Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Amauri Carlos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Lorene dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/255
Resumo: ResumoA morada da ética é o outro. Mas quem é este outro? De que outro falamos no ambiente escolar? É possível educar para a diversidade? A partir destas indagações procuramos discutir a questão do outro que indagou a ética e a educação no início dos anos de 1990. Este artigo está circunscrito na fronteira da relação professor/estudante, tendo como elemento interveniente o preconceito com os recém-chegados à escola. Para melhor compreender a formação do éthos diverso em abordagens contra o preconceito, tecemos reflexões no campo da diversidade étnico racial. Foram mapeadas algumas conquistas no plano da legislação e das políticas públicas em educação.Apresentamos dados de pesquisas que evidenciam formas de manifestação do preconceito racial e alguns dos dilemas e desafios de professores comprometidos com o trato da diversidade na construção de novas relações no espaço escolar.Palavras Chaves: Educação; Ética; Diversidade; Preconceito racial; Building the éthos of diversity and education of ethnic racial relationshipsAbstract The living place of ethics is the Other. But, who is the Other? Who is this Other we talk about in the academic environment? Is it possible to educate for diversity? These questions are the starting point of a discussion about the Other that questioned ethics and education in the 1990's. This paper is about the teacher/student relationship, focusing on discrimination against the newcomers in school. A better understanding of the process of building the éthos of diversity comes from reflections in the field of racial ethnic diversity. We maped the achievements against discrimination in the legislative domain and public policy education. Our research data indicates various manifestations of racial prejudice and some of the dilemmas and challenges teachers committed to diversity when dealing with new relationships in school.Keywords: Education; Ethics; Diversity; Racial prejudice.
id USF_9e3adbae46d98fd22e15ff6e604fb416
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/255
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciaisEducaçãoÉticaDiversidadePreconceito racialResumoA morada da ética é o outro. Mas quem é este outro? De que outro falamos no ambiente escolar? É possível educar para a diversidade? A partir destas indagações procuramos discutir a questão do outro que indagou a ética e a educação no início dos anos de 1990. Este artigo está circunscrito na fronteira da relação professor/estudante, tendo como elemento interveniente o preconceito com os recém-chegados à escola. Para melhor compreender a formação do éthos diverso em abordagens contra o preconceito, tecemos reflexões no campo da diversidade étnico racial. Foram mapeadas algumas conquistas no plano da legislação e das políticas públicas em educação.Apresentamos dados de pesquisas que evidenciam formas de manifestação do preconceito racial e alguns dos dilemas e desafios de professores comprometidos com o trato da diversidade na construção de novas relações no espaço escolar.Palavras Chaves: Educação; Ética; Diversidade; Preconceito racial; Building the éthos of diversity and education of ethnic racial relationshipsAbstract The living place of ethics is the Other. But, who is the Other? Who is this Other we talk about in the academic environment? Is it possible to educate for diversity? These questions are the starting point of a discussion about the Other that questioned ethics and education in the 1990's. This paper is about the teacher/student relationship, focusing on discrimination against the newcomers in school. A better understanding of the process of building the éthos of diversity comes from reflections in the field of racial ethnic diversity. We maped the achievements against discrimination in the legislative domain and public policy education. Our research data indicates various manifestations of racial prejudice and some of the dilemmas and challenges teachers committed to diversity when dealing with new relationships in school.Keywords: Education; Ethics; Diversity; Racial prejudice.Universidade São Francisco2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25510.24933/horizontes.v33i2.255Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/255/99https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/255/454Ferreira, Amauri CarlosSantos, Lorene dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/255Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:00.190115Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciais
title Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciais
spellingShingle Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciais
Ferreira, Amauri Carlos
Educação
Ética
Diversidade
Preconceito racial
title_short Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciais
title_full Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciais
title_fullStr Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciais
title_full_unstemmed Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciais
title_sort Formação do éthos diverso e Educação das relações étnico-raciais
author Ferreira, Amauri Carlos
author_facet Ferreira, Amauri Carlos
Santos, Lorene dos
author_role author
author2 Santos, Lorene dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Amauri Carlos
Santos, Lorene dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ética
Diversidade
Preconceito racial
topic Educação
Ética
Diversidade
Preconceito racial
description ResumoA morada da ética é o outro. Mas quem é este outro? De que outro falamos no ambiente escolar? É possível educar para a diversidade? A partir destas indagações procuramos discutir a questão do outro que indagou a ética e a educação no início dos anos de 1990. Este artigo está circunscrito na fronteira da relação professor/estudante, tendo como elemento interveniente o preconceito com os recém-chegados à escola. Para melhor compreender a formação do éthos diverso em abordagens contra o preconceito, tecemos reflexões no campo da diversidade étnico racial. Foram mapeadas algumas conquistas no plano da legislação e das políticas públicas em educação.Apresentamos dados de pesquisas que evidenciam formas de manifestação do preconceito racial e alguns dos dilemas e desafios de professores comprometidos com o trato da diversidade na construção de novas relações no espaço escolar.Palavras Chaves: Educação; Ética; Diversidade; Preconceito racial; Building the éthos of diversity and education of ethnic racial relationshipsAbstract The living place of ethics is the Other. But, who is the Other? Who is this Other we talk about in the academic environment? Is it possible to educate for diversity? These questions are the starting point of a discussion about the Other that questioned ethics and education in the 1990's. This paper is about the teacher/student relationship, focusing on discrimination against the newcomers in school. A better understanding of the process of building the éthos of diversity comes from reflections in the field of racial ethnic diversity. We maped the achievements against discrimination in the legislative domain and public policy education. Our research data indicates various manifestations of racial prejudice and some of the dilemmas and challenges teachers committed to diversity when dealing with new relationships in school.Keywords: Education; Ethics; Diversity; Racial prejudice.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/255
10.24933/horizontes.v33i2.255
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/255
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/255/99
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/255/454
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438972534784