Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/349 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou como alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam em relação aos conhecimentos tecnocientíficos. Para isso, foi realizado um trabalho pedagógico no qual os estudantes discutiram sobre ciência, tecnologia e matemática. Essas enunciações consistiram no material empírico que foi examinado com teorizações de Michel Foucault. A análise mostrou que ciência e tecnologia estão relacionadas à noção de progresso e desenvolvimento. A matemática é vista como uma área que impulsiona os avanços científicos e tecnológicos, sendo vinculada à inteligência e à capacidade de “acessar o potencial do ser humano”. |
id |
USF_b55220b99888f6fea4d7ff27987ce102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/349 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemáticaEducação de Jovens e AdultosciênciatecnologiamatemáticaO artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou como alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam em relação aos conhecimentos tecnocientíficos. Para isso, foi realizado um trabalho pedagógico no qual os estudantes discutiram sobre ciência, tecnologia e matemática. Essas enunciações consistiram no material empírico que foi examinado com teorizações de Michel Foucault. A análise mostrou que ciência e tecnologia estão relacionadas à noção de progresso e desenvolvimento. A matemática é vista como uma área que impulsiona os avanços científicos e tecnológicos, sendo vinculada à inteligência e à capacidade de “acessar o potencial do ser humano”.Universidade São Francisco2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/34910.24933/horizontes.v34i3.349Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 81-922317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/349/178Bocasanta, Daiane MartinsWanderer, FernandaKnijnik, Gelsainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/349Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:02.195958Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática |
title |
Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática Bocasanta, Daiane Martins Educação de Jovens e Adultos ciência tecnologia matemática |
title_short |
Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática |
title_full |
Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática |
title_sort |
Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática |
author |
Bocasanta, Daiane Martins |
author_facet |
Bocasanta, Daiane Martins Wanderer, Fernanda Knijnik, Gelsa |
author_role |
author |
author2 |
Wanderer, Fernanda Knijnik, Gelsa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bocasanta, Daiane Martins Wanderer, Fernanda Knijnik, Gelsa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos ciência tecnologia matemática |
topic |
Educação de Jovens e Adultos ciência tecnologia matemática |
description |
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou como alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam em relação aos conhecimentos tecnocientíficos. Para isso, foi realizado um trabalho pedagógico no qual os estudantes discutiram sobre ciência, tecnologia e matemática. Essas enunciações consistiram no material empírico que foi examinado com teorizações de Michel Foucault. A análise mostrou que ciência e tecnologia estão relacionadas à noção de progresso e desenvolvimento. A matemática é vista como uma área que impulsiona os avanços científicos e tecnológicos, sendo vinculada à inteligência e à capacidade de “acessar o potencial do ser humano”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/349 10.24933/horizontes.v34i3.349 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/349 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v34i3.349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/349/178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 81-92 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v34i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439309127680 |