IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scholze, Lia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brandão, Iolanda Bezerra dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/65
Resumo: O presente artigo discute a importância do acolhimento, do desenvolvimento da linguagem oral e escrita e da reflexão na trajetória de alunos ingressantes no Ensino Superior, marcado, muitas vezes, por dificuldades de leitura e escrita, principalmente os oriundos de classe popular. Como uma das iniciativas de acolhimento aos calouros, a Universidade Católica de Brasília instituiu a disciplina Introdução a Educação Superior (IES), cujo paradigma metodológico se traduz em uma mediação pedagógica que apóia os estudantes na construção da competência acadêmica necessária para uma eficiente formação, introduzindo-os na reflexão teórica e nacompreensão da universidade como espaço de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa desenvolvida ouviu dos estudantes em que medida e como a disciplina foi percebida como importante na sua inclusão e permanência no Ensino Superior e preparação de sua formação acadêmica. Aponta para o desafio das instituições de Ensino Superior em oferecer condições de permanência e sucesso aos estudantes. Palavras chave: Linguagem; Reflexão; Inclusão; Ensino Superior. IUSE - An inclusive experience in the higher educationAbstract The article discusses the importance of welcoming, of developing oral and written skills and of reflecting forundergraduate students as they are admitted to College, often related to reading and writing skills, mostly forthose who belong to unprivileged social classes. A welcoming initiative devised by the Catholic University of Brasilia consists of a subject named Introduction to Undergraduate Students Education (IUSE), consisting of a pedagogical mediation to assist undergraduate students in their process of constructing the appropriate academic competence they need to accomplish their goals. The subject offers the opportunity to develop theoretical reflections that promote the understanding of the University as a learning, research and extensioninstitution. The research carried out with these students intended to listen to their evaluation in terms of theirperception of the importance of the IUSE for their inclusion and for not dropping out, as well as for an efficient preparation to academic education. The article also points out to the challenge faced by College Institutions in terms of offering the necessary conditions for these students to remain in the institutions and have a successful outcome.Keywords: language; reflection; inclusion; higher education; IUSE
id USF_7eab7869688ca57bd9395b8a7d698208
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/65
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling IES – Uma experiência inclusiva no ensino superiorLinguagemReflexãoInclusãoEnsino SuperiorO presente artigo discute a importância do acolhimento, do desenvolvimento da linguagem oral e escrita e da reflexão na trajetória de alunos ingressantes no Ensino Superior, marcado, muitas vezes, por dificuldades de leitura e escrita, principalmente os oriundos de classe popular. Como uma das iniciativas de acolhimento aos calouros, a Universidade Católica de Brasília instituiu a disciplina Introdução a Educação Superior (IES), cujo paradigma metodológico se traduz em uma mediação pedagógica que apóia os estudantes na construção da competência acadêmica necessária para uma eficiente formação, introduzindo-os na reflexão teórica e nacompreensão da universidade como espaço de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa desenvolvida ouviu dos estudantes em que medida e como a disciplina foi percebida como importante na sua inclusão e permanência no Ensino Superior e preparação de sua formação acadêmica. Aponta para o desafio das instituições de Ensino Superior em oferecer condições de permanência e sucesso aos estudantes. Palavras chave: Linguagem; Reflexão; Inclusão; Ensino Superior. IUSE - An inclusive experience in the higher educationAbstract The article discusses the importance of welcoming, of developing oral and written skills and of reflecting forundergraduate students as they are admitted to College, often related to reading and writing skills, mostly forthose who belong to unprivileged social classes. A welcoming initiative devised by the Catholic University of Brasilia consists of a subject named Introduction to Undergraduate Students Education (IUSE), consisting of a pedagogical mediation to assist undergraduate students in their process of constructing the appropriate academic competence they need to accomplish their goals. The subject offers the opportunity to develop theoretical reflections that promote the understanding of the University as a learning, research and extensioninstitution. The research carried out with these students intended to listen to their evaluation in terms of theirperception of the importance of the IUSE for their inclusion and for not dropping out, as well as for an efficient preparation to academic education. The article also points out to the challenge faced by College Institutions in terms of offering the necessary conditions for these students to remain in the institutions and have a successful outcome.Keywords: language; reflection; inclusion; higher education; IUSEUniversidade São Francisco2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6510.24933/horizontes.v30i2.65Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v30i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/65/37Scholze, LiaBrandão, Iolanda Bezerra dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/65Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.579960Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior
title IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior
spellingShingle IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior
Scholze, Lia
Linguagem
Reflexão
Inclusão
Ensino Superior
title_short IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior
title_full IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior
title_fullStr IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior
title_full_unstemmed IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior
title_sort IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior
author Scholze, Lia
author_facet Scholze, Lia
Brandão, Iolanda Bezerra dos Santos
author_role author
author2 Brandão, Iolanda Bezerra dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scholze, Lia
Brandão, Iolanda Bezerra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Reflexão
Inclusão
Ensino Superior
topic Linguagem
Reflexão
Inclusão
Ensino Superior
description O presente artigo discute a importância do acolhimento, do desenvolvimento da linguagem oral e escrita e da reflexão na trajetória de alunos ingressantes no Ensino Superior, marcado, muitas vezes, por dificuldades de leitura e escrita, principalmente os oriundos de classe popular. Como uma das iniciativas de acolhimento aos calouros, a Universidade Católica de Brasília instituiu a disciplina Introdução a Educação Superior (IES), cujo paradigma metodológico se traduz em uma mediação pedagógica que apóia os estudantes na construção da competência acadêmica necessária para uma eficiente formação, introduzindo-os na reflexão teórica e nacompreensão da universidade como espaço de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa desenvolvida ouviu dos estudantes em que medida e como a disciplina foi percebida como importante na sua inclusão e permanência no Ensino Superior e preparação de sua formação acadêmica. Aponta para o desafio das instituições de Ensino Superior em oferecer condições de permanência e sucesso aos estudantes. Palavras chave: Linguagem; Reflexão; Inclusão; Ensino Superior. IUSE - An inclusive experience in the higher educationAbstract The article discusses the importance of welcoming, of developing oral and written skills and of reflecting forundergraduate students as they are admitted to College, often related to reading and writing skills, mostly forthose who belong to unprivileged social classes. A welcoming initiative devised by the Catholic University of Brasilia consists of a subject named Introduction to Undergraduate Students Education (IUSE), consisting of a pedagogical mediation to assist undergraduate students in their process of constructing the appropriate academic competence they need to accomplish their goals. The subject offers the opportunity to develop theoretical reflections that promote the understanding of the University as a learning, research and extensioninstitution. The research carried out with these students intended to listen to their evaluation in terms of theirperception of the importance of the IUSE for their inclusion and for not dropping out, as well as for an efficient preparation to academic education. The article also points out to the challenge faced by College Institutions in terms of offering the necessary conditions for these students to remain in the institutions and have a successful outcome.Keywords: language; reflection; inclusion; higher education; IUSE
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/65
10.24933/horizontes.v30i2.65
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/65
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v30i2.65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/65/37
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v30i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438875017216