Em direção à escola : desdobramentos da clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinz, Maria Marta Vargas de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13283
Resumo: A presente pesquisa situa-se na intersecção entre a Psicanálise e a Educação e investigou processos de Inclusão Escolar a partir de estudos de caso de pacientes com distúrbios no desenvolvimento. Como desdobramento do atendimento clínico, o trabalho realizado pelo psicanalista com professores ofereceu um espaço de escuta e de interlocução sobre a prática do educador e as dificuldades enfrentadas em cada caso. A experiência de falar em transferência contribuiu para a implicação do professor na relação estabelecida com o aluno e para a responsabilização por seus atos frente a ele. O encontro com o aluno “diferente” e a aposta em jogo para o professor foram lidas a partir do que Lacan nos ensina sobre o real impossível de ser simbolizado pelo sujeito, e a singularidade necessária para a Inclusão Escolar se relacionou diretamente com a dimensão da falta experienciada por cada sujeito envolvido neste processo. A Psicanálise aliou-se à Educação em experiências que mostraram seus efeitos no trabalho de estruturação psíquica do sujeito, fazendo valer seu direito à escola dentro de uma perspectiva de singularidade.
id URGS_7f87cfa83a7a2399f0e3d60a500c0e8a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13283
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Heinz, Maria Marta Vargas de OliveiraFolberg, Maria Nestrovsky2008-07-03T04:11:51Z2007http://hdl.handle.net/10183/13283000642717A presente pesquisa situa-se na intersecção entre a Psicanálise e a Educação e investigou processos de Inclusão Escolar a partir de estudos de caso de pacientes com distúrbios no desenvolvimento. Como desdobramento do atendimento clínico, o trabalho realizado pelo psicanalista com professores ofereceu um espaço de escuta e de interlocução sobre a prática do educador e as dificuldades enfrentadas em cada caso. A experiência de falar em transferência contribuiu para a implicação do professor na relação estabelecida com o aluno e para a responsabilização por seus atos frente a ele. O encontro com o aluno “diferente” e a aposta em jogo para o professor foram lidas a partir do que Lacan nos ensina sobre o real impossível de ser simbolizado pelo sujeito, e a singularidade necessária para a Inclusão Escolar se relacionou diretamente com a dimensão da falta experienciada por cada sujeito envolvido neste processo. A Psicanálise aliou-se à Educação em experiências que mostraram seus efeitos no trabalho de estruturação psíquica do sujeito, fazendo valer seu direito à escola dentro de uma perspectiva de singularidade.This dissertation is located at the intersection between psychoanalysis and education. It investigates processes of school inclusion on the basis of case studies on patients with development disorders. As an unfolding of the clinical treatment, the work carried out by the psychoanalyst with teachers offered a space for listening and dialog on the educator’s practice and the difficulties faced in each case. The experience of talking in transference contributed to the teacher’s involvement in the relationship established with the student and to their accountability for their acts towards the student. The encounter with a student who is “different” and the bet that was at stake for the teacher were read on the basis of what Lacan teaches about the real that cannot be symbolized by the subject. The singularity that is necessary for school inclusion was directly related to the dimension of lack experienced by each subject involved in the process. Psychoanalysis became an ally of education in experiments that showed their effects on the work of psychic structuring by the subject, enforcing their right to school education within a perspective of singularity.application/pdfporPsicanáliseInclusão escolarCriançaAdolescenteNecessidades educacionais especiaisEducação especialPsychoanalysisEducationSchool inclusionChildAdolescentSpecial learning needsSpecial educationLacanJacquesEm direção à escola : desdobramentos da clínicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000642717.pdf000642717.pdfTexto completoapplication/pdf923760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/1/000642717.pdf0e3dc3effcf9254d4871237aba4cd478MD51TEXT000642717.pdf.txt000642717.pdf.txtExtracted Texttext/plain229741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/2/000642717.pdf.txt281e63fd2fa349cc1c55892a882049b2MD52THUMBNAIL000642717.pdf.jpg000642717.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/3/000642717.pdf.jpg2074d157878f8d2fb4b610434fdd559fMD5310183/132832018-10-09 08:07:45.692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13283Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:07:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em direção à escola : desdobramentos da clínica
title Em direção à escola : desdobramentos da clínica
spellingShingle Em direção à escola : desdobramentos da clínica
Heinz, Maria Marta Vargas de Oliveira
Psicanálise
Inclusão escolar
Criança
Adolescente
Necessidades educacionais especiais
Educação especial
Psychoanalysis
Education
School inclusion
Child
Adolescent
Special learning needs
Special education
Lacan
Jacques
title_short Em direção à escola : desdobramentos da clínica
title_full Em direção à escola : desdobramentos da clínica
title_fullStr Em direção à escola : desdobramentos da clínica
title_full_unstemmed Em direção à escola : desdobramentos da clínica
title_sort Em direção à escola : desdobramentos da clínica
author Heinz, Maria Marta Vargas de Oliveira
author_facet Heinz, Maria Marta Vargas de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heinz, Maria Marta Vargas de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Folberg, Maria Nestrovsky
contributor_str_mv Folberg, Maria Nestrovsky
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Inclusão escolar
Criança
Adolescente
Necessidades educacionais especiais
Educação especial
topic Psicanálise
Inclusão escolar
Criança
Adolescente
Necessidades educacionais especiais
Educação especial
Psychoanalysis
Education
School inclusion
Child
Adolescent
Special learning needs
Special education
Lacan
Jacques
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Education
School inclusion
Child
Adolescent
Special learning needs
Special education
Lacan
Jacques
description A presente pesquisa situa-se na intersecção entre a Psicanálise e a Educação e investigou processos de Inclusão Escolar a partir de estudos de caso de pacientes com distúrbios no desenvolvimento. Como desdobramento do atendimento clínico, o trabalho realizado pelo psicanalista com professores ofereceu um espaço de escuta e de interlocução sobre a prática do educador e as dificuldades enfrentadas em cada caso. A experiência de falar em transferência contribuiu para a implicação do professor na relação estabelecida com o aluno e para a responsabilização por seus atos frente a ele. O encontro com o aluno “diferente” e a aposta em jogo para o professor foram lidas a partir do que Lacan nos ensina sobre o real impossível de ser simbolizado pelo sujeito, e a singularidade necessária para a Inclusão Escolar se relacionou diretamente com a dimensão da falta experienciada por cada sujeito envolvido neste processo. A Psicanálise aliou-se à Educação em experiências que mostraram seus efeitos no trabalho de estruturação psíquica do sujeito, fazendo valer seu direito à escola dentro de uma perspectiva de singularidade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-03T04:11:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000642717
url http://hdl.handle.net/10183/13283
identifier_str_mv 000642717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/1/000642717.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/2/000642717.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/3/000642717.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e3dc3effcf9254d4871237aba4cd478
281e63fd2fa349cc1c55892a882049b2
2074d157878f8d2fb4b610434fdd559f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085122652766208