Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868 |
Resumo: | Este estudo identificou a receptividade ao software SuperLogo por licenciandos em Pedagogia e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um curso de extensão online, e investigou o modo como eles propuseram o uso do recurso tecnológico. Para tanto, analisou-se a participação dos cursistas nos fóruns de discussão sobre o SuperLogo e o processo de planejamento de aulas que propunham o uso do software. A análise dos dados evidencia que os cursistas foram receptivos à proposta e que o motivo que alavancou a atividade foi a necessidade de eles elaborarem as aulas, utilizando o SuperLogo como um recurso didático. Assim, eles colocaram em movimento o software, as ideias pedagógicas, as ideias das estratégias de ensino, os conceitos matemáticos, o conhecimento que possuem sobre a aprendizagem dos alunos, dentre outros. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital. |
id |
UNESP-14_9e862421f0b295d955d4d87e26299162 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9868 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos IniciaisEducação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital.Este estudo identificou a receptividade ao software SuperLogo por licenciandos em Pedagogia e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um curso de extensão online, e investigou o modo como eles propuseram o uso do recurso tecnológico. Para tanto, analisou-se a participação dos cursistas nos fóruns de discussão sobre o SuperLogo e o processo de planejamento de aulas que propunham o uso do software. A análise dos dados evidencia que os cursistas foram receptivos à proposta e que o motivo que alavancou a atividade foi a necessidade de eles elaborarem as aulas, utilizando o SuperLogo como um recurso didático. Assim, eles colocaram em movimento o software, as ideias pedagógicas, as ideias das estratégias de ensino, os conceitos matemáticos, o conhecimento que possuem sobre a aprendizagem dos alunos, dentre outros. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso.application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1023-10421980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868/7288https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868/10459Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Paula Gestoso dePassos, Cármen Lúcia Brancaglion2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9868Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais |
title |
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais |
spellingShingle |
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais Souza, Ana Paula Gestoso de Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital. |
title_short |
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais |
title_full |
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais |
title_fullStr |
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais |
title_full_unstemmed |
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais |
title_sort |
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais |
author |
Souza, Ana Paula Gestoso de |
author_facet |
Souza, Ana Paula Gestoso de Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Gestoso de Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital. |
topic |
Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital. |
description |
Este estudo identificou a receptividade ao software SuperLogo por licenciandos em Pedagogia e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um curso de extensão online, e investigou o modo como eles propuseram o uso do recurso tecnológico. Para tanto, analisou-se a participação dos cursistas nos fóruns de discussão sobre o SuperLogo e o processo de planejamento de aulas que propunham o uso do software. A análise dos dados evidencia que os cursistas foram receptivos à proposta e que o motivo que alavancou a atividade foi a necessidade de eles elaborarem as aulas, utilizando o SuperLogo como um recurso didático. Assim, eles colocaram em movimento o software, as ideias pedagógicas, as ideias das estratégias de ensino, os conceitos matemáticos, o conhecimento que possuem sobre a aprendizagem dos alunos, dentre outros. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. SuperLogo. Tecnologia Digital. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de caso. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868/7288 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9868/10459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1023-1042 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875489366016 |