Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
DOI: | 10.24933/horizontes.v40i1.1419 |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1419 |
Resumo: | Nos últimos anos, o Censo da Educação Superior revela o crescimento do número de estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (PAEE) no ensino superior brasileiro, além do aumento da produção científica sobre o ingresso e permanência deste público nas Universidades do país. Assim, a partir de dados de pesquisa (bibliográfico-documental e de campo com participação de gestores e estudantes), discutiremos que embora a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tenha histórico de ações em busca de viabilizar o ingresso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico dos seus estudantes caracterizados como PAEE, estes ainda enfrentam várias barreiras em seus percursos acadêmicos que dificultam a efetiva participação nos cursos de graduação da Universidade. |
id |
USF_b04a72522aca8893a122acb6f5d03910 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1419 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
spelling |
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da UnicampNos últimos anos, o Censo da Educação Superior revela o crescimento do número de estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (PAEE) no ensino superior brasileiro, além do aumento da produção científica sobre o ingresso e permanência deste público nas Universidades do país. Assim, a partir de dados de pesquisa (bibliográfico-documental e de campo com participação de gestores e estudantes), discutiremos que embora a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tenha histórico de ações em busca de viabilizar o ingresso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico dos seus estudantes caracterizados como PAEE, estes ainda enfrentam várias barreiras em seus percursos acadêmicos que dificultam a efetiva participação nos cursos de graduação da Universidade.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/141910.24933/horizontes.v40i1.1419Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220652317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1419/684Copyright (c) 2022 Régis Henrique dos Reis Silva, Beatriz Rodrigues de Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Régis Henrique dos Reis Almeida, Beatriz Rodrigues de 2022-12-21T20:46:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1419Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.099734Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp |
title |
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp |
spellingShingle |
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp Silva, Régis Henrique dos Reis Silva, Régis Henrique dos Reis |
title_short |
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp |
title_full |
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp |
title_fullStr |
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp |
title_full_unstemmed |
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp |
title_sort |
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp |
author |
Silva, Régis Henrique dos Reis |
author_facet |
Silva, Régis Henrique dos Reis Silva, Régis Henrique dos Reis Almeida, Beatriz Rodrigues de Almeida, Beatriz Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Beatriz Rodrigues de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Régis Henrique dos Reis Almeida, Beatriz Rodrigues de |
description |
Nos últimos anos, o Censo da Educação Superior revela o crescimento do número de estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (PAEE) no ensino superior brasileiro, além do aumento da produção científica sobre o ingresso e permanência deste público nas Universidades do país. Assim, a partir de dados de pesquisa (bibliográfico-documental e de campo com participação de gestores e estudantes), discutiremos que embora a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tenha histórico de ações em busca de viabilizar o ingresso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico dos seus estudantes caracterizados como PAEE, estes ainda enfrentam várias barreiras em seus percursos acadêmicos que dificultam a efetiva participação nos cursos de graduação da Universidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1419 10.24933/horizontes.v40i1.1419 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1419 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1419/684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Régis Henrique dos Reis Silva, Beatriz Rodrigues de Almeida http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Régis Henrique dos Reis Silva, Beatriz Rodrigues de Almeida http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022065 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1822178652580741121 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1419 |