Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durço, Marco Antônio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70
Resumo: Neste artigo serão abordados indícios a respeito de como acontece à prescrição do trabalho docente na cidade de Araxá de professores do Estado de Minas Gerais, por meio da análise de três documentos que regulamentam o trabalho docente desse município, quais sejam: o Estatuto do Servidor Público Estadual (Minas Gerais, 1952), as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e as orientações pedagógicas de cada escola estadual. O objetivo do artigo não é a confrontação entre os três documentos, mas sim conhecer o teor de tais prescrições e entender o quanto elas podem controlar o trabalho docente com orientações, algumas vezes que se evidenciam como complementares e/ou contraditórias até. Para tanto, realizamos uma análise documental (Fachin, 2006; Baffi, 2002) e identificamos que as atividades a serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula são aparentemente excluídas no edital de concurso para a carreira docente sendo colocada de forma ampla e igualmente aplicada a todos os cargos do serviço público estadual. Somente após sua posse é que lhe são apresentadas as atividades prescritas pela SEE-MG e pelos planos pedagógicos de cada escola.
id USF_b890481e96549639f866f5c334ec33b1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/70
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.Trabalho DocentePrescriçõesOrientações Pedagógicas.Neste artigo serão abordados indícios a respeito de como acontece à prescrição do trabalho docente na cidade de Araxá de professores do Estado de Minas Gerais, por meio da análise de três documentos que regulamentam o trabalho docente desse município, quais sejam: o Estatuto do Servidor Público Estadual (Minas Gerais, 1952), as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e as orientações pedagógicas de cada escola estadual. O objetivo do artigo não é a confrontação entre os três documentos, mas sim conhecer o teor de tais prescrições e entender o quanto elas podem controlar o trabalho docente com orientações, algumas vezes que se evidenciam como complementares e/ou contraditórias até. Para tanto, realizamos uma análise documental (Fachin, 2006; Baffi, 2002) e identificamos que as atividades a serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula são aparentemente excluídas no edital de concurso para a carreira docente sendo colocada de forma ampla e igualmente aplicada a todos os cargos do serviço público estadual. Somente após sua posse é que lhe são apresentadas as atividades prescritas pela SEE-MG e pelos planos pedagógicos de cada escola.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/7010.24933/horizontes.v33i1.70Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70/70Durço, Marco Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/70Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.702323Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.
title Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.
spellingShingle Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.
Durço, Marco Antônio
Trabalho Docente
Prescrições
Orientações Pedagógicas.
title_short Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.
title_full Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.
title_fullStr Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.
title_full_unstemmed Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.
title_sort Prescrições ao trabalho docente de professores da Educação Básica no município de Araxá, MG: análise de documentos.
author Durço, Marco Antônio
author_facet Durço, Marco Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durço, Marco Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Docente
Prescrições
Orientações Pedagógicas.
topic Trabalho Docente
Prescrições
Orientações Pedagógicas.
description Neste artigo serão abordados indícios a respeito de como acontece à prescrição do trabalho docente na cidade de Araxá de professores do Estado de Minas Gerais, por meio da análise de três documentos que regulamentam o trabalho docente desse município, quais sejam: o Estatuto do Servidor Público Estadual (Minas Gerais, 1952), as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e as orientações pedagógicas de cada escola estadual. O objetivo do artigo não é a confrontação entre os três documentos, mas sim conhecer o teor de tais prescrições e entender o quanto elas podem controlar o trabalho docente com orientações, algumas vezes que se evidenciam como complementares e/ou contraditórias até. Para tanto, realizamos uma análise documental (Fachin, 2006; Baffi, 2002) e identificamos que as atividades a serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula são aparentemente excluídas no edital de concurso para a carreira docente sendo colocada de forma ampla e igualmente aplicada a todos os cargos do serviço público estadual. Somente após sua posse é que lhe são apresentadas as atividades prescritas pela SEE-MG e pelos planos pedagógicos de cada escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70
10.24933/horizontes.v33i1.70
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i1.70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70/70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438878162945