ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vanessa Santos da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silvestre, Jouber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Falange Miúda
Texto Completo: http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/69
Resumo: O AEE no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS/Goiânia atende alunos com surdez de diferentes níveis linguísticos e de idade e para complementação e suplementação do currículo educacional. Os objetivos dessa pesquisa são: mostrar o processo de educação de pessoas com surdez tendo como base os documentos internacionais e nacionais como Constituição Federativa do Brasil/88, Declaração de Salamanca/94, LDB/96, Lei No10.098/00 dispõe sobre Acessibilidade, Decreto 7.611/11 – Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado - AEE, 13.005/14 Plano Nacional de Educação decênio 2011-2021 meta no4 e Lei 13.146/15 – conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência. Realizamos pesquisas bibliográficas sobre a Educação de Surdos, assim como pesquisa qualitativa no CAS/Goiânia, onde analisamos os instrumentos pedagógicos utilizados nas aulas de AEE segundo os autores SOARES (1999), JANNUZZI(2004) e QUADROS(2004), e legislações como Lei 10.436/02 que oficializa a língua de sinais como meio de comunicação da comunidade surda do Brasil e o Decreto 5.626/05 que regulamenta a Lei citada. Observamos também as estratégias pedagógicas aplicadas aos alunos do AEE atendidos no CAS/Goiânia de modo que desperte o interesse desses educandos para o aprendizado de Libras, como primeira língua, e da Língua Portuguesa, modalidade escrita, como segunda língua. Nessa perspectiva, vimos como são informadas e orientadas as famílias desses educandos atendidos no AEE, sobre questões pertinentes à surdez, como por exemplo: a importância da comunicação em Libras, o relacionamento inter e intrafamiliar e o convívio na comunidade surda. É importante ressaltarmos que o trabalho desenvolvido no CAS/Goiânia segue frentes distintas, entretanto, complementares para a efetivação do trabalho que são: cursos de Língua Brasileira de Sinais básicos (módulos I ao V) e Interpretação básico (módulos I ao III), Núcleo de Convivência (responsáveis por orientações às famílias) Núcleo de Ensino e Formação (realização de formações continuadas mensais para professores de AEE e Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras), Núcleo de Tecnologia e Produção (onde são desenvolvidos materiais midiáticos que atendem à demanda da instituição e público por ela atendido) e Núcleo Didático Pedagógico AEE nas escolas (onde foi desenvolvido a maior parte dessa pesquisa). Os resultados das observações foram que os alunos são agrupados por idade e níveis linguísticos distintos da Libras e Língua Portuguesa. São desenvolvidos materiais pedagógicos em Libras e em língua portuguesa, na modalidade escrita. As aulas seguem orientação das diretrizes do Ministério da Educação – MEC/2010, divididas em três momentos – aulas de Libras, em Libras e Língua Portuguesa, na modalidade escrita. O CAS/Goiânia tem como metodologia de ensino nos momentos de atendimento a bidocência compartilhada, isto é, as aulas são ministradas por dois profissionais concomitantemente e em momentos distintos: um ouvinte e outro surdo para melhor referência e desenvolvimento dos educandos com surdez tanto em Libras como na Língua Portuguesa, modalidade escrita.
id UNESP-33_bd1e8c9ef0ddcdfcbf1c15b18cbee2dd
oai_identifier_str oai:ojs2.br536.teste.website:article/69
network_acronym_str UNESP-33
network_name_str Revista Falange Miúda
repository_id_str
spelling ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE O AEE no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS/Goiânia atende alunos com surdez de diferentes níveis linguísticos e de idade e para complementação e suplementação do currículo educacional. Os objetivos dessa pesquisa são: mostrar o processo de educação de pessoas com surdez tendo como base os documentos internacionais e nacionais como Constituição Federativa do Brasil/88, Declaração de Salamanca/94, LDB/96, Lei No10.098/00 dispõe sobre Acessibilidade, Decreto 7.611/11 – Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado - AEE, 13.005/14 Plano Nacional de Educação decênio 2011-2021 meta no4 e Lei 13.146/15 – conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência. Realizamos pesquisas bibliográficas sobre a Educação de Surdos, assim como pesquisa qualitativa no CAS/Goiânia, onde analisamos os instrumentos pedagógicos utilizados nas aulas de AEE segundo os autores SOARES (1999), JANNUZZI(2004) e QUADROS(2004), e legislações como Lei 10.436/02 que oficializa a língua de sinais como meio de comunicação da comunidade surda do Brasil e o Decreto 5.626/05 que regulamenta a Lei citada. Observamos também as estratégias pedagógicas aplicadas aos alunos do AEE atendidos no CAS/Goiânia de modo que desperte o interesse desses educandos para o aprendizado de Libras, como primeira língua, e da Língua Portuguesa, modalidade escrita, como segunda língua. Nessa perspectiva, vimos como são informadas e orientadas as famílias desses educandos atendidos no AEE, sobre questões pertinentes à surdez, como por exemplo: a importância da comunicação em Libras, o relacionamento inter e intrafamiliar e o convívio na comunidade surda. É importante ressaltarmos que o trabalho desenvolvido no CAS/Goiânia segue frentes distintas, entretanto, complementares para a efetivação do trabalho que são: cursos de Língua Brasileira de Sinais básicos (módulos I ao V) e Interpretação básico (módulos I ao III), Núcleo de Convivência (responsáveis por orientações às famílias) Núcleo de Ensino e Formação (realização de formações continuadas mensais para professores de AEE e Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras), Núcleo de Tecnologia e Produção (onde são desenvolvidos materiais midiáticos que atendem à demanda da instituição e público por ela atendido) e Núcleo Didático Pedagógico AEE nas escolas (onde foi desenvolvido a maior parte dessa pesquisa). Os resultados das observações foram que os alunos são agrupados por idade e níveis linguísticos distintos da Libras e Língua Portuguesa. São desenvolvidos materiais pedagógicos em Libras e em língua portuguesa, na modalidade escrita. As aulas seguem orientação das diretrizes do Ministério da Educação – MEC/2010, divididas em três momentos – aulas de Libras, em Libras e Língua Portuguesa, na modalidade escrita. O CAS/Goiânia tem como metodologia de ensino nos momentos de atendimento a bidocência compartilhada, isto é, as aulas são ministradas por dois profissionais concomitantemente e em momentos distintos: um ouvinte e outro surdo para melhor referência e desenvolvimento dos educandos com surdez tanto em Libras como na Língua Portuguesa, modalidade escrita. Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/69Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; n. 1 (2017): Anais do I Encontro de Formação de Tradutores-Intérpretes de Libras (ENFOTILS)2525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/69/68Copyright (c) 2018 Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Vanessa Santos daSilvestre, Jouber2019-08-08T23:24:14Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/69Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2019-08-08T23:24:14Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
title ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
spellingShingle ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Costa, Vanessa Santos da
title_short ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
title_full ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
title_fullStr ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
title_full_unstemmed ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
title_sort ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
author Costa, Vanessa Santos da
author_facet Costa, Vanessa Santos da
Silvestre, Jouber
author_role author
author2 Silvestre, Jouber
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vanessa Santos da
Silvestre, Jouber
description O AEE no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS/Goiânia atende alunos com surdez de diferentes níveis linguísticos e de idade e para complementação e suplementação do currículo educacional. Os objetivos dessa pesquisa são: mostrar o processo de educação de pessoas com surdez tendo como base os documentos internacionais e nacionais como Constituição Federativa do Brasil/88, Declaração de Salamanca/94, LDB/96, Lei No10.098/00 dispõe sobre Acessibilidade, Decreto 7.611/11 – Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado - AEE, 13.005/14 Plano Nacional de Educação decênio 2011-2021 meta no4 e Lei 13.146/15 – conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência. Realizamos pesquisas bibliográficas sobre a Educação de Surdos, assim como pesquisa qualitativa no CAS/Goiânia, onde analisamos os instrumentos pedagógicos utilizados nas aulas de AEE segundo os autores SOARES (1999), JANNUZZI(2004) e QUADROS(2004), e legislações como Lei 10.436/02 que oficializa a língua de sinais como meio de comunicação da comunidade surda do Brasil e o Decreto 5.626/05 que regulamenta a Lei citada. Observamos também as estratégias pedagógicas aplicadas aos alunos do AEE atendidos no CAS/Goiânia de modo que desperte o interesse desses educandos para o aprendizado de Libras, como primeira língua, e da Língua Portuguesa, modalidade escrita, como segunda língua. Nessa perspectiva, vimos como são informadas e orientadas as famílias desses educandos atendidos no AEE, sobre questões pertinentes à surdez, como por exemplo: a importância da comunicação em Libras, o relacionamento inter e intrafamiliar e o convívio na comunidade surda. É importante ressaltarmos que o trabalho desenvolvido no CAS/Goiânia segue frentes distintas, entretanto, complementares para a efetivação do trabalho que são: cursos de Língua Brasileira de Sinais básicos (módulos I ao V) e Interpretação básico (módulos I ao III), Núcleo de Convivência (responsáveis por orientações às famílias) Núcleo de Ensino e Formação (realização de formações continuadas mensais para professores de AEE e Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras), Núcleo de Tecnologia e Produção (onde são desenvolvidos materiais midiáticos que atendem à demanda da instituição e público por ela atendido) e Núcleo Didático Pedagógico AEE nas escolas (onde foi desenvolvido a maior parte dessa pesquisa). Os resultados das observações foram que os alunos são agrupados por idade e níveis linguísticos distintos da Libras e Língua Portuguesa. São desenvolvidos materiais pedagógicos em Libras e em língua portuguesa, na modalidade escrita. As aulas seguem orientação das diretrizes do Ministério da Educação – MEC/2010, divididas em três momentos – aulas de Libras, em Libras e Língua Portuguesa, na modalidade escrita. O CAS/Goiânia tem como metodologia de ensino nos momentos de atendimento a bidocência compartilhada, isto é, as aulas são ministradas por dois profissionais concomitantemente e em momentos distintos: um ouvinte e outro surdo para melhor referência e desenvolvimento dos educandos com surdez tanto em Libras como na Língua Portuguesa, modalidade escrita.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/69
url http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/69/68
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; n. 1 (2017): Anais do I Encontro de Formação de Tradutores-Intérpretes de Libras (ENFOTILS)
2525-5169
reponame:Revista Falange Miúda
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Falange Miúda
collection Revista Falange Miúda
repository.name.fl_str_mv Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br
_version_ 1782102750998298624