Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lisiana Lawson Terra da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freitas, André Luis Castro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1357
Resumo: Este artigo elabora uma reflexão crítica a respeito da articulação da educação ambiental (EA) e do ecofeminismo, ambos de vertente crítica. Para isso, analisa o conceito e as perspectivas da EA e do ecofeminismo, incorporando ao debate a Teoria da Reprodução Social. O objetivo do texto é demonstrar que esta articulação teórica produz uma potente lente epistemológica, a qual permite perceber as opressões que as mulheres enfrentam na sociedade capitalista e patriarcal. Por fim, compreende-se ser urgente que a EA crítica incorpore as perspectivas de gênero e classe em suas análises e considera-se que o ecofeminismo crítico pode contribuir para a construção de uma EA crítica, popular e feminista.
id USF_ba713534c596582778109a34495b372a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1357
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feministaEste artigo elabora uma reflexão crítica a respeito da articulação da educação ambiental (EA) e do ecofeminismo, ambos de vertente crítica. Para isso, analisa o conceito e as perspectivas da EA e do ecofeminismo, incorporando ao debate a Teoria da Reprodução Social. O objetivo do texto é demonstrar que esta articulação teórica produz uma potente lente epistemológica, a qual permite perceber as opressões que as mulheres enfrentam na sociedade capitalista e patriarcal. Por fim, compreende-se ser urgente que a EA crítica incorpore as perspectivas de gênero e classe em suas análises e considera-se que o ecofeminismo crítico pode contribuir para a construção de uma EA crítica, popular e feminista.Universidade São Francisco2022-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/135710.24933/horizontes.v40i1.1357Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220372317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1357/656Copyright (c) 2022 Lisiana Lawson Terra da Silva, André Luis Castro de freitashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lisiana Lawson Terra daFreitas, André Luis Castro de2022-12-21T20:46:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1357Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.168352Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
title Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
spellingShingle Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
Silva, Lisiana Lawson Terra da
title_short Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
title_full Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
title_fullStr Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
title_full_unstemmed Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
title_sort Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
author Silva, Lisiana Lawson Terra da
author_facet Silva, Lisiana Lawson Terra da
Freitas, André Luis Castro de
author_role author
author2 Freitas, André Luis Castro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lisiana Lawson Terra da
Freitas, André Luis Castro de
description Este artigo elabora uma reflexão crítica a respeito da articulação da educação ambiental (EA) e do ecofeminismo, ambos de vertente crítica. Para isso, analisa o conceito e as perspectivas da EA e do ecofeminismo, incorporando ao debate a Teoria da Reprodução Social. O objetivo do texto é demonstrar que esta articulação teórica produz uma potente lente epistemológica, a qual permite perceber as opressões que as mulheres enfrentam na sociedade capitalista e patriarcal. Por fim, compreende-se ser urgente que a EA crítica incorpore as perspectivas de gênero e classe em suas análises e considera-se que o ecofeminismo crítico pode contribuir para a construção de uma EA crítica, popular e feminista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1357
10.24933/horizontes.v40i1.1357
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1357
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1357/656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lisiana Lawson Terra da Silva, André Luis Castro de freitas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lisiana Lawson Terra da Silva, André Luis Castro de freitas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022037
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440770842624