Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barricelli, Ermelinda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Diolina, Katia, Anjos, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286
Resumo: Este artigo discute os conflitos desencadeados nos desdobramentos de uma intervenção que ocorreu de 2014 a 2020 no contexto da Educação Infantil. A intervenção se desenvolveu, inicialmente, com quatro Professores de um Centro de Educação Infantil – CEI, que atende crianças de 0 a 3 anos, da região periférica da Cidade de São Paulo, entre 2014 e 2015. Em momentos posteriores, outros profissionais (professores e gestores) demandaram a continuidade da intervenção. Desta forma, em um primeiro momento, apresentou-se a perspectiva teórica e metodológica que orienta o estudo e as análises, e discutiram-se os desdobramentos deste processo de intervenção com foco nos conflitos vividos pelos profissionais no exercício de sua atividade de trabalho. A partir das análises, constatou-se o quanto o trabalho dos professores e dos gestores sofre com conflitos de dimensões distintas: pessoais, impessoais, interpessoais e, particularmente, transpessoais. Conflitos que assinalam os atritos entre o que se quer se fazer e o que se faz; entre o que se pensa que faz e não se faz; entre o que se deve fazer e o que se pode fazer; entre o que o colega faz e o que se necessita fazer. Em síntese, o contexto da Educação Infantil é um fértil campo de investigação da atividade de trabalho.
id USF_7ed719dfeb832ab5d6121e5b064fb5e0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1286
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolarEste artigo discute os conflitos desencadeados nos desdobramentos de uma intervenção que ocorreu de 2014 a 2020 no contexto da Educação Infantil. A intervenção se desenvolveu, inicialmente, com quatro Professores de um Centro de Educação Infantil – CEI, que atende crianças de 0 a 3 anos, da região periférica da Cidade de São Paulo, entre 2014 e 2015. Em momentos posteriores, outros profissionais (professores e gestores) demandaram a continuidade da intervenção. Desta forma, em um primeiro momento, apresentou-se a perspectiva teórica e metodológica que orienta o estudo e as análises, e discutiram-se os desdobramentos deste processo de intervenção com foco nos conflitos vividos pelos profissionais no exercício de sua atividade de trabalho. A partir das análises, constatou-se o quanto o trabalho dos professores e dos gestores sofre com conflitos de dimensões distintas: pessoais, impessoais, interpessoais e, particularmente, transpessoais. Conflitos que assinalam os atritos entre o que se quer se fazer e o que se faz; entre o que se pensa que faz e não se faz; entre o que se deve fazer e o que se pode fazer; entre o que o colega faz e o que se necessita fazer. Em síntese, o contexto da Educação Infantil é um fértil campo de investigação da atividade de trabalho.Universidade São Francisco2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/128610.24933/horizontes.v39i1.1286Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210402317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286/565Copyright (c) 2021 Ermelinda Barricelli, Katia Diolina, Daniela Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarricelli, ErmelindaDiolina, KatiaAnjos, Daniela2021-08-04T18:16:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1286Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:16.977415Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
title Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
spellingShingle Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
Barricelli, Ermelinda
title_short Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
title_full Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
title_fullStr Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
title_full_unstemmed Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
title_sort Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
author Barricelli, Ermelinda
author_facet Barricelli, Ermelinda
Diolina, Katia
Anjos, Daniela
author_role author
author2 Diolina, Katia
Anjos, Daniela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barricelli, Ermelinda
Diolina, Katia
Anjos, Daniela
description Este artigo discute os conflitos desencadeados nos desdobramentos de uma intervenção que ocorreu de 2014 a 2020 no contexto da Educação Infantil. A intervenção se desenvolveu, inicialmente, com quatro Professores de um Centro de Educação Infantil – CEI, que atende crianças de 0 a 3 anos, da região periférica da Cidade de São Paulo, entre 2014 e 2015. Em momentos posteriores, outros profissionais (professores e gestores) demandaram a continuidade da intervenção. Desta forma, em um primeiro momento, apresentou-se a perspectiva teórica e metodológica que orienta o estudo e as análises, e discutiram-se os desdobramentos deste processo de intervenção com foco nos conflitos vividos pelos profissionais no exercício de sua atividade de trabalho. A partir das análises, constatou-se o quanto o trabalho dos professores e dos gestores sofre com conflitos de dimensões distintas: pessoais, impessoais, interpessoais e, particularmente, transpessoais. Conflitos que assinalam os atritos entre o que se quer se fazer e o que se faz; entre o que se pensa que faz e não se faz; entre o que se deve fazer e o que se pode fazer; entre o que o colega faz e o que se necessita fazer. Em síntese, o contexto da Educação Infantil é um fértil campo de investigação da atividade de trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286
10.24933/horizontes.v39i1.1286
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1286/565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ermelinda Barricelli, Katia Diolina, Daniela Anjos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ermelinda Barricelli, Katia Diolina, Daniela Anjos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021040
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440723656704