Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lucia Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paparella, Drielle Sauer, Souza, Ariane Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440
Resumo: A pesquisa objetivou identificar as ações institucionais e o impacto do ensino remoto na formação de acadêmicos do Ensino Superior com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de natureza descritiva-analítica, em que os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico e entrevista online com estudantes da graduação de uma universidade pública paulista. A análise de dados deu-se pelas respostas dos formulários e pelos núcleos de significação construídos dos relatos obtidos com as entrevistas. Observaram-se poucas ações desenvolvidas para atender as necessidades específicas dos estudantes com deficiência; fragilidades no acompanhamento do ensino remoto; poucas ações inclusivas; dificuldades na concentração e na socialização.   
id USF_97f53b4becd20001a5b27a20a7abd875
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1440
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia A pesquisa objetivou identificar as ações institucionais e o impacto do ensino remoto na formação de acadêmicos do Ensino Superior com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de natureza descritiva-analítica, em que os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico e entrevista online com estudantes da graduação de uma universidade pública paulista. A análise de dados deu-se pelas respostas dos formulários e pelos núcleos de significação construídos dos relatos obtidos com as entrevistas. Observaram-se poucas ações desenvolvidas para atender as necessidades específicas dos estudantes com deficiência; fragilidades no acompanhamento do ensino remoto; poucas ações inclusivas; dificuldades na concentração e na socialização.   Universidade São Francisco2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/144010.24933/horizontes.v40i1.1440Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220512317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440/670Copyright (c) 2022 Lucia Pereira Leite, Drielle Sauer Paparella, Ariane Vieira de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Lucia PereiraPaparella, Drielle SauerSouza, Ariane Vieira de 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1440Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.320021Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
title Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
spellingShingle Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
Leite, Lucia Pereira
title_short Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
title_full Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
title_fullStr Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
title_full_unstemmed Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
title_sort Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
author Leite, Lucia Pereira
author_facet Leite, Lucia Pereira
Paparella, Drielle Sauer
Souza, Ariane Vieira de
author_role author
author2 Paparella, Drielle Sauer
Souza, Ariane Vieira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lucia Pereira
Paparella, Drielle Sauer
Souza, Ariane Vieira de
description A pesquisa objetivou identificar as ações institucionais e o impacto do ensino remoto na formação de acadêmicos do Ensino Superior com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de natureza descritiva-analítica, em que os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico e entrevista online com estudantes da graduação de uma universidade pública paulista. A análise de dados deu-se pelas respostas dos formulários e pelos núcleos de significação construídos dos relatos obtidos com as entrevistas. Observaram-se poucas ações desenvolvidas para atender as necessidades específicas dos estudantes com deficiência; fragilidades no acompanhamento do ensino remoto; poucas ações inclusivas; dificuldades na concentração e na socialização.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440
10.24933/horizontes.v40i1.1440
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1440/670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lucia Pereira Leite, Drielle Sauer Paparella, Ariane Vieira de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lucia Pereira Leite, Drielle Sauer Paparella, Ariane Vieira de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022051
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440808591360