Educação Ambiental e Epistemologia Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Carlos Frederico B.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
DOI: 10.14295/remea.v32i2.5536
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5536
Resumo: Neste artigo, expomos aspectos constitutivos de uma epistemologia crítica, em suas interfaces com a educação ambiental. Os argumentos desenvolvidos foram apresentados no GT1 Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Educação Ambiental, durante o XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) e II Colóquio Internacional da Rede de Pesquisa em Educação Ambiental e VI Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul, realizado em agosto de 2015, Guarapuava/Paraná. Para fins de delimitação, iniciamos com seus pressupostos, naquilo que a diferencia de outras epistemologias e a partir de categorias marxianas. Em seguida, tratamos de sua especificidade no que se refere à questão ambiental, evidenciando a sua pertinência para a compreensão desta e para a produção do conhecimento em uma perspectiva crítico-transformadora de educação ambiental.
id FURG-9_094c8d8d39f9d7cfa3a3d2c2a1521bc5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5536
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
spelling Educação Ambiental e Epistemologia CríticaEpistemologia crítica – materialismo históricodialéticoeducação ambientalNeste artigo, expomos aspectos constitutivos de uma epistemologia crítica, em suas interfaces com a educação ambiental. Os argumentos desenvolvidos foram apresentados no GT1 Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Educação Ambiental, durante o XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) e II Colóquio Internacional da Rede de Pesquisa em Educação Ambiental e VI Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul, realizado em agosto de 2015, Guarapuava/Paraná. Para fins de delimitação, iniciamos com seus pressupostos, naquilo que a diferencia de outras epistemologias e a partir de categorias marxianas. Em seguida, tratamos de sua especificidade no que se refere à questão ambiental, evidenciando a sua pertinência para a compreensão desta e para a produção do conhecimento em uma perspectiva crítico-transformadora de educação ambiental.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/553610.14295/remea.v32i2.5536REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 159-1761517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5536/3443Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro, Carlos Frederico B.2020-11-16T20:58:01Zoai:periodicos.furg.br:article/5536Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
title Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
spellingShingle Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
Loureiro, Carlos Frederico B.
Epistemologia crítica – materialismo histórico
dialético
educação ambiental
Loureiro, Carlos Frederico B.
Epistemologia crítica – materialismo histórico
dialético
educação ambiental
title_short Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
title_full Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
title_fullStr Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
title_sort Educação Ambiental e Epistemologia Crítica
author Loureiro, Carlos Frederico B.
author_facet Loureiro, Carlos Frederico B.
Loureiro, Carlos Frederico B.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Carlos Frederico B.
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia crítica – materialismo histórico
dialético
educação ambiental
topic Epistemologia crítica – materialismo histórico
dialético
educação ambiental
description Neste artigo, expomos aspectos constitutivos de uma epistemologia crítica, em suas interfaces com a educação ambiental. Os argumentos desenvolvidos foram apresentados no GT1 Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Educação Ambiental, durante o XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) e II Colóquio Internacional da Rede de Pesquisa em Educação Ambiental e VI Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul, realizado em agosto de 2015, Guarapuava/Paraná. Para fins de delimitação, iniciamos com seus pressupostos, naquilo que a diferencia de outras epistemologias e a partir de categorias marxianas. Em seguida, tratamos de sua especificidade no que se refere à questão ambiental, evidenciando a sua pertinência para a compreensão desta e para a produção do conhecimento em uma perspectiva crítico-transformadora de educação ambiental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5536
10.14295/remea.v32i2.5536
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5536
identifier_str_mv 10.14295/remea.v32i2.5536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5536/3443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 159-176
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1822182026952835072
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/remea.v32i2.5536