Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
DOI: | 10.24933/horizontes.v30i2.63 |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/63 |
Resumo: | Este artigo investiga a configuração do currículo no curso de formação de professores em nível médio, em uma escola pública estadual. Os dados foram coletados em 2010, 2011 e 2012, por meio de questionários e entrevistas, com 52 jovens. A partir dos depoimentos, foi possível identificar as expectativas em relação à ampliação dos estudos, a introdução no mundo do trabalho, a cultura escolar vivenciada e as lacunas e impasses desse processo de formação. O texto dialoga com o contexto do ensino médio modalidade normal, com as políticas de formação docente, situando a realidade específica da instituição. Evidencia o divórcioentre a formação oferecida ao futuro professor da Educação Básica e as necessidades de profissionalização da carreira docente, em que seja conferido aos egressos o propalado protagonismo no exercício da profissão, onde os trabalhos sejam pensados em contextos sócio/político/econômico/cultural em que acontecem.Palavras-chave: currículo; ensino médio; formação de professores, trabalho docente. Public Education: curriculum and female students education in the high schoolAbstract This article discusses research conducted with female students in the city of Rio de Janeiro about the way the mid-level curriculum has been setting a public school in a training course for teachers. The data were collected in 2010, 2011 and 2012, through questionnaires and interviews with 52 young people. From the interviews, it was possible to identify and engage with the expectations for expansion studies, introducing at work, school culture experienced and gaps and bottlenecks in this process. The text speaks to the high school level normal mode, with training policies, locating the specific reality of the institution, highlighting the divorce between the needs of the school and the professionalization of youth and an educational system that does not offer the possibilities that enable the young, of fully, to cope with life's concrete work in public schools.Keywords: curriculum, high school, teacher training, teaching work. |
id |
USF_bee1966b89571c5aaf6e8f66a6b9588b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/63 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
spelling |
Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médiocurrículoensino médioformação de professorestrabalho docenteEste artigo investiga a configuração do currículo no curso de formação de professores em nível médio, em uma escola pública estadual. Os dados foram coletados em 2010, 2011 e 2012, por meio de questionários e entrevistas, com 52 jovens. A partir dos depoimentos, foi possível identificar as expectativas em relação à ampliação dos estudos, a introdução no mundo do trabalho, a cultura escolar vivenciada e as lacunas e impasses desse processo de formação. O texto dialoga com o contexto do ensino médio modalidade normal, com as políticas de formação docente, situando a realidade específica da instituição. Evidencia o divórcioentre a formação oferecida ao futuro professor da Educação Básica e as necessidades de profissionalização da carreira docente, em que seja conferido aos egressos o propalado protagonismo no exercício da profissão, onde os trabalhos sejam pensados em contextos sócio/político/econômico/cultural em que acontecem.Palavras-chave: currículo; ensino médio; formação de professores, trabalho docente. Public Education: curriculum and female students education in the high schoolAbstract This article discusses research conducted with female students in the city of Rio de Janeiro about the way the mid-level curriculum has been setting a public school in a training course for teachers. The data were collected in 2010, 2011 and 2012, through questionnaires and interviews with 52 young people. From the interviews, it was possible to identify and engage with the expectations for expansion studies, introducing at work, school culture experienced and gaps and bottlenecks in this process. The text speaks to the high school level normal mode, with training policies, locating the specific reality of the institution, highlighting the divorce between the needs of the school and the professionalization of youth and an educational system that does not offer the possibilities that enable the young, of fully, to cope with life's concrete work in public schools.Keywords: curriculum, high school, teacher training, teaching work.Universidade São Francisco2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6310.24933/horizontes.v30i2.63Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v30i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/63/35Azevedo, Leny Cristina Soares SouzaMagalhães, Ligia Karam Corrêa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/63Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.490746Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio |
title |
Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio |
spellingShingle |
Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio Azevedo, Leny Cristina Soares Souza currículo ensino médio formação de professores trabalho docente Azevedo, Leny Cristina Soares Souza currículo ensino médio formação de professores trabalho docente |
title_short |
Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio |
title_full |
Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio |
title_fullStr |
Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio |
title_sort |
Educação pública: currículo e formação de jovens alunas no Ensino Médio |
author |
Azevedo, Leny Cristina Soares Souza |
author_facet |
Azevedo, Leny Cristina Soares Souza Azevedo, Leny Cristina Soares Souza Magalhães, Ligia Karam Corrêa de Magalhães, Ligia Karam Corrêa de |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Ligia Karam Corrêa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Leny Cristina Soares Souza Magalhães, Ligia Karam Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo ensino médio formação de professores trabalho docente |
topic |
currículo ensino médio formação de professores trabalho docente |
description |
Este artigo investiga a configuração do currículo no curso de formação de professores em nível médio, em uma escola pública estadual. Os dados foram coletados em 2010, 2011 e 2012, por meio de questionários e entrevistas, com 52 jovens. A partir dos depoimentos, foi possível identificar as expectativas em relação à ampliação dos estudos, a introdução no mundo do trabalho, a cultura escolar vivenciada e as lacunas e impasses desse processo de formação. O texto dialoga com o contexto do ensino médio modalidade normal, com as políticas de formação docente, situando a realidade específica da instituição. Evidencia o divórcioentre a formação oferecida ao futuro professor da Educação Básica e as necessidades de profissionalização da carreira docente, em que seja conferido aos egressos o propalado protagonismo no exercício da profissão, onde os trabalhos sejam pensados em contextos sócio/político/econômico/cultural em que acontecem.Palavras-chave: currículo; ensino médio; formação de professores, trabalho docente. Public Education: curriculum and female students education in the high schoolAbstract This article discusses research conducted with female students in the city of Rio de Janeiro about the way the mid-level curriculum has been setting a public school in a training course for teachers. The data were collected in 2010, 2011 and 2012, through questionnaires and interviews with 52 young people. From the interviews, it was possible to identify and engage with the expectations for expansion studies, introducing at work, school culture experienced and gaps and bottlenecks in this process. The text speaks to the high school level normal mode, with training policies, locating the specific reality of the institution, highlighting the divorce between the needs of the school and the professionalization of youth and an educational system that does not offer the possibilities that enable the young, of fully, to cope with life's concrete work in public schools.Keywords: curriculum, high school, teacher training, teaching work. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/63 10.24933/horizontes.v30i2.63 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/63 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v30i2.63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/63/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v30i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1822178652187525120 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24933/horizontes.v30i2.63 |