Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2884 |
Resumo: | Quando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”, desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo facilitar um espaço de entreajuda aos estudantes da universidade que apresentem dificuldades físicas ou sensoriais de acesso. No presente artigo, apresentamos os resultados de um estudo realizado ao final de 2011 e que permitiu fazer o ponto de situação relativo ao perfil dos estudantes integrados no projeto, e à ação e importância do Projeto Acessibilidades junto aos estudantes. Ressaltamos ainda os principais elementos e características do projeto, disponibilizando informações sobre como realizar um trabalho de inclusão com a ajuda das novas tecnologias em educação a distância. |
id |
RCAP_11ea0b213d1c655d26acad731fb5533b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2884 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superiorEnsino a distânciaEnsino superiorInclusãoTencologia da informação e comunicaçãoQuando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”, desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo facilitar um espaço de entreajuda aos estudantes da universidade que apresentem dificuldades físicas ou sensoriais de acesso. No presente artigo, apresentamos os resultados de um estudo realizado ao final de 2011 e que permitiu fazer o ponto de situação relativo ao perfil dos estudantes integrados no projeto, e à ação e importância do Projeto Acessibilidades junto aos estudantes. Ressaltamos ainda os principais elementos e características do projeto, disponibilizando informações sobre como realizar um trabalho de inclusão com a ajuda das novas tecnologias em educação a distância.Revista Teoria e Prática da EducaçãoRepositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraDias, Isabel de BarrosSeara, Isabel2014-01-24T13:13:22Z2013-01-162013-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2884porporBarros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, Isabel - Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior . "Revista Teoria e Prática da Educação" [Em linha]. ISSN 2237-8707. Vol. 16, nº 1 (2013), p. 7-192237-8707info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:13.774607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior |
title |
Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior |
spellingShingle |
Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior Barros, Daniela Melaré Vieira Ensino a distância Ensino superior Inclusão Tencologia da informação e comunicação |
title_short |
Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior |
title_full |
Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior |
title_fullStr |
Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior |
title_sort |
Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior |
author |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_facet |
Barros, Daniela Melaré Vieira Dias, Isabel de Barros Seara, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Isabel de Barros Seara, Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira Dias, Isabel de Barros Seara, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Ensino superior Inclusão Tencologia da informação e comunicação |
topic |
Ensino a distância Ensino superior Inclusão Tencologia da informação e comunicação |
description |
Quando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”, desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo facilitar um espaço de entreajuda aos estudantes da universidade que apresentem dificuldades físicas ou sensoriais de acesso. No presente artigo, apresentamos os resultados de um estudo realizado ao final de 2011 e que permitiu fazer o ponto de situação relativo ao perfil dos estudantes integrados no projeto, e à ação e importância do Projeto Acessibilidades junto aos estudantes. Ressaltamos ainda os principais elementos e características do projeto, disponibilizando informações sobre como realizar um trabalho de inclusão com a ajuda das novas tecnologias em educação a distância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-16 2013-01-16T00:00:00Z 2014-01-24T13:13:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2884 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, Isabel - Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior . "Revista Teoria e Prática da Educação" [Em linha]. ISSN 2237-8707. Vol. 16, nº 1 (2013), p. 7-19 2237-8707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Teoria e Prática da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Teoria e Prática da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135012055941120 |