Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lisandra Veiga dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Garbin, Elisabete Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60
Resumo: É objetivo deste artigo perceber como estes discursos podem operar na constituição de um currículo paralelo na escola ou como se dão suas relações no cenário escolar, bem como na construção de identidades juvenis.Com base no campo dos Estudos Culturais, Estudos sobre Juventudes e algumas ferramentas foucaultianas, bem como de discussões sobre currículo de Silva, foram analisados 20 exemplares do Jornal Mundo Jovem dos anos de 2009 a 2010. As análises permitiram inferir que há um investimento na formação do jovem voltando-se para a ênfase religiosa. Bem como prescrições sobre o modo “verdadeiro” de ministra aulas e as formas mais corretas de fazê-lo. Com este artigo pode-se pensar como determinadas identidades juvenis sãoproduzidas por discursos midiáticos e como podem ser associadas às representações produzidas e colocadasem circulação pelo Jornal Mundo Jovem.Palavras – Chave: Juventudes – Mídia - Currículo – Práticas Pedagógicas Media and Youth: producing relations curriculum AbstractIt is the aim of this article to see how these discourses can operate in the formation of a parallel curriculum in school or build their relationships in a school setting as well as in the construction of youth identities. Fromthe field of Cultural Studies, Youth Studies and some tools Foucault, as well as discussions about curriculumSilva, were analyzed 20 copies of the Official World Youth the years 2009 to 2010. The analysis allows toinfer that there is an investment in the education of youth turning to the religious emphasis. Andprescriptions on how "true" minister of classes and more accurate ways of doing it. With this article can bethought of as certain juvenile identities are produced by media discourses and how they can be associated tothe representations produced and put into circulation by the Official World Youth.Keywords: Youth - Media - Curriculum - Pedagogical Practices
id USF_7e5d47495a503208c23ba67d4952ee35
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/60
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Mídia e Juventudes: produzindo relações curricularesJuventudesMídiaCurrículoPráticas PedagógicasÉ objetivo deste artigo perceber como estes discursos podem operar na constituição de um currículo paralelo na escola ou como se dão suas relações no cenário escolar, bem como na construção de identidades juvenis.Com base no campo dos Estudos Culturais, Estudos sobre Juventudes e algumas ferramentas foucaultianas, bem como de discussões sobre currículo de Silva, foram analisados 20 exemplares do Jornal Mundo Jovem dos anos de 2009 a 2010. As análises permitiram inferir que há um investimento na formação do jovem voltando-se para a ênfase religiosa. Bem como prescrições sobre o modo “verdadeiro” de ministra aulas e as formas mais corretas de fazê-lo. Com este artigo pode-se pensar como determinadas identidades juvenis sãoproduzidas por discursos midiáticos e como podem ser associadas às representações produzidas e colocadasem circulação pelo Jornal Mundo Jovem.Palavras – Chave: Juventudes – Mídia - Currículo – Práticas Pedagógicas Media and Youth: producing relations curriculum AbstractIt is the aim of this article to see how these discourses can operate in the formation of a parallel curriculum in school or build their relationships in a school setting as well as in the construction of youth identities. Fromthe field of Cultural Studies, Youth Studies and some tools Foucault, as well as discussions about curriculumSilva, were analyzed 20 copies of the Official World Youth the years 2009 to 2010. The analysis allows toinfer that there is an investment in the education of youth turning to the religious emphasis. Andprescriptions on how "true" minister of classes and more accurate ways of doing it. With this article can bethought of as certain juvenile identities are produced by media discourses and how they can be associated tothe representations produced and put into circulation by the Official World Youth.Keywords: Youth - Media - Curriculum - Pedagogical PracticesUniversidade São Francisco2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6010.24933/horizontes.v30i2.60Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v30i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60/32Santos, Lisandra Veiga dosGarbin, Elisabete Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/60Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.357352Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares
title Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares
spellingShingle Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares
Santos, Lisandra Veiga dos
Juventudes
Mídia
Currículo
Práticas Pedagógicas
title_short Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares
title_full Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares
title_fullStr Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares
title_full_unstemmed Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares
title_sort Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares
author Santos, Lisandra Veiga dos
author_facet Santos, Lisandra Veiga dos
Garbin, Elisabete Maria
author_role author
author2 Garbin, Elisabete Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lisandra Veiga dos
Garbin, Elisabete Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes
Mídia
Currículo
Práticas Pedagógicas
topic Juventudes
Mídia
Currículo
Práticas Pedagógicas
description É objetivo deste artigo perceber como estes discursos podem operar na constituição de um currículo paralelo na escola ou como se dão suas relações no cenário escolar, bem como na construção de identidades juvenis.Com base no campo dos Estudos Culturais, Estudos sobre Juventudes e algumas ferramentas foucaultianas, bem como de discussões sobre currículo de Silva, foram analisados 20 exemplares do Jornal Mundo Jovem dos anos de 2009 a 2010. As análises permitiram inferir que há um investimento na formação do jovem voltando-se para a ênfase religiosa. Bem como prescrições sobre o modo “verdadeiro” de ministra aulas e as formas mais corretas de fazê-lo. Com este artigo pode-se pensar como determinadas identidades juvenis sãoproduzidas por discursos midiáticos e como podem ser associadas às representações produzidas e colocadasem circulação pelo Jornal Mundo Jovem.Palavras – Chave: Juventudes – Mídia - Currículo – Práticas Pedagógicas Media and Youth: producing relations curriculum AbstractIt is the aim of this article to see how these discourses can operate in the formation of a parallel curriculum in school or build their relationships in a school setting as well as in the construction of youth identities. Fromthe field of Cultural Studies, Youth Studies and some tools Foucault, as well as discussions about curriculumSilva, were analyzed 20 copies of the Official World Youth the years 2009 to 2010. The analysis allows toinfer that there is an investment in the education of youth turning to the religious emphasis. Andprescriptions on how "true" minister of classes and more accurate ways of doing it. With this article can bethought of as certain juvenile identities are produced by media discourses and how they can be associated tothe representations produced and put into circulation by the Official World Youth.Keywords: Youth - Media - Curriculum - Pedagogical Practices
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60
10.24933/horizontes.v30i2.60
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v30i2.60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60/32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v30i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438584561664