Formação para o atendimento educacional especializado: a constituição do sujeito pelo endividamento da maximum capacity
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/816 |
Resumo: | O artigo analisa a estratégia de formação continuada para o atendimento educacional especializado (AEE) e suas implicações, no âmbito dos estudos de formação continuada de professores para o AEE, a partir de quatro municípios da região Litoral Norte/RS. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores do AEE desses municípios. Como apontamentos, o estudo problematiza a constituição de uma nova figura subjetiva contemporânea — o sujeito docente da maximum capacity — por meio de uma racionalidade neoliberal, na esteira da noção metodológica foucaultiana de biopolítica. O professor participante da pesquisa, ao buscar a formação continuada, é interpelado pela lógica do desempenho, sentindo-se responsável pela gestão da sua formação. |
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Formação para o atendimento educacional especializado: a constituição do sujeito pelo endividamento da maximum capacityO artigo analisa a estratégia de formação continuada para o atendimento educacional especializado (AEE) e suas implicações, no âmbito dos estudos de formação continuada de professores para o AEE, a partir de quatro municípios da região Litoral Norte/RS. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores do AEE desses municípios. Como apontamentos, o estudo problematiza a constituição de uma nova figura subjetiva contemporânea — o sujeito docente da maximum capacity — por meio de uma racionalidade neoliberal, na esteira da noção metodológica foucaultiana de biopolítica. O professor participante da pesquisa, ao buscar a formação continuada, é interpelado pela lógica do desempenho, sentindo-se responsável pela gestão da sua formação.Universidade São Francisco2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/81610.24933/horizontes.v38i1.816Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200212317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/816/436https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/816/478Santos, Daiana Bastos da SilvaSardagna, Helena Venitesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/816Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:10.195356Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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