Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Régis Henrique dos Reis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Beatriz Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
DOI: 10.24933/horizontes.v40i1.1419
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1419
Resumo: Nos últimos anos, o Censo da Educação Superior revela o crescimento do número de estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (PAEE) no ensino superior brasileiro, além do aumento da produção científica sobre o ingresso e permanência deste público nas Universidades do país. Assim, a partir de dados de pesquisa (bibliográfico-documental e de campo com participação de gestores e estudantes), discutiremos que embora a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tenha histórico de ações em busca de viabilizar o ingresso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico dos seus estudantes caracterizados como PAEE, estes ainda enfrentam várias barreiras em seus percursos acadêmicos que dificultam a efetiva participação nos cursos de graduação da Universidade.
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