A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/100 |
Resumo: | Este artigo trata da formação do docente a partir da experiência e prática educativa por meio da junção da pesquisa e da reflexividade sobre registros do cotidiano, como dispositivos de subjetivação. Desta forma, o professor-pesquisador-reflexivo é o sujeito que pensa e se pensa a partir da ação. Para tanto, extraio dos registros cotidianos alguns focos da pedagogia de projetos ou trabalho por projetos, desenvolvida com crianças no Ensino Fundamental, para pensar sobre os fazeres docentes. Os modos como os sujeitos se subjetivam podem se dar de duas formas: em relação de alienação e opressão (conformando-se ao que recebe) e em relação de expressão e criação, gerando formas singulares de existências, que é onde se deseja chegar. Assume-se, então, o contexto da educação como espaço-tempo da ocorrência da prática, da experiência, da pesquisa e da reflexão, contribuindo para a formação teórica e metodológica constante e contínua, produzindo novos saberes e fazeres. |
id |
USF_a227c02624507df79ccc7e339e493add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/100 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivaçãodispositivos de subjetivaçãoprofessor-pesquisador-reflexivopedagogia de projetosEste artigo trata da formação do docente a partir da experiência e prática educativa por meio da junção da pesquisa e da reflexividade sobre registros do cotidiano, como dispositivos de subjetivação. Desta forma, o professor-pesquisador-reflexivo é o sujeito que pensa e se pensa a partir da ação. Para tanto, extraio dos registros cotidianos alguns focos da pedagogia de projetos ou trabalho por projetos, desenvolvida com crianças no Ensino Fundamental, para pensar sobre os fazeres docentes. Os modos como os sujeitos se subjetivam podem se dar de duas formas: em relação de alienação e opressão (conformando-se ao que recebe) e em relação de expressão e criação, gerando formas singulares de existências, que é onde se deseja chegar. Assume-se, então, o contexto da educação como espaço-tempo da ocorrência da prática, da experiência, da pesquisa e da reflexão, contribuindo para a formação teórica e metodológica constante e contínua, produzindo novos saberes e fazeres.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/10010.24933/horizontes.v33i1.100Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/100/80sieiro fernandes, renatainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/100Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.514523Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação |
title |
A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação |
spellingShingle |
A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação sieiro fernandes, renata dispositivos de subjetivação professor-pesquisador-reflexivo pedagogia de projetos |
title_short |
A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação |
title_full |
A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação |
title_fullStr |
A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação |
title_full_unstemmed |
A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação |
title_sort |
A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação |
author |
sieiro fernandes, renata |
author_facet |
sieiro fernandes, renata |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
sieiro fernandes, renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dispositivos de subjetivação professor-pesquisador-reflexivo pedagogia de projetos |
topic |
dispositivos de subjetivação professor-pesquisador-reflexivo pedagogia de projetos |
description |
Este artigo trata da formação do docente a partir da experiência e prática educativa por meio da junção da pesquisa e da reflexividade sobre registros do cotidiano, como dispositivos de subjetivação. Desta forma, o professor-pesquisador-reflexivo é o sujeito que pensa e se pensa a partir da ação. Para tanto, extraio dos registros cotidianos alguns focos da pedagogia de projetos ou trabalho por projetos, desenvolvida com crianças no Ensino Fundamental, para pensar sobre os fazeres docentes. Os modos como os sujeitos se subjetivam podem se dar de duas formas: em relação de alienação e opressão (conformando-se ao que recebe) e em relação de expressão e criação, gerando formas singulares de existências, que é onde se deseja chegar. Assume-se, então, o contexto da educação como espaço-tempo da ocorrência da prática, da experiência, da pesquisa e da reflexão, contribuindo para a formação teórica e metodológica constante e contínua, produzindo novos saberes e fazeres. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/100 10.24933/horizontes.v33i1.100 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/100 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/100/80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438910668800 |