Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918 |
Resumo: | O artigo pretende discutir um tipo de letramento, o histórico, a partir das reflexões no campo dos Multiletramentos e da Educação Histórica. Partimos do pressuposto de que as TDIC estão cada vez mais presentes no universo dos jovens, de modo que uma aprendizagem histórica significativa e conectada à realidade dos estudantes deve ancorar-se em procedimentos de pesquisa com a mediação da tecnologia digital. São, ainda, reflexões em construção, advindas de uma pesquisa bibliográfica e documental, mas que pretende ser propositiva, à medida que apresenta alguns parâmetros para pensar um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço. |
id |
USF_9137889874326a1e7d0bc1cc4dda24e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/918 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaçoO artigo pretende discutir um tipo de letramento, o histórico, a partir das reflexões no campo dos Multiletramentos e da Educação Histórica. Partimos do pressuposto de que as TDIC estão cada vez mais presentes no universo dos jovens, de modo que uma aprendizagem histórica significativa e conectada à realidade dos estudantes deve ancorar-se em procedimentos de pesquisa com a mediação da tecnologia digital. São, ainda, reflexões em construção, advindas de uma pesquisa bibliográfica e documental, mas que pretende ser propositiva, à medida que apresenta alguns parâmetros para pensar um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço.Universidade São Francisco2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91810.24933/horizontes.v38i1.918Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200242317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918/439Lima, Carollina Carvalho Ramos deFelipe, Rodrigo Godinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/918Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.967733Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço |
title |
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço |
spellingShingle |
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço Lima, Carollina Carvalho Ramos de |
title_short |
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço |
title_full |
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço |
title_fullStr |
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço |
title_full_unstemmed |
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço |
title_sort |
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço |
author |
Lima, Carollina Carvalho Ramos de |
author_facet |
Lima, Carollina Carvalho Ramos de Felipe, Rodrigo Godinho |
author_role |
author |
author2 |
Felipe, Rodrigo Godinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Carollina Carvalho Ramos de Felipe, Rodrigo Godinho |
description |
O artigo pretende discutir um tipo de letramento, o histórico, a partir das reflexões no campo dos Multiletramentos e da Educação Histórica. Partimos do pressuposto de que as TDIC estão cada vez mais presentes no universo dos jovens, de modo que uma aprendizagem histórica significativa e conectada à realidade dos estudantes deve ancorar-se em procedimentos de pesquisa com a mediação da tecnologia digital. São, ainda, reflexões em construção, advindas de uma pesquisa bibliográfica e documental, mas que pretende ser propositiva, à medida que apresenta alguns parâmetros para pensar um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918 10.24933/horizontes.v38i1.918 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918/439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020024 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440241311744 |