Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar, à luz do conceito de governamentalidade foucaultiano, o livro Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio – Bloco 3. Fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre consumo consciente, educação financeira, governamentalidade e consciência financeira para fundamentar a análise das situações didáticas do livro. Como resultado, observou-se que há contradição no material Bloco 3 no que tange ao consumo consciente, o que também não condiz com os objetivos do programa, de incentivar a cultura do planejamento, prevenção, investimento e consumo consciente. A análise aponta para a presença de técnicas de governamentalidade neoliberais que incitam os sujeitos a consumir de forma “consciente”. |
id |
USF_983879f35f3cc4a8b52fb832ee1074c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/606 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidadeEste trabalho objetiva analisar, à luz do conceito de governamentalidade foucaultiano, o livro Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio – Bloco 3. Fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre consumo consciente, educação financeira, governamentalidade e consciência financeira para fundamentar a análise das situações didáticas do livro. Como resultado, observou-se que há contradição no material Bloco 3 no que tange ao consumo consciente, o que também não condiz com os objetivos do programa, de incentivar a cultura do planejamento, prevenção, investimento e consumo consciente. A análise aponta para a presença de técnicas de governamentalidade neoliberais que incitam os sujeitos a consumir de forma “consciente”.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60610.24933/horizontes.v36i3.606Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 217-2302317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/318https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/469https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/470https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/471https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/472Azeredo, Luciana Aparecida Silva deUrias, Guilherme Muniz Pereira ChavesAlves Cabral, Noelle Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/606Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.539383Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade |
title |
Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade |
spellingShingle |
Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade Azeredo, Luciana Aparecida Silva de |
title_short |
Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade |
title_full |
Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade |
title_fullStr |
Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade |
title_full_unstemmed |
Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade |
title_sort |
Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade |
author |
Azeredo, Luciana Aparecida Silva de |
author_facet |
Azeredo, Luciana Aparecida Silva de Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves Alves Cabral, Noelle Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves Alves Cabral, Noelle Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azeredo, Luciana Aparecida Silva de Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves Alves Cabral, Noelle Cristina |
description |
Este trabalho objetiva analisar, à luz do conceito de governamentalidade foucaultiano, o livro Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio – Bloco 3. Fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre consumo consciente, educação financeira, governamentalidade e consciência financeira para fundamentar a análise das situações didáticas do livro. Como resultado, observou-se que há contradição no material Bloco 3 no que tange ao consumo consciente, o que também não condiz com os objetivos do programa, de incentivar a cultura do planejamento, prevenção, investimento e consumo consciente. A análise aponta para a presença de técnicas de governamentalidade neoliberais que incitam os sujeitos a consumir de forma “consciente”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606 10.24933/horizontes.v36i3.606 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i3.606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/318 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/469 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/470 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/471 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 217-230 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439546105856 |