Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648 |
Resumo: | Através de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, este estudo buscou averiguar de que forma a investigação, quando utilizada como estratégia de ensino em sala de aula, pode auxiliar no desenvolvimento do potencial criativo dos alunos. Entende-se que a criatividade é necessária em certo nível para toda pessoa, a fim de identificar e solucionar problemas que surgem no cotidiano. Para tanto, ao fazer uso da prática investigativa, o professor instigará seus alunos a se posicionarem perante situações, construírem seu conhecimento com a interação de todos, proporcionando autonomia e senso crítico em seus alunos e consequentemente, o desenvolvimento da capacidade criativa. |
id |
USF_c9f1c229901f827f487e08070118b2ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/648 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantesAtravés de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, este estudo buscou averiguar de que forma a investigação, quando utilizada como estratégia de ensino em sala de aula, pode auxiliar no desenvolvimento do potencial criativo dos alunos. Entende-se que a criatividade é necessária em certo nível para toda pessoa, a fim de identificar e solucionar problemas que surgem no cotidiano. Para tanto, ao fazer uso da prática investigativa, o professor instigará seus alunos a se posicionarem perante situações, construírem seu conhecimento com a interação de todos, proporcionando autonomia e senso crítico em seus alunos e consequentemente, o desenvolvimento da capacidade criativa.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64810.24933/horizontes.v37i0.648Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190092317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648/338Pederiva, VanessaSilva, Jacqueline Silva dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/648Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.137531Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes |
title |
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes |
spellingShingle |
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes Pederiva, Vanessa |
title_short |
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes |
title_full |
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes |
title_fullStr |
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes |
title_full_unstemmed |
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes |
title_sort |
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes |
author |
Pederiva, Vanessa |
author_facet |
Pederiva, Vanessa Silva, Jacqueline Silva da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jacqueline Silva da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pederiva, Vanessa Silva, Jacqueline Silva da |
description |
Através de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, este estudo buscou averiguar de que forma a investigação, quando utilizada como estratégia de ensino em sala de aula, pode auxiliar no desenvolvimento do potencial criativo dos alunos. Entende-se que a criatividade é necessária em certo nível para toda pessoa, a fim de identificar e solucionar problemas que surgem no cotidiano. Para tanto, ao fazer uso da prática investigativa, o professor instigará seus alunos a se posicionarem perante situações, construírem seu conhecimento com a interação de todos, proporcionando autonomia e senso crítico em seus alunos e consequentemente, o desenvolvimento da capacidade criativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648 10.24933/horizontes.v37i0.648 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019009 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439801958400 |