O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria José Costa dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/571
Resumo: Neste texto, objetivamos analisar a partir da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, as reformas curriculares propostas pelo governo, e a viabilização dessas reformas para a melhoria do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, refletimos sobre os objetos de conhecimento, o direito de aprender, a participação dos professores nas políticas públicas de elaboração e implementação da BNCC. As análises apontam que há incongruência entre a BNCC e a voz dos professores. Para a superação dessa problemática, propomos que as políticas públicas educacionais sejam mais orientadoras e menos reguladoras.
id USF_aece1174c29e538cfd0b44e3d529ff10
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/571
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?Neste texto, objetivamos analisar a partir da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, as reformas curriculares propostas pelo governo, e a viabilização dessas reformas para a melhoria do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, refletimos sobre os objetos de conhecimento, o direito de aprender, a participação dos professores nas políticas públicas de elaboração e implementação da BNCC. As análises apontam que há incongruência entre a BNCC e a voz dos professores. Para a superação dessa problemática, propomos que as políticas públicas educacionais sejam mais orientadoras e menos reguladoras.Universidade São Francisco2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/57110.24933/horizontes.v36i1.571Horizontes; v. 36 n. 1 (2018): BNCC: Um novo capítulo da educação em migalhas?; 132-1432317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/571/265Santos, Maria José Costa dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/571Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:05.602124Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?
title O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?
spellingShingle O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?
Santos, Maria José Costa dos
title_short O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?
title_full O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?
title_fullStr O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?
title_full_unstemmed O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?
title_sort O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam?
author Santos, Maria José Costa dos
author_facet Santos, Maria José Costa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria José Costa dos
description Neste texto, objetivamos analisar a partir da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, as reformas curriculares propostas pelo governo, e a viabilização dessas reformas para a melhoria do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, refletimos sobre os objetos de conhecimento, o direito de aprender, a participação dos professores nas políticas públicas de elaboração e implementação da BNCC. As análises apontam que há incongruência entre a BNCC e a voz dos professores. Para a superação dessa problemática, propomos que as políticas públicas educacionais sejam mais orientadoras e menos reguladoras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/571
10.24933/horizontes.v36i1.571
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/571
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i1.571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/571/265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 1 (2018): BNCC: Um novo capítulo da educação em migalhas?; 132-143
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439518842880