Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/663
Resumo: Tratamos da atividade leitora, na sociedade colonial brasileira, sob uma perspectiva ampliada do texto produzido ao alcance das camadas populares. Simples e iletrados encontraram nas leituras ouvidas e nas leituras de imagens uma maneira peculiar de adquirir o saber que compartilhavam com intelectuais e potentados. A arte barroca, particularmente as contribuições artísticas sob a inspiração franciscana, e as suas formas visuais e auriculares de tratar o discurso, sem a representação estritamente escrita, são a matéria com a qual nos propusemos a trabalhar para encontrar o âmago da atividade popular leitora. Esta habilidade leitora do povo é o resultado de processos mais complexos e abrangentes da educação dos sentidos.
id USF_7b930dfccac0c6a99bc9e4696542673a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/663
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscanaTratamos da atividade leitora, na sociedade colonial brasileira, sob uma perspectiva ampliada do texto produzido ao alcance das camadas populares. Simples e iletrados encontraram nas leituras ouvidas e nas leituras de imagens uma maneira peculiar de adquirir o saber que compartilhavam com intelectuais e potentados. A arte barroca, particularmente as contribuições artísticas sob a inspiração franciscana, e as suas formas visuais e auriculares de tratar o discurso, sem a representação estritamente escrita, são a matéria com a qual nos propusemos a trabalhar para encontrar o âmago da atividade popular leitora. Esta habilidade leitora do povo é o resultado de processos mais complexos e abrangentes da educação dos sentidos.Universidade São Francisco2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/66310.24933/horizontes.v37i0.663Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190392317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/663/377Sangenis, Luiz Fernando Condeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/663Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.382339Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
title Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
spellingShingle Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
Sangenis, Luiz Fernando Conde
title_short Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
title_full Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
title_fullStr Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
title_full_unstemmed Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
title_sort Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
author Sangenis, Luiz Fernando Conde
author_facet Sangenis, Luiz Fernando Conde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sangenis, Luiz Fernando Conde
description Tratamos da atividade leitora, na sociedade colonial brasileira, sob uma perspectiva ampliada do texto produzido ao alcance das camadas populares. Simples e iletrados encontraram nas leituras ouvidas e nas leituras de imagens uma maneira peculiar de adquirir o saber que compartilhavam com intelectuais e potentados. A arte barroca, particularmente as contribuições artísticas sob a inspiração franciscana, e as suas formas visuais e auriculares de tratar o discurso, sem a representação estritamente escrita, são a matéria com a qual nos propusemos a trabalhar para encontrar o âmago da atividade popular leitora. Esta habilidade leitora do povo é o resultado de processos mais complexos e abrangentes da educação dos sentidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/663
10.24933/horizontes.v37i0.663
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/663
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/663/377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019039
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439809298432