especial no locus da pesquisa, acontece ainda, apesar de alguns avanços, de forma limitada e insuficiente diante da ideia mais ampla de formação realmente inclusiva e cidadã.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137010.24933/horizontes.v40i1.1370Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220742317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1370/693Copyright (c) 2022 Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, José Weeller da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalmeira, Lana Lisiêr de Lima Cordeiro, Carla Priscilla Barbosa SantosSilva, José Weeller da2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1370Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.428890Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
title As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
spellingShingle As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
title_short As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
title_full As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
title_fullStr As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
title_full_unstemmed As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
title_sort As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
author Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
author_facet Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
Cordeiro, Carla Priscilla Barbosa Santos
Silva, José Weeller da
author_role author
author2 Cordeiro, Carla Priscilla Barbosa Santos
Silva, José Weeller da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
Cordeiro, Carla Priscilla Barbosa Santos
Silva, José Weeller da
description Neste trabalho estudaram-se os limites e as possibilidades da efetivação do Programa Incluir e a incorporação de uma cultura que favoreça os alicerces de educação cidadã para todos. Adotou-se abordagem de natureza qualitativa como opção teórico-metodológica e, de forma particular, o estudo de caso, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Os dados foram processados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin, que objetiva a inferência de conhecimentos pertinentes às suas condições de produção e recepção. Constatou-se que a inclusão das pessoas com deficiência na educação superior brasileira, em especial no locus da pesquisa, acontece ainda, apesar de alguns avanços, de forma limitada e insuficiente diante da ideia mais ampla de formação realmente inclusiva e cidadã.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1370
10.24933/horizontes.v40i1.1370
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1370
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1370/693
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022074
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440778182656