Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174 |
Resumo: | O texto objetiva analisar como os discursos da inclusão se fazem presentes na Base Nacional Comum Curricular. Apoiadas nos estudos pós-estruturalistas, realizamos uma análise documental das três versões publicadas da BNCC e evidenciamos um apagamento progressivo das discussões concernentes à inclusão, a cada versão da Base. Também salientamos que a última versão apresenta uma ênfase moral e sensibilizadora da inclusão, ao focalizar os discursos inclusivos nos sujeitos “normais”, seja por meio da sua sensibilização à diferença, seja por sua responsabilização na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Argumentamos que a BNCC funciona no interior de uma governamentalidade neoliberal e aciona a noção de inclusão como instância de inscrição e produção dos sujeitos. |
id |
USF_aa36ad21671a97c902ce527b8cf77a0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1174 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusivaO texto objetiva analisar como os discursos da inclusão se fazem presentes na Base Nacional Comum Curricular. Apoiadas nos estudos pós-estruturalistas, realizamos uma análise documental das três versões publicadas da BNCC e evidenciamos um apagamento progressivo das discussões concernentes à inclusão, a cada versão da Base. Também salientamos que a última versão apresenta uma ênfase moral e sensibilizadora da inclusão, ao focalizar os discursos inclusivos nos sujeitos “normais”, seja por meio da sua sensibilização à diferença, seja por sua responsabilização na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Argumentamos que a BNCC funciona no interior de uma governamentalidade neoliberal e aciona a noção de inclusão como instância de inscrição e produção dos sujeitos.Universidade São Francisco2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/117410.24933/horizontes.v40i1.1174Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220042317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174/622Copyright (c) 2022 Priscila de Oliveira, Kamila Lockmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, PriscilaLockmann, Kamila 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1174Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.035116Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva |
title |
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva |
spellingShingle |
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva de Oliveira, Priscila |
title_short |
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva |
title_full |
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva |
title_fullStr |
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva |
title_full_unstemmed |
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva |
title_sort |
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva |
author |
de Oliveira, Priscila |
author_facet |
de Oliveira, Priscila Lockmann, Kamila |
author_role |
author |
author2 |
Lockmann, Kamila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Priscila Lockmann, Kamila |
description |
O texto objetiva analisar como os discursos da inclusão se fazem presentes na Base Nacional Comum Curricular. Apoiadas nos estudos pós-estruturalistas, realizamos uma análise documental das três versões publicadas da BNCC e evidenciamos um apagamento progressivo das discussões concernentes à inclusão, a cada versão da Base. Também salientamos que a última versão apresenta uma ênfase moral e sensibilizadora da inclusão, ao focalizar os discursos inclusivos nos sujeitos “normais”, seja por meio da sua sensibilização à diferença, seja por sua responsabilização na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Argumentamos que a BNCC funciona no interior de uma governamentalidade neoliberal e aciona a noção de inclusão como instância de inscrição e produção dos sujeitos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174 10.24933/horizontes.v40i1.1174 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1174/622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Priscila de Oliveira, Kamila Lockmann info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Priscila de Oliveira, Kamila Lockmann |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022004 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440329392128 |