Em direção à escola : desdobramentos da clínica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13283 |
Resumo: | A presente pesquisa situa-se na intersecção entre a Psicanálise e a Educação e investigou processos de Inclusão Escolar a partir de estudos de caso de pacientes com distúrbios no desenvolvimento. Como desdobramento do atendimento clínico, o trabalho realizado pelo psicanalista com professores ofereceu um espaço de escuta e de interlocução sobre a prática do educador e as dificuldades enfrentadas em cada caso. A experiência de falar em transferência contribuiu para a implicação do professor na relação estabelecida com o aluno e para a responsabilização por seus atos frente a ele. O encontro com o aluno “diferente” e a aposta em jogo para o professor foram lidas a partir do que Lacan nos ensina sobre o real impossível de ser simbolizado pelo sujeito, e a singularidade necessária para a Inclusão Escolar se relacionou diretamente com a dimensão da falta experienciada por cada sujeito envolvido neste processo. A Psicanálise aliou-se à Educação em experiências que mostraram seus efeitos no trabalho de estruturação psíquica do sujeito, fazendo valer seu direito à escola dentro de uma perspectiva de singularidade. |
id |
URGS_7f87cfa83a7a2399f0e3d60a500c0e8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13283 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Heinz, Maria Marta Vargas de OliveiraFolberg, Maria Nestrovsky2008-07-03T04:11:51Z2007http://hdl.handle.net/10183/13283000642717A presente pesquisa situa-se na intersecção entre a Psicanálise e a Educação e investigou processos de Inclusão Escolar a partir de estudos de caso de pacientes com distúrbios no desenvolvimento. Como desdobramento do atendimento clínico, o trabalho realizado pelo psicanalista com professores ofereceu um espaço de escuta e de interlocução sobre a prática do educador e as dificuldades enfrentadas em cada caso. A experiência de falar em transferência contribuiu para a implicação do professor na relação estabelecida com o aluno e para a responsabilização por seus atos frente a ele. O encontro com o aluno “diferente” e a aposta em jogo para o professor foram lidas a partir do que Lacan nos ensina sobre o real impossível de ser simbolizado pelo sujeito, e a singularidade necessária para a Inclusão Escolar se relacionou diretamente com a dimensão da falta experienciada por cada sujeito envolvido neste processo. A Psicanálise aliou-se à Educação em experiências que mostraram seus efeitos no trabalho de estruturação psíquica do sujeito, fazendo valer seu direito à escola dentro de uma perspectiva de singularidade.This dissertation is located at the intersection between psychoanalysis and education. It investigates processes of school inclusion on the basis of case studies on patients with development disorders. As an unfolding of the clinical treatment, the work carried out by the psychoanalyst with teachers offered a space for listening and dialog on the educator’s practice and the difficulties faced in each case. The experience of talking in transference contributed to the teacher’s involvement in the relationship established with the student and to their accountability for their acts towards the student. The encounter with a student who is “different” and the bet that was at stake for the teacher were read on the basis of what Lacan teaches about the real that cannot be symbolized by the subject. The singularity that is necessary for school inclusion was directly related to the dimension of lack experienced by each subject involved in the process. Psychoanalysis became an ally of education in experiments that showed their effects on the work of psychic structuring by the subject, enforcing their right to school education within a perspective of singularity.application/pdfporPsicanáliseInclusão escolarCriançaAdolescenteNecessidades educacionais especiaisEducação especialPsychoanalysisEducationSchool inclusionChildAdolescentSpecial learning needsSpecial educationLacanJacquesEm direção à escola : desdobramentos da clínicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000642717.pdf000642717.pdfTexto completoapplication/pdf923760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/1/000642717.pdf0e3dc3effcf9254d4871237aba4cd478MD51TEXT000642717.pdf.txt000642717.pdf.txtExtracted Texttext/plain229741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/2/000642717.pdf.txt281e63fd2fa349cc1c55892a882049b2MD52THUMBNAIL000642717.pdf.jpg000642717.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/3/000642717.pdf.jpg2074d157878f8d2fb4b610434fdd559fMD5310183/132832018-10-09 08:07:45.692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13283Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:07:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em direção à escola : desdobramentos da clínica |
title |
Em direção à escola : desdobramentos da clínica |
spellingShingle |
Em direção à escola : desdobramentos da clínica Heinz, Maria Marta Vargas de Oliveira Psicanálise Inclusão escolar Criança Adolescente Necessidades educacionais especiais Educação especial Psychoanalysis Education School inclusion Child Adolescent Special learning needs Special education Lacan Jacques |
title_short |
Em direção à escola : desdobramentos da clínica |
title_full |
Em direção à escola : desdobramentos da clínica |
title_fullStr |
Em direção à escola : desdobramentos da clínica |
title_full_unstemmed |
Em direção à escola : desdobramentos da clínica |
title_sort |
Em direção à escola : desdobramentos da clínica |
author |
Heinz, Maria Marta Vargas de Oliveira |
author_facet |
Heinz, Maria Marta Vargas de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heinz, Maria Marta Vargas de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Folberg, Maria Nestrovsky |
contributor_str_mv |
Folberg, Maria Nestrovsky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Inclusão escolar Criança Adolescente Necessidades educacionais especiais Educação especial |
topic |
Psicanálise Inclusão escolar Criança Adolescente Necessidades educacionais especiais Educação especial Psychoanalysis Education School inclusion Child Adolescent Special learning needs Special education Lacan Jacques |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychoanalysis Education School inclusion Child Adolescent Special learning needs Special education Lacan Jacques |
description |
A presente pesquisa situa-se na intersecção entre a Psicanálise e a Educação e investigou processos de Inclusão Escolar a partir de estudos de caso de pacientes com distúrbios no desenvolvimento. Como desdobramento do atendimento clínico, o trabalho realizado pelo psicanalista com professores ofereceu um espaço de escuta e de interlocução sobre a prática do educador e as dificuldades enfrentadas em cada caso. A experiência de falar em transferência contribuiu para a implicação do professor na relação estabelecida com o aluno e para a responsabilização por seus atos frente a ele. O encontro com o aluno “diferente” e a aposta em jogo para o professor foram lidas a partir do que Lacan nos ensina sobre o real impossível de ser simbolizado pelo sujeito, e a singularidade necessária para a Inclusão Escolar se relacionou diretamente com a dimensão da falta experienciada por cada sujeito envolvido neste processo. A Psicanálise aliou-se à Educação em experiências que mostraram seus efeitos no trabalho de estruturação psíquica do sujeito, fazendo valer seu direito à escola dentro de uma perspectiva de singularidade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-07-03T04:11:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000642717 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13283 |
identifier_str_mv |
000642717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/1/000642717.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/2/000642717.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13283/3/000642717.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e3dc3effcf9254d4871237aba4cd478 281e63fd2fa349cc1c55892a882049b2 2074d157878f8d2fb4b610434fdd559f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085122652766208 |