Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551 |
Resumo: | Investigam-se contribuições de um curso de extensão online que promoveu reflexões e espaços de aprendizagem relativos ao ensino de matemática e à tecnologia informática. Analisam-se o percurso percorrido pelos participantes, os conhecimentos mobilizados e suas aprendizagens. Optou-se pelo estudo de caso do curso. Tomaram-se como dados depoimentos dos participantes registrados nas atividades. Revelou-se a importância de eleger o diálogo e o trabalho com o outro como estratégias formativas conectadas por momentos de estudos sobre a articulação entre tecnologia informática e o ensino de matemática; de análise e experimentação de softwares; e de planejamento e discussão de situações de ensino. |
id |
USF_c8af4ebb5ecf0afb705a989256bfb43b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/551 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professoresInvestigam-se contribuições de um curso de extensão online que promoveu reflexões e espaços de aprendizagem relativos ao ensino de matemática e à tecnologia informática. Analisam-se o percurso percorrido pelos participantes, os conhecimentos mobilizados e suas aprendizagens. Optou-se pelo estudo de caso do curso. Tomaram-se como dados depoimentos dos participantes registrados nas atividades. Revelou-se a importância de eleger o diálogo e o trabalho com o outro como estratégias formativas conectadas por momentos de estudos sobre a articulação entre tecnologia informática e o ensino de matemática; de análise e experimentação de softwares; e de planejamento e discussão de situações de ensino.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/55110.24933/horizontes.v37i0.551Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190012317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551/330Souza, Ana Paula Gestoso dePassos, Cármen Lucia Brancaglioninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:18Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/551Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:05.264237Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores |
title |
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores |
spellingShingle |
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores Souza, Ana Paula Gestoso de |
title_short |
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores |
title_full |
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores |
title_fullStr |
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores |
title_full_unstemmed |
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores |
title_sort |
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores |
author |
Souza, Ana Paula Gestoso de |
author_facet |
Souza, Ana Paula Gestoso de Passos, Cármen Lucia Brancaglion |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Cármen Lucia Brancaglion |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Gestoso de Passos, Cármen Lucia Brancaglion |
description |
Investigam-se contribuições de um curso de extensão online que promoveu reflexões e espaços de aprendizagem relativos ao ensino de matemática e à tecnologia informática. Analisam-se o percurso percorrido pelos participantes, os conhecimentos mobilizados e suas aprendizagens. Optou-se pelo estudo de caso do curso. Tomaram-se como dados depoimentos dos participantes registrados nas atividades. Revelou-se a importância de eleger o diálogo e o trabalho com o outro como estratégias formativas conectadas por momentos de estudos sobre a articulação entre tecnologia informática e o ensino de matemática; de análise e experimentação de softwares; e de planejamento e discussão de situações de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551 10.24933/horizontes.v37i0.551 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551/330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019001 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439499968512 |