Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Priscila
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lockmann, Kamila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174
Resumo: O texto objetiva analisar como os discursos da inclusão se fazem presentes na Base Nacional Comum Curricular. Apoiadas nos estudos pós-estruturalistas, realizamos uma análise documental das três versões publicadas da BNCC e evidenciamos um apagamento progressivo das discussões concernentes à inclusão, a cada versão da Base. Também salientamos que a última versão apresenta uma ênfase moral e sensibilizadora da inclusão, ao focalizar os discursos inclusivos nos sujeitos “normais”, seja por meio da sua sensibilização à diferença, seja por sua responsabilização na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Argumentamos que a BNCC funciona no interior de uma governamentalidade neoliberal e aciona a noção de inclusão como instância de inscrição e produção dos sujeitos.
id USF_aa36ad21671a97c902ce527b8cf77a0f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1174
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusivaO texto objetiva analisar como os discursos da inclusão se fazem presentes na Base Nacional Comum Curricular. Apoiadas nos estudos pós-estruturalistas, realizamos uma análise documental das três versões publicadas da BNCC e evidenciamos um apagamento progressivo das discussões concernentes à inclusão, a cada versão da Base. Também salientamos que a última versão apresenta uma ênfase moral e sensibilizadora da inclusão, ao focalizar os discursos inclusivos nos sujeitos “normais”, seja por meio da sua sensibilização à diferença, seja por sua responsabilização na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Argumentamos que a BNCC funciona no interior de uma governamentalidade neoliberal e aciona a noção de inclusão como instância de inscrição e produção dos sujeitos.Universidade São Francisco2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/117410.24933/horizontes.v40i1.1174Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220042317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174/622Copyright (c) 2022 Priscila de Oliveira, Kamila Lockmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, PriscilaLockmann, Kamila 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1174Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.035116Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
title Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
spellingShingle Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
de Oliveira, Priscila
title_short Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
title_full Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
title_fullStr Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
title_full_unstemmed Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
title_sort Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
author de Oliveira, Priscila
author_facet de Oliveira, Priscila
Lockmann, Kamila
author_role author
author2 Lockmann, Kamila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Priscila
Lockmann, Kamila
description O texto objetiva analisar como os discursos da inclusão se fazem presentes na Base Nacional Comum Curricular. Apoiadas nos estudos pós-estruturalistas, realizamos uma análise documental das três versões publicadas da BNCC e evidenciamos um apagamento progressivo das discussões concernentes à inclusão, a cada versão da Base. Também salientamos que a última versão apresenta uma ênfase moral e sensibilizadora da inclusão, ao focalizar os discursos inclusivos nos sujeitos “normais”, seja por meio da sua sensibilização à diferença, seja por sua responsabilização na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Argumentamos que a BNCC funciona no interior de uma governamentalidade neoliberal e aciona a noção de inclusão como instância de inscrição e produção dos sujeitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174
10.24933/horizontes.v40i1.1174
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174/622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Priscila de Oliveira, Kamila Lockmann
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Priscila de Oliveira, Kamila Lockmann
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022004
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440329392128