O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859 |
Resumo: | O objetivo dessa investigação é localizar o espaço reservado ou a ausência dos estudos curriculares nas prescrições legais destinadas à formação em nível superior para pedagogos/as no Brasil. Metodologicamente, analisamos os documentos desde a fundação do curso em 1939 até as atuais normativas, materializadas na BNC – Formação. A partir de alguns autores de referência da área, em especial capturamos os seguintes resultados preliminares: o campo curricular surge apenas nos cursos em 1962 figurando como espaço enclausurado na tecnificação burocrática sob o olhar da supervisão e administração escolar; nas DCN"™S de 2006 e de 2015 ganhou um espaço mais crítico e próximo da sala de aula; situação democrática que foi rompida em 2019 com a BNC – Formação com o ressuscitar, sob nova roupagem, (das tecnologias e de algumas teorias sócios emocionais), a ideia dos "currículos por competências", da "racionalidade técnica" e da "docência centrada na prática". |
id |
UERN-5_402e9e38f5fee1a6573354ef6a7fc9e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3859 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASILEstudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil.O objetivo dessa investigação é localizar o espaço reservado ou a ausência dos estudos curriculares nas prescrições legais destinadas à formação em nível superior para pedagogos/as no Brasil. Metodologicamente, analisamos os documentos desde a fundação do curso em 1939 até as atuais normativas, materializadas na BNC – Formação. A partir de alguns autores de referência da área, em especial capturamos os seguintes resultados preliminares: o campo curricular surge apenas nos cursos em 1962 figurando como espaço enclausurado na tecnificação burocrática sob o olhar da supervisão e administração escolar; nas DCN"™S de 2006 e de 2015 ganhou um espaço mais crítico e próximo da sala de aula; situação democrática que foi rompida em 2019 com a BNC – Formação com o ressuscitar, sob nova roupagem, (das tecnologias e de algumas teorias sócios emocionais), a ideia dos "currículos por competências", da "racionalidade técnica" e da "docência centrada na prática". Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859/3330Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco Thiago2022-11-29T19:59:28Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3859Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:28Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL |
title |
O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL |
spellingShingle |
O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL Silva, Francisco Thiago Estudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil. |
title_short |
O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL |
title_full |
O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL |
title_fullStr |
O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL |
title_sort |
O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL |
author |
Silva, Francisco Thiago |
author_facet |
Silva, Francisco Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil. |
topic |
Estudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil. |
description |
O objetivo dessa investigação é localizar o espaço reservado ou a ausência dos estudos curriculares nas prescrições legais destinadas à formação em nível superior para pedagogos/as no Brasil. Metodologicamente, analisamos os documentos desde a fundação do curso em 1939 até as atuais normativas, materializadas na BNC – Formação. A partir de alguns autores de referência da área, em especial capturamos os seguintes resultados preliminares: o campo curricular surge apenas nos cursos em 1962 figurando como espaço enclausurado na tecnificação burocrática sob o olhar da supervisão e administração escolar; nas DCN"™S de 2006 e de 2015 ganhou um espaço mais crítico e próximo da sala de aula; situação democrática que foi rompida em 2019 com a BNC – Formação com o ressuscitar, sob nova roupagem, (das tecnologias e de algumas teorias sócios emocionais), a ideia dos "currículos por competências", da "racionalidade técnica" e da "docência centrada na prática". |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859/3330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127055826944 |