Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250 |
Resumo: | ResumoO presente artigo tem como objetivo problematizar o cotidiano na educação infantil e sua relação com o discurso contemporâneo sobre a infância, colocando em análise a definição atual de criança presente nas políticas públicas e nas legislações no âmbito da educação. A análise proposta tem como ponto de partida a experiência de uma das autoras em uma creche situada no município do Rio de Janeiro, de onde são apontados alguns elementos constitutivos das políticas públicas de educação e seus discursos sobre infância, sobretudo aqueles que enquadram o “ser criança” pelo que lhe falta, pelo que não sabem/fazem/conhecem, desconsiderando-as em suas singularidades. A metodologia escolhida para esse estudo é a pesquisa-intervenção, ferramenta da Análise Institucional, em que o conhecimento se produz a partir da problematização das intervenções do pesquisador e de suas implicações com o objeto de pesquisa. Como referências teóricas são utilizadas fundamentalmente as abordagens de Amarante (2012), Foucault (2004) e Guattari e Rolnik (1986).Palavras-chave: diversidade; cultura; infância; cotidiano; subjetividade.Cultural diversity, subjectivity production and childhood: thinking the daily life in early childhood educationAbstractThis article aims to discuss the daily life in early childhood education and its relation to the contemporary discourse about childhood, taking into question the current definition of child that is found in public policy and legislation of the field of education.The proposed analysis takes as it’s starting point the experience of one of the authors at a daycare center in the municipality of Rio de Janeiro, from which some constituent elements of public education policies and their speeches about childhood are pointed, especially those which take the "child being" for what they lack, for what they do not know/do, disregarding them in their singularities.The methodology chosen for this study is the research-intervention, Institutional Analysis tool, from which knowledge is produced from the questioning of the interventions of the researcher and its implications with the research object.Keywords: diversity; culture; childhood; everyday; subjectivity. |
id |
USF_d2ced04d9de1633770d5cf613af55533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/250 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantildiversidadeculturainfânciacotidianosubjetividade.ResumoO presente artigo tem como objetivo problematizar o cotidiano na educação infantil e sua relação com o discurso contemporâneo sobre a infância, colocando em análise a definição atual de criança presente nas políticas públicas e nas legislações no âmbito da educação. A análise proposta tem como ponto de partida a experiência de uma das autoras em uma creche situada no município do Rio de Janeiro, de onde são apontados alguns elementos constitutivos das políticas públicas de educação e seus discursos sobre infância, sobretudo aqueles que enquadram o “ser criança” pelo que lhe falta, pelo que não sabem/fazem/conhecem, desconsiderando-as em suas singularidades. A metodologia escolhida para esse estudo é a pesquisa-intervenção, ferramenta da Análise Institucional, em que o conhecimento se produz a partir da problematização das intervenções do pesquisador e de suas implicações com o objeto de pesquisa. Como referências teóricas são utilizadas fundamentalmente as abordagens de Amarante (2012), Foucault (2004) e Guattari e Rolnik (1986).Palavras-chave: diversidade; cultura; infância; cotidiano; subjetividade.Cultural diversity, subjectivity production and childhood: thinking the daily life in early childhood educationAbstractThis article aims to discuss the daily life in early childhood education and its relation to the contemporary discourse about childhood, taking into question the current definition of child that is found in public policy and legislation of the field of education.The proposed analysis takes as it’s starting point the experience of one of the authors at a daycare center in the municipality of Rio de Janeiro, from which some constituent elements of public education policies and their speeches about childhood are pointed, especially those which take the "child being" for what they lack, for what they do not know/do, disregarding them in their singularities.The methodology chosen for this study is the research-intervention, Institutional Analysis tool, from which knowledge is produced from the questioning of the interventions of the researcher and its implications with the research object.Keywords: diversity; culture; childhood; everyday; subjectivity.Universidade São Francisco2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25010.24933/horizontes.v33i2.250Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250/90Siqueira, Kassia de Oliveira MartinsBueno, MarinaSouza, Taísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/250Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:00.143884Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil |
title |
Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil |
spellingShingle |
Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil Siqueira, Kassia de Oliveira Martins diversidade cultura infância cotidiano subjetividade. |
title_short |
Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil |
title_full |
Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil |
title_fullStr |
Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil |
title_sort |
Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil |
author |
Siqueira, Kassia de Oliveira Martins |
author_facet |
Siqueira, Kassia de Oliveira Martins Bueno, Marina Souza, Taís |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Marina Souza, Taís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Kassia de Oliveira Martins Bueno, Marina Souza, Taís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diversidade cultura infância cotidiano subjetividade. |
topic |
diversidade cultura infância cotidiano subjetividade. |
description |
ResumoO presente artigo tem como objetivo problematizar o cotidiano na educação infantil e sua relação com o discurso contemporâneo sobre a infância, colocando em análise a definição atual de criança presente nas políticas públicas e nas legislações no âmbito da educação. A análise proposta tem como ponto de partida a experiência de uma das autoras em uma creche situada no município do Rio de Janeiro, de onde são apontados alguns elementos constitutivos das políticas públicas de educação e seus discursos sobre infância, sobretudo aqueles que enquadram o “ser criança” pelo que lhe falta, pelo que não sabem/fazem/conhecem, desconsiderando-as em suas singularidades. A metodologia escolhida para esse estudo é a pesquisa-intervenção, ferramenta da Análise Institucional, em que o conhecimento se produz a partir da problematização das intervenções do pesquisador e de suas implicações com o objeto de pesquisa. Como referências teóricas são utilizadas fundamentalmente as abordagens de Amarante (2012), Foucault (2004) e Guattari e Rolnik (1986).Palavras-chave: diversidade; cultura; infância; cotidiano; subjetividade.Cultural diversity, subjectivity production and childhood: thinking the daily life in early childhood educationAbstractThis article aims to discuss the daily life in early childhood education and its relation to the contemporary discourse about childhood, taking into question the current definition of child that is found in public policy and legislation of the field of education.The proposed analysis takes as it’s starting point the experience of one of the authors at a daycare center in the municipality of Rio de Janeiro, from which some constituent elements of public education policies and their speeches about childhood are pointed, especially those which take the "child being" for what they lack, for what they do not know/do, disregarding them in their singularities.The methodology chosen for this study is the research-intervention, Institutional Analysis tool, from which knowledge is produced from the questioning of the interventions of the researcher and its implications with the research object.Keywords: diversity; culture; childhood; everyday; subjectivity. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250 10.24933/horizontes.v33i2.250 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i2.250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250/90 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438970437632 |