O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Thiago
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859
Resumo: O objetivo dessa investigação é localizar o espaço reservado ou a ausência dos estudos curriculares nas prescrições legais destinadas à formação em ní­vel superior para pedagogos/as no Brasil. Metodologicamente, analisamos os documentos desde a fundação do curso em 1939 até as atuais normativas, materializadas na BNC – Formação. A partir de alguns autores de referência da área, em especial capturamos os seguintes resultados preliminares: o campo curricular surge apenas nos cursos em 1962 figurando como espaço enclausurado na tecnificação burocrática sob o olhar da supervisão e administração escolar; nas DCN"™S de 2006 e de 2015 ganhou um espaço mais crí­tico e próximo da sala de aula; situação democrática que foi rompida em 2019 com a BNC – Formação com o ressuscitar, sob nova roupagem, (das tecnologias e de algumas teorias sócios emocionais), a ideia dos "currí­culos por competências", da "racionalidade técnica" e da "docência centrada na prática".  
id UERN-5_402e9e38f5fee1a6573354ef6a7fc9e8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3859
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASILEstudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil.O objetivo dessa investigação é localizar o espaço reservado ou a ausência dos estudos curriculares nas prescrições legais destinadas à formação em ní­vel superior para pedagogos/as no Brasil. Metodologicamente, analisamos os documentos desde a fundação do curso em 1939 até as atuais normativas, materializadas na BNC – Formação. A partir de alguns autores de referência da área, em especial capturamos os seguintes resultados preliminares: o campo curricular surge apenas nos cursos em 1962 figurando como espaço enclausurado na tecnificação burocrática sob o olhar da supervisão e administração escolar; nas DCN"™S de 2006 e de 2015 ganhou um espaço mais crí­tico e próximo da sala de aula; situação democrática que foi rompida em 2019 com a BNC – Formação com o ressuscitar, sob nova roupagem, (das tecnologias e de algumas teorias sócios emocionais), a ideia dos "currí­culos por competências", da "racionalidade técnica" e da "docência centrada na prática".  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859/3330Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco Thiago2022-11-29T19:59:28Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3859Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:28Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
title O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
spellingShingle O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
Silva, Francisco Thiago
Estudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil.
title_short O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
title_full O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
title_fullStr O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
title_full_unstemmed O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
title_sort O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
author Silva, Francisco Thiago
author_facet Silva, Francisco Thiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil.
topic Estudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil.
description O objetivo dessa investigação é localizar o espaço reservado ou a ausência dos estudos curriculares nas prescrições legais destinadas à formação em ní­vel superior para pedagogos/as no Brasil. Metodologicamente, analisamos os documentos desde a fundação do curso em 1939 até as atuais normativas, materializadas na BNC – Formação. A partir de alguns autores de referência da área, em especial capturamos os seguintes resultados preliminares: o campo curricular surge apenas nos cursos em 1962 figurando como espaço enclausurado na tecnificação burocrática sob o olhar da supervisão e administração escolar; nas DCN"™S de 2006 e de 2015 ganhou um espaço mais crí­tico e próximo da sala de aula; situação democrática que foi rompida em 2019 com a BNC – Formação com o ressuscitar, sob nova roupagem, (das tecnologias e de algumas teorias sócios emocionais), a ideia dos "currí­culos por competências", da "racionalidade técnica" e da "docência centrada na prática".  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859/3330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127055826944