As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
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Data de Publicação: | 2022 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1370 |
Resumo: | Neste trabalho estudaram-se os limites e as possibilidades da efetivação do Programa Incluir e a incorporação de uma cultura que favoreça os alicerces de educação cidadã para todos. Adotou-se abordagem de natureza qualitativa como opção teórico-metodológica e, de forma particular, o estudo de caso, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Os dados foram processados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin, que objetiva a inferência de conhecimentos pertinentes às suas condições de produção e recepção. Constatou-se que a inclusão das pessoas com deficiência na educação superior brasileira, em especial no locus da pesquisa, acontece ainda, apesar de alguns avanços, de forma limitada e insuficiente diante da ideia mais ampla de formação realmente inclusiva e cidadã. |
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As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca SedeNeste trabalho estudaram-se os limites e as possibilidades da efetivação do Programa Incluir e a incorporação de uma cultura que favoreça os alicerces de educação cidadã para todos. Adotou-se abordagem de natureza qualitativa como opção teórico-metodológica e, de forma particular, o estudo de caso, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Os dados foram processados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin, que objetiva a inferência de conhecimentos pertinentes às suas condições de produção e recepção. Constatou-se que a inclusão das pessoas com deficiência na educação superior brasileira, em especial no locus da pesquisa, acontece ainda, apesar de alguns avanços, de forma limitada e insuficiente diante da ideia mais ampla de formação realmente inclusiva e cidadã.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137010.24933/horizontes.v40i1.1370Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220742317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1370/693Copyright (c) 2022 Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, José Weeller da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalmeira, Lana Lisiêr de Lima Cordeiro, Carla Priscilla Barbosa SantosSilva, José Weeller da2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1370Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.428890Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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