Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-9310-0489 |
Resumo: | Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida. |
id |
UNB_68f067a910a7075f3f3c5da0aa0c7f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/39349 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integralEnsino médio - avaliaçãoEnsino médio - currículosProfessores - formaçãoConsiderando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.Editora Universidade de Brasília2020-08-04T19:56:35Z2020-08-04T19:56:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfWELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo (org.). Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349https://orcid.org/0000-0003-1450-2004https://orcid.org/0000-0001-9310-0489Copyright (c) 2016 Editora Universidade de Brasília - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessWeller, Wivian (org.)Gauche, Ricardo (org.)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-10T18:39:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/39349Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-10T18:39:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
spellingShingle |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral Weller, Wivian (org.) Ensino médio - avaliação Ensino médio - currículos Professores - formação |
title_short |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title_full |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title_fullStr |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title_full_unstemmed |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title_sort |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
author |
Weller, Wivian (org.) |
author_facet |
Weller, Wivian (org.) Gauche, Ricardo (org.) |
author_role |
author |
author2 |
Gauche, Ricardo (org.) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weller, Wivian (org.) Gauche, Ricardo (org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio - avaliação Ensino médio - currículos Professores - formação |
topic |
Ensino médio - avaliação Ensino médio - currículos Professores - formação |
description |
Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-08-04T19:56:35Z 2020-08-04T19:56:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
WELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo (org.). Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-9310-0489 |
identifier_str_mv |
WELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo (org.). Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-9310-0489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508163284598784 |