Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pederiva, Vanessa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Jacqueline Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648
Resumo: Através de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, este estudo buscou averiguar de que forma a investigação, quando utilizada como estratégia de ensino em sala de aula, pode auxiliar no desenvolvimento do potencial criativo dos alunos. Entende-se que a criatividade é necessária em certo nível para toda pessoa, a fim de identificar e solucionar problemas que surgem no cotidiano. Para tanto, ao fazer uso da prática investigativa, o professor instigará seus alunos a se posicionarem perante situações, construírem seu conhecimento com a interação de todos, proporcionando autonomia e senso crítico em seus alunos e consequentemente, o desenvolvimento da capacidade criativa.
id USF_c9f1c229901f827f487e08070118b2ff
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/648
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantesAtravés de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, este estudo buscou averiguar de que forma a investigação, quando utilizada como estratégia de ensino em sala de aula, pode auxiliar no desenvolvimento do potencial criativo dos alunos. Entende-se que a criatividade é necessária em certo nível para toda pessoa, a fim de identificar e solucionar problemas que surgem no cotidiano. Para tanto, ao fazer uso da prática investigativa, o professor instigará seus alunos a se posicionarem perante situações, construírem seu conhecimento com a interação de todos, proporcionando autonomia e senso crítico em seus alunos e consequentemente, o desenvolvimento da capacidade criativa.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64810.24933/horizontes.v37i0.648Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190092317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648/338Pederiva, VanessaSilva, Jacqueline Silva dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/648Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.137531Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
title Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
spellingShingle Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
Pederiva, Vanessa
title_short Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
title_full Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
title_fullStr Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
title_full_unstemmed Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
title_sort Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
author Pederiva, Vanessa
author_facet Pederiva, Vanessa
Silva, Jacqueline Silva da
author_role author
author2 Silva, Jacqueline Silva da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pederiva, Vanessa
Silva, Jacqueline Silva da
description Através de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, este estudo buscou averiguar de que forma a investigação, quando utilizada como estratégia de ensino em sala de aula, pode auxiliar no desenvolvimento do potencial criativo dos alunos. Entende-se que a criatividade é necessária em certo nível para toda pessoa, a fim de identificar e solucionar problemas que surgem no cotidiano. Para tanto, ao fazer uso da prática investigativa, o professor instigará seus alunos a se posicionarem perante situações, construírem seu conhecimento com a interação de todos, proporcionando autonomia e senso crítico em seus alunos e consequentemente, o desenvolvimento da capacidade criativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648
10.24933/horizontes.v37i0.648
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648/338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019009
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439801958400