Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves, Alves Cabral, Noelle Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606
Resumo: Este trabalho objetiva analisar, à luz do conceito de governamentalidade foucaultiano, o livro Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio – Bloco 3. Fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre consumo consciente, educação financeira,  governamentalidade e consciência financeira para fundamentar a análise das situações didáticas do livro. Como resultado, observou-se que há contradição no material Bloco 3 no que tange ao consumo consciente, o que também não condiz com os objetivos do programa, de incentivar a cultura do planejamento, prevenção, investimento e consumo consciente. A análise aponta para a presença de técnicas de governamentalidade neoliberais que incitam os sujeitos a consumir de forma “consciente”.
id USF_983879f35f3cc4a8b52fb832ee1074c5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/606
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidadeEste trabalho objetiva analisar, à luz do conceito de governamentalidade foucaultiano, o livro Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio – Bloco 3. Fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre consumo consciente, educação financeira,  governamentalidade e consciência financeira para fundamentar a análise das situações didáticas do livro. Como resultado, observou-se que há contradição no material Bloco 3 no que tange ao consumo consciente, o que também não condiz com os objetivos do programa, de incentivar a cultura do planejamento, prevenção, investimento e consumo consciente. A análise aponta para a presença de técnicas de governamentalidade neoliberais que incitam os sujeitos a consumir de forma “consciente”.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/60610.24933/horizontes.v36i3.606Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 217-2302317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/318https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/469https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/470https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/471https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/472Azeredo, Luciana Aparecida Silva deUrias, Guilherme Muniz Pereira ChavesAlves Cabral, Noelle Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/606Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.539383Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade
title Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade
spellingShingle Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade
Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
title_short Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade
title_full Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade
title_fullStr Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade
title_full_unstemmed Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade
title_sort Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade
author Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
author_facet Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves
Alves Cabral, Noelle Cristina
author_role author
author2 Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves
Alves Cabral, Noelle Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves
Alves Cabral, Noelle Cristina
description Este trabalho objetiva analisar, à luz do conceito de governamentalidade foucaultiano, o livro Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio – Bloco 3. Fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre consumo consciente, educação financeira,  governamentalidade e consciência financeira para fundamentar a análise das situações didáticas do livro. Como resultado, observou-se que há contradição no material Bloco 3 no que tange ao consumo consciente, o que também não condiz com os objetivos do programa, de incentivar a cultura do planejamento, prevenção, investimento e consumo consciente. A análise aponta para a presença de técnicas de governamentalidade neoliberais que incitam os sujeitos a consumir de forma “consciente”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606
10.24933/horizontes.v36i3.606
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i3.606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/318
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/469
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/470
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/471
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/606/472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 217-230
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439546105856