ATUAÇÃO DOCENTE NA INTER-RELAÇÃO DOS LETRAMENTOS ALFABÉTICO E DIGITAL NO CIBERESPAÇO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Maria de Fátima de Lima das
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Demoly, Karla Rosane do Amaral, Rebouças, José Válter, Gonçalves, Kézia Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/963
Resumo: A pesquisa intervenção aqui apresentada objetivou diminuir o distanciamento entre professores e tecnologias da informação e da comunicação, interagindo com gêneros textuais no ciberespaço. Utilizou uma metodologia que envolveu entrevistas com os professores, oficinas pedagógicas em um curso de formação continuada. Dessa forma observaram-se resultados apresentados nas escritas dos professores, como mudanças nos modos de compreensão acerca do computador e outras ferramentas digitais no fazer pedagógico apropriando-se de gêneros textuais que envolvem os letramentos alfabético e digital. Atualmente os gêneros textuais digitais são bastante utilizados na formação inicial e continuada de educadores pela necessidade da inclusão digital de professores com atividades no ciberespaço. A fundamentação teórica que norteou este trabalho parte da perspectiva sociointeracionista e histórica da linguagem, defendida por Bakhtin/Voloshinov (1992/ 2003/2006); Xavier (2002) e Pierre Lévy (1996/1999) que permitiram compreender os processos cognitivos e subjetivos potencializados no operar dos sujeitos com diferentes gêneros textuais no ciberespaço.
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