A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Branca Monteiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Amaral, Mateus Henrique do, Monteiro, Maria Inês Bacellar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1411
Resumo: Neste texto, objetiva-se analisar a escolarização de uma criança cega durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, toma-se como base o relato de uma professora especializada sobre a alfabetização de uma menina cega no contexto pandêmico. Orientada por princípios do paradigma indiciário e da perspectiva enunciativo-discursiva, a interpretação dos dados aborda as condições de escolarização no ensino remoto emergencial, as práticas de alfabetização em braille e o espaço das instituições especializadas no âmbito da política de inclusão. Considera-se a importância de discussões relacionadas ao direito à educação pública de qualidade para o desenvolvimento pleno dos estudantes cegos.
id USF_8a89e01172b4834efffb11bee19e1191
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1411
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializadaNeste texto, objetiva-se analisar a escolarização de uma criança cega durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, toma-se como base o relato de uma professora especializada sobre a alfabetização de uma menina cega no contexto pandêmico. Orientada por princípios do paradigma indiciário e da perspectiva enunciativo-discursiva, a interpretação dos dados aborda as condições de escolarização no ensino remoto emergencial, as práticas de alfabetização em braille e o espaço das instituições especializadas no âmbito da política de inclusão. Considera-se a importância de discussões relacionadas ao direito à educação pública de qualidade para o desenvolvimento pleno dos estudantes cegos.Universidade São Francisco2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/141110.24933/horizontes.v40i1.1411Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220542317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1411/673Copyright (c) 2022 Branca Monteiro Camargo, Mateus Henrique do Amaral, Maria Inês Bacellar Monteirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Branca MonteiroAmaral, Mateus Henrique doMonteiro, Maria Inês Bacellar2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1411Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.928394Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
title A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
spellingShingle A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
Camargo, Branca Monteiro
title_short A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
title_full A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
title_fullStr A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
title_full_unstemmed A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
title_sort A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
author Camargo, Branca Monteiro
author_facet Camargo, Branca Monteiro
Amaral, Mateus Henrique do
Monteiro, Maria Inês Bacellar
author_role author
author2 Amaral, Mateus Henrique do
Monteiro, Maria Inês Bacellar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Branca Monteiro
Amaral, Mateus Henrique do
Monteiro, Maria Inês Bacellar
description Neste texto, objetiva-se analisar a escolarização de uma criança cega durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, toma-se como base o relato de uma professora especializada sobre a alfabetização de uma menina cega no contexto pandêmico. Orientada por princípios do paradigma indiciário e da perspectiva enunciativo-discursiva, a interpretação dos dados aborda as condições de escolarização no ensino remoto emergencial, as práticas de alfabetização em braille e o espaço das instituições especializadas no âmbito da política de inclusão. Considera-se a importância de discussões relacionadas ao direito à educação pública de qualidade para o desenvolvimento pleno dos estudantes cegos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1411
10.24933/horizontes.v40i1.1411
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1411
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1411/673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Branca Monteiro Camargo, Mateus Henrique do Amaral, Maria Inês Bacellar Monteiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Branca Monteiro Camargo, Mateus Henrique do Amaral, Maria Inês Bacellar Monteiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022054
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440794959872