O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414 |
Resumo: | Este artigo é um relato de experiência, que abrange o ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19 e tem como público-alvo estudantes com deficiências sensoriais no Ensino Superior. O objetivo do artigo é relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelas profissionais do setor de acessibilidade educacional para atender a esse público, com o apoio de estagiários. O estudo é qualitativo e ocorreu entre agosto de 2020 a dezembro de 2021. Os resultados indicaram que a reorganização de estratégias pedagógicas foi fundamental para garantir a acessibilidade educacional de estudantes com deficiências sensoriais. Concluiu-se, então, que o contexto do ensino remoto foi desafiador, mobilizou novas estratégias e ferramentas que podem ser mantidas, quaisquer que sejam as condições de ensino. |
id |
USF_791a8e5c999f08d11d2c5f5d990ef75c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1414 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superiorEste artigo é um relato de experiência, que abrange o ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19 e tem como público-alvo estudantes com deficiências sensoriais no Ensino Superior. O objetivo do artigo é relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelas profissionais do setor de acessibilidade educacional para atender a esse público, com o apoio de estagiários. O estudo é qualitativo e ocorreu entre agosto de 2020 a dezembro de 2021. Os resultados indicaram que a reorganização de estratégias pedagógicas foi fundamental para garantir a acessibilidade educacional de estudantes com deficiências sensoriais. Concluiu-se, então, que o contexto do ensino remoto foi desafiador, mobilizou novas estratégias e ferramentas que podem ser mantidas, quaisquer que sejam as condições de ensino.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/141410.24933/horizontes.v40i1.1414Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220762317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414/695Copyright (c) 2022 Janete Lopes Monteiro, Vivian Ferreira Dias, Ana Claudia de Lima Linhareshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Janete Lopes Dias, Vivian Ferreira Linhares, Ana Claudia de Lima 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1414Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.014270Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior |
title |
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior |
spellingShingle |
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior Monteiro, Janete Lopes |
title_short |
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior |
title_full |
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior |
title_fullStr |
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior |
title_full_unstemmed |
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior |
title_sort |
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior |
author |
Monteiro, Janete Lopes |
author_facet |
Monteiro, Janete Lopes Dias, Vivian Ferreira Linhares, Ana Claudia de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Vivian Ferreira Linhares, Ana Claudia de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Janete Lopes Dias, Vivian Ferreira Linhares, Ana Claudia de Lima |
description |
Este artigo é um relato de experiência, que abrange o ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19 e tem como público-alvo estudantes com deficiências sensoriais no Ensino Superior. O objetivo do artigo é relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelas profissionais do setor de acessibilidade educacional para atender a esse público, com o apoio de estagiários. O estudo é qualitativo e ocorreu entre agosto de 2020 a dezembro de 2021. Os resultados indicaram que a reorganização de estratégias pedagógicas foi fundamental para garantir a acessibilidade educacional de estudantes com deficiências sensoriais. Concluiu-se, então, que o contexto do ensino remoto foi desafiador, mobilizou novas estratégias e ferramentas que podem ser mantidas, quaisquer que sejam as condições de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414 10.24933/horizontes.v40i1.1414 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414/695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Janete Lopes Monteiro, Vivian Ferreira Dias, Ana Claudia de Lima Linhares http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Janete Lopes Monteiro, Vivian Ferreira Dias, Ana Claudia de Lima Linhares http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022076 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440798105600 |