Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440 |
Resumo: | A pesquisa objetivou identificar as ações institucionais e o impacto do ensino remoto na formação de acadêmicos do Ensino Superior com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de natureza descritiva-analítica, em que os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico e entrevista online com estudantes da graduação de uma universidade pública paulista. A análise de dados deu-se pelas respostas dos formulários e pelos núcleos de significação construídos dos relatos obtidos com as entrevistas. Observaram-se poucas ações desenvolvidas para atender as necessidades específicas dos estudantes com deficiência; fragilidades no acompanhamento do ensino remoto; poucas ações inclusivas; dificuldades na concentração e na socialização. |
id |
USF_97f53b4becd20001a5b27a20a7abd875 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1440 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia A pesquisa objetivou identificar as ações institucionais e o impacto do ensino remoto na formação de acadêmicos do Ensino Superior com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de natureza descritiva-analítica, em que os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico e entrevista online com estudantes da graduação de uma universidade pública paulista. A análise de dados deu-se pelas respostas dos formulários e pelos núcleos de significação construídos dos relatos obtidos com as entrevistas. Observaram-se poucas ações desenvolvidas para atender as necessidades específicas dos estudantes com deficiência; fragilidades no acompanhamento do ensino remoto; poucas ações inclusivas; dificuldades na concentração e na socialização. Universidade São Francisco2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/144010.24933/horizontes.v40i1.1440Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220512317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440/670Copyright (c) 2022 Lucia Pereira Leite, Drielle Sauer Paparella, Ariane Vieira de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Lucia PereiraPaparella, Drielle SauerSouza, Ariane Vieira de 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1440Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.320021Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia |
title |
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia |
spellingShingle |
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia Leite, Lucia Pereira |
title_short |
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia |
title_full |
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia |
title_fullStr |
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia |
title_sort |
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia |
author |
Leite, Lucia Pereira |
author_facet |
Leite, Lucia Pereira Paparella, Drielle Sauer Souza, Ariane Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Paparella, Drielle Sauer Souza, Ariane Vieira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Lucia Pereira Paparella, Drielle Sauer Souza, Ariane Vieira de |
description |
A pesquisa objetivou identificar as ações institucionais e o impacto do ensino remoto na formação de acadêmicos do Ensino Superior com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de natureza descritiva-analítica, em que os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico e entrevista online com estudantes da graduação de uma universidade pública paulista. A análise de dados deu-se pelas respostas dos formulários e pelos núcleos de significação construídos dos relatos obtidos com as entrevistas. Observaram-se poucas ações desenvolvidas para atender as necessidades específicas dos estudantes com deficiência; fragilidades no acompanhamento do ensino remoto; poucas ações inclusivas; dificuldades na concentração e na socialização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440 10.24933/horizontes.v40i1.1440 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440/670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lucia Pereira Leite, Drielle Sauer Paparella, Ariane Vieira de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lucia Pereira Leite, Drielle Sauer Paparella, Ariane Vieira de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022051 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440808591360 |