Letramento na educação infantil: o que as professoras pensam (sabem)?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Tatiana Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1017
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar o que as professoras de educação infantil compreendem a respeito do letramento. Parte-se do princípio de que a educação infantil possui uma especificidade pedagógica própria e que o letramento envolve práticas sociais de leitura e escrita. A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil e teve como participantes as professoras que atuavam com crianças de quatro e cinco anos. Foram utilizados: questionários; observação e análise documental. As informações foram analisadas na perspectiva qualitativa e permitiram o entendimento que: prevaleceu a função socializadora da educação infantil; e, as professoras confundem os conceitos de letramento e alfabetização, não esclarecem as diferenças e relações entre os processos.
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