Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fábio Fotana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Monteiro, Maria Iolanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/103
Resumo: ResumoA proposta deste trabalho é identificar quantas teses na área de educação, disponíveis online, no período de 2002 a 2012, em vinte e seis Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) de instituições com prestígio reconhecido no Brasil, mencionam a utilização de tecnologias digitais em cursos superiores presenciais de formação de professores no banco de dados do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens para quantificarmos o interesse acadêmico na questão de como essas possibilidades tecnológicas estão sendo apropriadas pelos referidos cursos. Para tanto recorremos à análise bibliométrica. De acordo com os resultados obtidos, em um universo de três mil quatrocentas e sessenta e nove teses de vinte e seis instituições, somente treze teses de nove instituições abordavam a questão, o que demonstra uma lacuna diante do crescimento e popularização que as tecnologias digitais sofreram ao longo do período pesquisado.Palavras-chave: tecnologias digitais; educação; teoria crítica. Study of recurrence of theses that mention the use of digital technologies in 26 Graduate Programs inEducation in BrazilAbstractThe purpose of this work is to identify how many theses in the area of education, available online, from 2002 to 2012, to twenty six Post-Graduate Programs in Education (PPGE) of institutions with recognized prestige in Brazil, mention the use of technologies digital presence in higher education teacher training in the database of the Group of Studies and Research on Innovation in Education, Technology and Languages for quantify the academic interest in technology as these possibilities issue station being appropriates for those courses. In order to accomplish the aims, we used bibliometric analysis. Of the agreement with the results obtained in universe three thousand four hundred sixty nine theses twenty six institutions, only thirteen theses nine institutions addressed one question, what shows shortcomings given the growth and popularization as digital technologies passed along the researched period.Keywords: digital technologies; education; critical theory.
id USF_8054820b0c92d0451c74aeacd6122aba
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/103
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasiltecnologias digitaiseducaçãoteoria críticaResumoA proposta deste trabalho é identificar quantas teses na área de educação, disponíveis online, no período de 2002 a 2012, em vinte e seis Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) de instituições com prestígio reconhecido no Brasil, mencionam a utilização de tecnologias digitais em cursos superiores presenciais de formação de professores no banco de dados do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens para quantificarmos o interesse acadêmico na questão de como essas possibilidades tecnológicas estão sendo apropriadas pelos referidos cursos. Para tanto recorremos à análise bibliométrica. De acordo com os resultados obtidos, em um universo de três mil quatrocentas e sessenta e nove teses de vinte e seis instituições, somente treze teses de nove instituições abordavam a questão, o que demonstra uma lacuna diante do crescimento e popularização que as tecnologias digitais sofreram ao longo do período pesquisado.Palavras-chave: tecnologias digitais; educação; teoria crítica. Study of recurrence of theses that mention the use of digital technologies in 26 Graduate Programs inEducation in BrazilAbstractThe purpose of this work is to identify how many theses in the area of education, available online, from 2002 to 2012, to twenty six Post-Graduate Programs in Education (PPGE) of institutions with recognized prestige in Brazil, mention the use of technologies digital presence in higher education teacher training in the database of the Group of Studies and Research on Innovation in Education, Technology and Languages for quantify the academic interest in technology as these possibilities issue station being appropriates for those courses. In order to accomplish the aims, we used bibliometric analysis. Of the agreement with the results obtained in universe three thousand four hundred sixty nine theses twenty six institutions, only thirteen theses nine institutions addressed one question, what shows shortcomings given the growth and popularization as digital technologies passed along the researched period.Keywords: digital technologies; education; critical theory.Universidade São Francisco2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/10310.24933/horizontes.v33i2.103Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/103/100Souza, Fábio FotanaMonteiro, Maria Iolandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/103Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.632749Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
title Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
spellingShingle Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
Souza, Fábio Fotana
tecnologias digitais
educação
teoria crítica
title_short Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
title_full Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
title_fullStr Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
title_full_unstemmed Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
title_sort Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil
author Souza, Fábio Fotana
author_facet Souza, Fábio Fotana
Monteiro, Maria Iolanda
author_role author
author2 Monteiro, Maria Iolanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fábio Fotana
Monteiro, Maria Iolanda
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias digitais
educação
teoria crítica
topic tecnologias digitais
educação
teoria crítica
description ResumoA proposta deste trabalho é identificar quantas teses na área de educação, disponíveis online, no período de 2002 a 2012, em vinte e seis Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) de instituições com prestígio reconhecido no Brasil, mencionam a utilização de tecnologias digitais em cursos superiores presenciais de formação de professores no banco de dados do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens para quantificarmos o interesse acadêmico na questão de como essas possibilidades tecnológicas estão sendo apropriadas pelos referidos cursos. Para tanto recorremos à análise bibliométrica. De acordo com os resultados obtidos, em um universo de três mil quatrocentas e sessenta e nove teses de vinte e seis instituições, somente treze teses de nove instituições abordavam a questão, o que demonstra uma lacuna diante do crescimento e popularização que as tecnologias digitais sofreram ao longo do período pesquisado.Palavras-chave: tecnologias digitais; educação; teoria crítica. Study of recurrence of theses that mention the use of digital technologies in 26 Graduate Programs inEducation in BrazilAbstractThe purpose of this work is to identify how many theses in the area of education, available online, from 2002 to 2012, to twenty six Post-Graduate Programs in Education (PPGE) of institutions with recognized prestige in Brazil, mention the use of technologies digital presence in higher education teacher training in the database of the Group of Studies and Research on Innovation in Education, Technology and Languages for quantify the academic interest in technology as these possibilities issue station being appropriates for those courses. In order to accomplish the aims, we used bibliometric analysis. Of the agreement with the results obtained in universe three thousand four hundred sixty nine theses twenty six institutions, only thirteen theses nine institutions addressed one question, what shows shortcomings given the growth and popularization as digital technologies passed along the researched period.Keywords: digital technologies; education; critical theory.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/103
10.24933/horizontes.v33i2.103
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/103
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/103/100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438912765952