Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Gestoso de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Passos, Cármen Lucia Brancaglion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551
Resumo: Investigam-se contribuições de um curso de extensão online que promoveu reflexões e espaços de aprendizagem relativos ao ensino de matemática e à tecnologia informática. Analisam-se o percurso percorrido pelos participantes, os conhecimentos mobilizados e suas aprendizagens. Optou-se pelo estudo de caso do curso. Tomaram-se como dados depoimentos dos participantes registrados nas atividades. Revelou-se a importância de eleger o diálogo e o trabalho com o outro como estratégias formativas conectadas por momentos de estudos sobre a articulação entre tecnologia informática e o ensino de matemática; de análise e experimentação de softwares; e de planejamento e discussão de situações de ensino.
id USF_c8af4ebb5ecf0afb705a989256bfb43b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/551
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professoresInvestigam-se contribuições de um curso de extensão online que promoveu reflexões e espaços de aprendizagem relativos ao ensino de matemática e à tecnologia informática. Analisam-se o percurso percorrido pelos participantes, os conhecimentos mobilizados e suas aprendizagens. Optou-se pelo estudo de caso do curso. Tomaram-se como dados depoimentos dos participantes registrados nas atividades. Revelou-se a importância de eleger o diálogo e o trabalho com o outro como estratégias formativas conectadas por momentos de estudos sobre a articulação entre tecnologia informática e o ensino de matemática; de análise e experimentação de softwares; e de planejamento e discussão de situações de ensino.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/55110.24933/horizontes.v37i0.551Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190012317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551/330Souza, Ana Paula Gestoso dePassos, Cármen Lucia Brancaglioninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:18Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/551Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:05.264237Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
title Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
spellingShingle Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
Souza, Ana Paula Gestoso de
title_short Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
title_full Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
title_fullStr Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
title_full_unstemmed Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
title_sort Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
author Souza, Ana Paula Gestoso de
author_facet Souza, Ana Paula Gestoso de
Passos, Cármen Lucia Brancaglion
author_role author
author2 Passos, Cármen Lucia Brancaglion
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Gestoso de
Passos, Cármen Lucia Brancaglion
description Investigam-se contribuições de um curso de extensão online que promoveu reflexões e espaços de aprendizagem relativos ao ensino de matemática e à tecnologia informática. Analisam-se o percurso percorrido pelos participantes, os conhecimentos mobilizados e suas aprendizagens. Optou-se pelo estudo de caso do curso. Tomaram-se como dados depoimentos dos participantes registrados nas atividades. Revelou-se a importância de eleger o diálogo e o trabalho com o outro como estratégias formativas conectadas por momentos de estudos sobre a articulação entre tecnologia informática e o ensino de matemática; de análise e experimentação de softwares; e de planejamento e discussão de situações de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551
10.24933/horizontes.v37i0.551
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/551/330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019001
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439499968512