Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Carollina Carvalho Ramos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Felipe, Rodrigo Godinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918
Resumo: O artigo pretende discutir um tipo de letramento, o histórico, a partir das reflexões no campo dos Multiletramentos e da Educação Histórica.  Partimos do pressuposto de que as TDIC estão cada vez mais presentes no universo dos jovens, de modo que uma aprendizagem histórica significativa e conectada à realidade dos estudantes deve ancorar-se em procedimentos de pesquisa com a mediação da tecnologia digital. São, ainda, reflexões em construção, advindas de uma pesquisa bibliográfica e documental, mas que pretende ser propositiva, à medida que apresenta alguns parâmetros para pensar um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço.
id USF_9137889874326a1e7d0bc1cc4dda24e3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/918
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaçoO artigo pretende discutir um tipo de letramento, o histórico, a partir das reflexões no campo dos Multiletramentos e da Educação Histórica.  Partimos do pressuposto de que as TDIC estão cada vez mais presentes no universo dos jovens, de modo que uma aprendizagem histórica significativa e conectada à realidade dos estudantes deve ancorar-se em procedimentos de pesquisa com a mediação da tecnologia digital. São, ainda, reflexões em construção, advindas de uma pesquisa bibliográfica e documental, mas que pretende ser propositiva, à medida que apresenta alguns parâmetros para pensar um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço.Universidade São Francisco2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91810.24933/horizontes.v38i1.918Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200242317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918/439Lima, Carollina Carvalho Ramos deFelipe, Rodrigo Godinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/918Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.967733Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
title Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
spellingShingle Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
Lima, Carollina Carvalho Ramos de
title_short Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
title_full Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
title_fullStr Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
title_full_unstemmed Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
title_sort Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
author Lima, Carollina Carvalho Ramos de
author_facet Lima, Carollina Carvalho Ramos de
Felipe, Rodrigo Godinho
author_role author
author2 Felipe, Rodrigo Godinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Carollina Carvalho Ramos de
Felipe, Rodrigo Godinho
description O artigo pretende discutir um tipo de letramento, o histórico, a partir das reflexões no campo dos Multiletramentos e da Educação Histórica.  Partimos do pressuposto de que as TDIC estão cada vez mais presentes no universo dos jovens, de modo que uma aprendizagem histórica significativa e conectada à realidade dos estudantes deve ancorar-se em procedimentos de pesquisa com a mediação da tecnologia digital. São, ainda, reflexões em construção, advindas de uma pesquisa bibliográfica e documental, mas que pretende ser propositiva, à medida que apresenta alguns parâmetros para pensar um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918
10.24933/horizontes.v38i1.918
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/918/439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020024
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440241311744