Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387 |
Resumo: | Analisa-se aqui a produção científica acadêmica sobre a Educação Infantil na abordagem Reggio Emilia, disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. De enfoque misto, este estudo fez uso da análise bibliométrica e da codificação qualitativa. O corpus documental resultou em 29 trabalhos da área da Educação, publicados entre 2003 e 2021, que circulam entre vários temas na Educação Infantil: formação de professores, protagonismo infantil, práticas pedagógicas e documentação pedagógica, a maioria em nível de mestrado, das regiões Sudeste e Sul. Os estudos sobre Educação Infantil sustentados nessa abordagem vêm desempenhando papel relevante na proposição de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das crianças. |
id |
USF_9cc0c8b2f39cc3ad7af00464ab2806ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1387 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arteAnalisa-se aqui a produção científica acadêmica sobre a Educação Infantil na abordagem Reggio Emilia, disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. De enfoque misto, este estudo fez uso da análise bibliométrica e da codificação qualitativa. O corpus documental resultou em 29 trabalhos da área da Educação, publicados entre 2003 e 2021, que circulam entre vários temas na Educação Infantil: formação de professores, protagonismo infantil, práticas pedagógicas e documentação pedagógica, a maioria em nível de mestrado, das regiões Sudeste e Sul. Os estudos sobre Educação Infantil sustentados nessa abordagem vêm desempenhando papel relevante na proposição de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das crianças.Universidade São Francisco2023-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/138710.24933/horizontes.v41i1.1387Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230022317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387/705Copyright (c) 2023 Marilene Alves Franco Costa, João Henrique da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marilene Alves Francoda Silva, João Henrique 2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1387Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte |
title |
Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte |
spellingShingle |
Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte Costa, Marilene Alves Franco |
title_short |
Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte |
title_full |
Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte |
title_fullStr |
Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte |
title_full_unstemmed |
Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte |
title_sort |
Educação Infantil na Abordagem Reggio Emilia: estado da arte |
author |
Costa, Marilene Alves Franco |
author_facet |
Costa, Marilene Alves Franco da Silva, João Henrique |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, João Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marilene Alves Franco da Silva, João Henrique |
description |
Analisa-se aqui a produção científica acadêmica sobre a Educação Infantil na abordagem Reggio Emilia, disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. De enfoque misto, este estudo fez uso da análise bibliométrica e da codificação qualitativa. O corpus documental resultou em 29 trabalhos da área da Educação, publicados entre 2003 e 2021, que circulam entre vários temas na Educação Infantil: formação de professores, protagonismo infantil, práticas pedagógicas e documentação pedagógica, a maioria em nível de mestrado, das regiões Sudeste e Sul. Os estudos sobre Educação Infantil sustentados nessa abordagem vêm desempenhando papel relevante na proposição de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387 10.24933/horizontes.v41i1.1387 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1387/705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Marilene Alves Franco Costa, João Henrique da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Marilene Alves Franco Costa, João Henrique da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023002 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438463975424 |