ATUAÇÃO DOCENTE NA INTER-RELAÇÃO DOS LETRAMENTOS ALFABÉTICO E DIGITAL NO CIBERESPAÇO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/963 |
Resumo: | A pesquisa intervenção aqui apresentada objetivou diminuir o distanciamento entre professores e tecnologias da informação e da comunicação, interagindo com gêneros textuais no ciberespaço. Utilizou uma metodologia que envolveu entrevistas com os professores, oficinas pedagógicas em um curso de formação continuada. Dessa forma observaram-se resultados apresentados nas escritas dos professores, como mudanças nos modos de compreensão acerca do computador e outras ferramentas digitais no fazer pedagógico apropriando-se de gêneros textuais que envolvem os letramentos alfabético e digital. Atualmente os gêneros textuais digitais são bastante utilizados na formação inicial e continuada de educadores pela necessidade da inclusão digital de professores com atividades no ciberespaço. A fundamentação teórica que norteou este trabalho parte da perspectiva sociointeracionista e histórica da linguagem, defendida por Bakhtin/Voloshinov (1992/ 2003/2006); Xavier (2002) e Pierre Lévy (1996/1999) que permitiram compreender os processos cognitivos e subjetivos potencializados no operar dos sujeitos com diferentes gêneros textuais no ciberespaço. |
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ATUAÇÃO DOCENTE NA INTER-RELAÇÃO DOS LETRAMENTOS ALFABÉTICO E DIGITAL NO CIBERESPAÇOA pesquisa intervenção aqui apresentada objetivou diminuir o distanciamento entre professores e tecnologias da informação e da comunicação, interagindo com gêneros textuais no ciberespaço. Utilizou uma metodologia que envolveu entrevistas com os professores, oficinas pedagógicas em um curso de formação continuada. Dessa forma observaram-se resultados apresentados nas escritas dos professores, como mudanças nos modos de compreensão acerca do computador e outras ferramentas digitais no fazer pedagógico apropriando-se de gêneros textuais que envolvem os letramentos alfabético e digital. Atualmente os gêneros textuais digitais são bastante utilizados na formação inicial e continuada de educadores pela necessidade da inclusão digital de professores com atividades no ciberespaço. A fundamentação teórica que norteou este trabalho parte da perspectiva sociointeracionista e histórica da linguagem, defendida por Bakhtin/Voloshinov (1992/ 2003/2006); Xavier (2002) e Pierre Lévy (1996/1999) que permitiram compreender os processos cognitivos e subjetivos potencializados no operar dos sujeitos com diferentes gêneros textuais no ciberespaço.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/96310.15628/holos.2014.963HOLOS; v. 6 (2014); 329-3361807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/963/pdf_145Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Maria de Fátima de Lima dasDemoly, Karla Rosane do AmaralRebouças, José VálterGonçalves, Kézia Viana2022-05-01T20:26:45Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/963Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:45Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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