Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60 |
Resumo: | É objetivo deste artigo perceber como estes discursos podem operar na constituição de um currículo paralelo na escola ou como se dão suas relações no cenário escolar, bem como na construção de identidades juvenis.Com base no campo dos Estudos Culturais, Estudos sobre Juventudes e algumas ferramentas foucaultianas, bem como de discussões sobre currículo de Silva, foram analisados 20 exemplares do Jornal Mundo Jovem dos anos de 2009 a 2010. As análises permitiram inferir que há um investimento na formação do jovem voltando-se para a ênfase religiosa. Bem como prescrições sobre o modo “verdadeiro” de ministra aulas e as formas mais corretas de fazê-lo. Com este artigo pode-se pensar como determinadas identidades juvenis sãoproduzidas por discursos midiáticos e como podem ser associadas às representações produzidas e colocadasem circulação pelo Jornal Mundo Jovem.Palavras – Chave: Juventudes – Mídia - Currículo – Práticas Pedagógicas Media and Youth: producing relations curriculum AbstractIt is the aim of this article to see how these discourses can operate in the formation of a parallel curriculum in school or build their relationships in a school setting as well as in the construction of youth identities. Fromthe field of Cultural Studies, Youth Studies and some tools Foucault, as well as discussions about curriculumSilva, were analyzed 20 copies of the Official World Youth the years 2009 to 2010. The analysis allows toinfer that there is an investment in the education of youth turning to the religious emphasis. Andprescriptions on how "true" minister of classes and more accurate ways of doing it. With this article can bethought of as certain juvenile identities are produced by media discourses and how they can be associated tothe representations produced and put into circulation by the Official World Youth.Keywords: Youth - Media - Curriculum - Pedagogical Practices |
id |
USF_7e5d47495a503208c23ba67d4952ee35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/60 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia e Juventudes: produzindo relações curricularesJuventudesMídiaCurrículoPráticas PedagógicasÉ objetivo deste artigo perceber como estes discursos podem operar na constituição de um currículo paralelo na escola ou como se dão suas relações no cenário escolar, bem como na construção de identidades juvenis.Com base no campo dos Estudos Culturais, Estudos sobre Juventudes e algumas ferramentas foucaultianas, bem como de discussões sobre currículo de Silva, foram analisados 20 exemplares do Jornal Mundo Jovem dos anos de 2009 a 2010. As análises permitiram inferir que há um investimento na formação do jovem voltando-se para a ênfase religiosa. Bem como prescrições sobre o modo “verdadeiro” de ministra aulas e as formas mais corretas de fazê-lo. Com este artigo pode-se pensar como determinadas identidades juvenis sãoproduzidas por discursos midiáticos e como podem ser associadas às representações produzidas e colocadasem circulação pelo Jornal Mundo Jovem.Palavras – Chave: Juventudes – Mídia - Currículo – Práticas Pedagógicas Media and Youth: producing relations curriculum AbstractIt is the aim of this article to see how these discourses can operate in the formation of a parallel curriculum in school or build their relationships in a school setting as well as in the construction of youth identities. Fromthe field of Cultural Studies, Youth Studies and some tools Foucault, as well as discussions about curriculumSilva, were analyzed 20 copies of the Official World Youth the years 2009 to 2010. The analysis allows toinfer that there is an investment in the education of youth turning to the religious emphasis. Andprescriptions on how "true" minister of classes and more accurate ways of doing it. With this article can bethought of as certain juvenile identities are produced by media discourses and how they can be associated tothe representations produced and put into circulation by the Official World Youth.Keywords: Youth - Media - Curriculum - Pedagogical PracticesUniversidade São Francisco2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6010.24933/horizontes.v30i2.60Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v30i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60/32Santos, Lisandra Veiga dosGarbin, Elisabete Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/60Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.357352Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares |
title |
Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares |
spellingShingle |
Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares Santos, Lisandra Veiga dos Juventudes Mídia Currículo Práticas Pedagógicas |
title_short |
Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares |
title_full |
Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares |
title_fullStr |
Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares |
title_full_unstemmed |
Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares |
title_sort |
Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares |
author |
Santos, Lisandra Veiga dos |
author_facet |
Santos, Lisandra Veiga dos Garbin, Elisabete Maria |
author_role |
author |
author2 |
Garbin, Elisabete Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lisandra Veiga dos Garbin, Elisabete Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventudes Mídia Currículo Práticas Pedagógicas |
topic |
Juventudes Mídia Currículo Práticas Pedagógicas |
description |
É objetivo deste artigo perceber como estes discursos podem operar na constituição de um currículo paralelo na escola ou como se dão suas relações no cenário escolar, bem como na construção de identidades juvenis.Com base no campo dos Estudos Culturais, Estudos sobre Juventudes e algumas ferramentas foucaultianas, bem como de discussões sobre currículo de Silva, foram analisados 20 exemplares do Jornal Mundo Jovem dos anos de 2009 a 2010. As análises permitiram inferir que há um investimento na formação do jovem voltando-se para a ênfase religiosa. Bem como prescrições sobre o modo “verdadeiro” de ministra aulas e as formas mais corretas de fazê-lo. Com este artigo pode-se pensar como determinadas identidades juvenis sãoproduzidas por discursos midiáticos e como podem ser associadas às representações produzidas e colocadasem circulação pelo Jornal Mundo Jovem.Palavras – Chave: Juventudes – Mídia - Currículo – Práticas Pedagógicas Media and Youth: producing relations curriculum AbstractIt is the aim of this article to see how these discourses can operate in the formation of a parallel curriculum in school or build their relationships in a school setting as well as in the construction of youth identities. Fromthe field of Cultural Studies, Youth Studies and some tools Foucault, as well as discussions about curriculumSilva, were analyzed 20 copies of the Official World Youth the years 2009 to 2010. The analysis allows toinfer that there is an investment in the education of youth turning to the religious emphasis. Andprescriptions on how "true" minister of classes and more accurate ways of doing it. With this article can bethought of as certain juvenile identities are produced by media discourses and how they can be associated tothe representations produced and put into circulation by the Official World Youth.Keywords: Youth - Media - Curriculum - Pedagogical Practices |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60 10.24933/horizontes.v30i2.60 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v30i2.60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v30i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438584561664 |