Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marilene Alves Franco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, João Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387
Resumo: Analisa-se aqui a produção científica acadêmica sobre a Educação Infantil na abordagem Reggio Emilia, disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. De enfoque misto, este estudo fez uso da análise bibliométrica e da codificação qualitativa. O corpus documental resultou em 29 trabalhos da área da Educação, publicados entre 2003 e 2021, que circulam entre vários temas na Educação Infantil: formação de professores, protagonismo infantil, práticas pedagógicas e documentação pedagógica, a maioria em nível de mestrado, das regiões Sudeste e Sul. Os estudos sobre Educação Infantil sustentados nessa abordagem vêm desempenhando papel relevante na proposição de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das crianças.
id USF_9cc0c8b2f39cc3ad7af00464ab2806ad
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1387
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arteAnalisa-se aqui a produção científica acadêmica sobre a Educação Infantil na abordagem Reggio Emilia, disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. De enfoque misto, este estudo fez uso da análise bibliométrica e da codificação qualitativa. O corpus documental resultou em 29 trabalhos da área da Educação, publicados entre 2003 e 2021, que circulam entre vários temas na Educação Infantil: formação de professores, protagonismo infantil, práticas pedagógicas e documentação pedagógica, a maioria em nível de mestrado, das regiões Sudeste e Sul. Os estudos sobre Educação Infantil sustentados nessa abordagem vêm desempenhando papel relevante na proposição de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das crianças.Universidade São Francisco2023-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/138710.24933/horizontes.v41i1.1387Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230022317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387/705Copyright (c) 2023 Marilene Alves Franco Costa, João Henrique da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marilene Alves Francoda Silva, João Henrique 2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1387Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte
title Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte
spellingShingle Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte
Costa, Marilene Alves Franco
title_short Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte
title_full Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte
title_fullStr Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte
title_full_unstemmed Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte
title_sort Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte
author Costa, Marilene Alves Franco
author_facet Costa, Marilene Alves Franco
da Silva, João Henrique
author_role author
author2 da Silva, João Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marilene Alves Franco
da Silva, João Henrique
description Analisa-se aqui a produção científica acadêmica sobre a Educação Infantil na abordagem Reggio Emilia, disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. De enfoque misto, este estudo fez uso da análise bibliométrica e da codificação qualitativa. O corpus documental resultou em 29 trabalhos da área da Educação, publicados entre 2003 e 2021, que circulam entre vários temas na Educação Infantil: formação de professores, protagonismo infantil, práticas pedagógicas e documentação pedagógica, a maioria em nível de mestrado, das regiões Sudeste e Sul. Os estudos sobre Educação Infantil sustentados nessa abordagem vêm desempenhando papel relevante na proposição de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387
10.24933/horizontes.v41i1.1387
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387/705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Marilene Alves Franco Costa, João Henrique da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Marilene Alves Franco Costa, João Henrique da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023002
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438463975424