Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Gestoso de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868
Resumo: Este estudo identificou a receptividade ao software SuperLogo por licenciandos em Pedagogia e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um curso de extensão online, e investigou o modo como eles propuseram o uso do recurso tecnológico. Para tanto, analisou-se a participação dos cursistas nos fóruns de discussão sobre o SuperLogo e o processo de planejamento de aulas que propunham o uso do software. A análise dos dados evidencia que os cursistas foram receptivos à proposta e que o motivo que alavancou a atividade foi a necessidade de eles elaborarem as aulas, utilizando o SuperLogo como um recurso didático. Assim, eles colocaram em movimento o software, as ideias pedagógicas, as ideias das estratégias de ensino, os conceitos matemáticos, o conhecimento que possuem sobre a aprendizagem dos alunos, dentre outros. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital.
id UNESP-14_9e862421f0b295d955d4d87e26299162
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9868
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos IniciaisEducação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital.Este estudo identificou a receptividade ao software SuperLogo por licenciandos em Pedagogia e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um curso de extensão online, e investigou o modo como eles propuseram o uso do recurso tecnológico. Para tanto, analisou-se a participação dos cursistas nos fóruns de discussão sobre o SuperLogo e o processo de planejamento de aulas que propunham o uso do software. A análise dos dados evidencia que os cursistas foram receptivos à proposta e que o motivo que alavancou a atividade foi a necessidade de eles elaborarem as aulas, utilizando o SuperLogo como um recurso didático. Assim, eles colocaram em movimento o software, as ideias pedagógicas, as ideias das estratégias de ensino, os conceitos matemáticos, o conhecimento que possuem sobre a aprendizagem dos alunos, dentre outros. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso.application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1023-10421980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868/7288https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868/10459Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Paula Gestoso dePassos, Cármen Lúcia Brancaglion2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9868Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
title Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
spellingShingle Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
Souza, Ana Paula Gestoso de
Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital.
title_short Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
title_full Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
title_fullStr Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
title_full_unstemmed Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
title_sort Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
author Souza, Ana Paula Gestoso de
author_facet Souza, Ana Paula Gestoso de
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author_role author
author2 Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Gestoso de
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital.
topic Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital.
description Este estudo identificou a receptividade ao software SuperLogo por licenciandos em Pedagogia e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um curso de extensão online, e investigou o modo como eles propuseram o uso do recurso tecnológico. Para tanto, analisou-se a participação dos cursistas nos fóruns de discussão sobre o SuperLogo e o processo de planejamento de aulas que propunham o uso do software. A análise dos dados evidencia que os cursistas foram receptivos à proposta e que o motivo que alavancou a atividade foi a necessidade de eles elaborarem as aulas, utilizando o SuperLogo como um recurso didático. Assim, eles colocaram em movimento o software, as ideias pedagógicas, as ideias das estratégias de ensino, os conceitos matemáticos, o conhecimento que possuem sobre a aprendizagem dos alunos, dentre outros. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de caso.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868/7288
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868/10459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1023-1042
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875489366016