Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286 |
Resumo: | Este artigo discute os conflitos desencadeados nos desdobramentos de uma intervenção que ocorreu de 2014 a 2020 no contexto da Educação Infantil. A intervenção se desenvolveu, inicialmente, com quatro Professores de um Centro de Educação Infantil – CEI, que atende crianças de 0 a 3 anos, da região periférica da Cidade de São Paulo, entre 2014 e 2015. Em momentos posteriores, outros profissionais (professores e gestores) demandaram a continuidade da intervenção. Desta forma, em um primeiro momento, apresentou-se a perspectiva teórica e metodológica que orienta o estudo e as análises, e discutiram-se os desdobramentos deste processo de intervenção com foco nos conflitos vividos pelos profissionais no exercício de sua atividade de trabalho. A partir das análises, constatou-se o quanto o trabalho dos professores e dos gestores sofre com conflitos de dimensões distintas: pessoais, impessoais, interpessoais e, particularmente, transpessoais. Conflitos que assinalam os atritos entre o que se quer se fazer e o que se faz; entre o que se pensa que faz e não se faz; entre o que se deve fazer e o que se pode fazer; entre o que o colega faz e o que se necessita fazer. Em síntese, o contexto da Educação Infantil é um fértil campo de investigação da atividade de trabalho. |
id |
USF_7ed719dfeb832ab5d6121e5b064fb5e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1286 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolarEste artigo discute os conflitos desencadeados nos desdobramentos de uma intervenção que ocorreu de 2014 a 2020 no contexto da Educação Infantil. A intervenção se desenvolveu, inicialmente, com quatro Professores de um Centro de Educação Infantil – CEI, que atende crianças de 0 a 3 anos, da região periférica da Cidade de São Paulo, entre 2014 e 2015. Em momentos posteriores, outros profissionais (professores e gestores) demandaram a continuidade da intervenção. Desta forma, em um primeiro momento, apresentou-se a perspectiva teórica e metodológica que orienta o estudo e as análises, e discutiram-se os desdobramentos deste processo de intervenção com foco nos conflitos vividos pelos profissionais no exercício de sua atividade de trabalho. A partir das análises, constatou-se o quanto o trabalho dos professores e dos gestores sofre com conflitos de dimensões distintas: pessoais, impessoais, interpessoais e, particularmente, transpessoais. Conflitos que assinalam os atritos entre o que se quer se fazer e o que se faz; entre o que se pensa que faz e não se faz; entre o que se deve fazer e o que se pode fazer; entre o que o colega faz e o que se necessita fazer. Em síntese, o contexto da Educação Infantil é um fértil campo de investigação da atividade de trabalho.Universidade São Francisco2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/128610.24933/horizontes.v39i1.1286Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210402317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286/565Copyright (c) 2021 Ermelinda Barricelli, Katia Diolina, Daniela Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarricelli, ErmelindaDiolina, KatiaAnjos, Daniela2021-08-04T18:16:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1286Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:16.977415Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar |
title |
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar |
spellingShingle |
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar Barricelli, Ermelinda |
title_short |
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar |
title_full |
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar |
title_fullStr |
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar |
title_sort |
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar |
author |
Barricelli, Ermelinda |
author_facet |
Barricelli, Ermelinda Diolina, Katia Anjos, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Diolina, Katia Anjos, Daniela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barricelli, Ermelinda Diolina, Katia Anjos, Daniela |
description |
Este artigo discute os conflitos desencadeados nos desdobramentos de uma intervenção que ocorreu de 2014 a 2020 no contexto da Educação Infantil. A intervenção se desenvolveu, inicialmente, com quatro Professores de um Centro de Educação Infantil – CEI, que atende crianças de 0 a 3 anos, da região periférica da Cidade de São Paulo, entre 2014 e 2015. Em momentos posteriores, outros profissionais (professores e gestores) demandaram a continuidade da intervenção. Desta forma, em um primeiro momento, apresentou-se a perspectiva teórica e metodológica que orienta o estudo e as análises, e discutiram-se os desdobramentos deste processo de intervenção com foco nos conflitos vividos pelos profissionais no exercício de sua atividade de trabalho. A partir das análises, constatou-se o quanto o trabalho dos professores e dos gestores sofre com conflitos de dimensões distintas: pessoais, impessoais, interpessoais e, particularmente, transpessoais. Conflitos que assinalam os atritos entre o que se quer se fazer e o que se faz; entre o que se pensa que faz e não se faz; entre o que se deve fazer e o que se pode fazer; entre o que o colega faz e o que se necessita fazer. Em síntese, o contexto da Educação Infantil é um fértil campo de investigação da atividade de trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286 10.24933/horizontes.v39i1.1286 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286/565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ermelinda Barricelli, Katia Diolina, Daniela Anjos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ermelinda Barricelli, Katia Diolina, Daniela Anjos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021040 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440723656704 |