Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Januario, Paulo Clepard Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pedro de Morais, Milena Pedro de, Rodrigues, Graciele Massoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1459
Resumo: Este relato apresenta os desafios encontrados por professores(as) de Educação Física Escolar (EFE) na adaptação das propostas pedagógicas durante o ensino remoto, com olhares da perspectiva inclusiva, em dois municípios: Santo André (SP) e Itanhaém (SP). O ensino remoto configurou-se conteudista, no percurso, acarretando muitas demandas para os(as) estudantes com deficiência; dificultando o acompanhamento das propostas pedagógicas e gerando mais exclusão. Essa experiência em tempos pandêmicos mostrou serem essenciais os vínculos com as famílias e os(as) estudantes, diante de uma crise sem precedentes, e, somente com eles(as), a escola poderá promover uma transformação social que venha a contribuir para as relações e o compartilhamento dos conhecimentos historicamente construídos.
id USF_b8bf9f72bcc32f446fa1f93047a5eee4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1459
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusivaEste relato apresenta os desafios encontrados por professores(as) de Educação Física Escolar (EFE) na adaptação das propostas pedagógicas durante o ensino remoto, com olhares da perspectiva inclusiva, em dois municípios: Santo André (SP) e Itanhaém (SP). O ensino remoto configurou-se conteudista, no percurso, acarretando muitas demandas para os(as) estudantes com deficiência; dificultando o acompanhamento das propostas pedagógicas e gerando mais exclusão. Essa experiência em tempos pandêmicos mostrou serem essenciais os vínculos com as famílias e os(as) estudantes, diante de uma crise sem precedentes, e, somente com eles(as), a escola poderá promover uma transformação social que venha a contribuir para as relações e o compartilhamento dos conhecimentos historicamente construídos.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/145910.24933/horizontes.v40i1.1459Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220692317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1459/688Copyright (c) 2022 Paulo Clepard Silva Januario, Milena Pedro de Pedro de Morais, Graciele Massoli Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJanuario, Paulo Clepard SilvaPedro de Morais, Milena Pedro de Rodrigues, Graciele Massoli 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1459Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.510067Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
title Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
spellingShingle Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
Januario, Paulo Clepard Silva
title_short Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
title_full Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
title_fullStr Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
title_sort Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
author Januario, Paulo Clepard Silva
author_facet Januario, Paulo Clepard Silva
Pedro de Morais, Milena Pedro de
Rodrigues, Graciele Massoli
author_role author
author2 Pedro de Morais, Milena Pedro de
Rodrigues, Graciele Massoli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Januario, Paulo Clepard Silva
Pedro de Morais, Milena Pedro de
Rodrigues, Graciele Massoli
description Este relato apresenta os desafios encontrados por professores(as) de Educação Física Escolar (EFE) na adaptação das propostas pedagógicas durante o ensino remoto, com olhares da perspectiva inclusiva, em dois municípios: Santo André (SP) e Itanhaém (SP). O ensino remoto configurou-se conteudista, no percurso, acarretando muitas demandas para os(as) estudantes com deficiência; dificultando o acompanhamento das propostas pedagógicas e gerando mais exclusão. Essa experiência em tempos pandêmicos mostrou serem essenciais os vínculos com as famílias e os(as) estudantes, diante de uma crise sem precedentes, e, somente com eles(as), a escola poderá promover uma transformação social que venha a contribuir para as relações e o compartilhamento dos conhecimentos historicamente construídos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1459
10.24933/horizontes.v40i1.1459
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1459
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1459/688
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022069
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440814882816