Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Kassia de Oliveira Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bueno, Marina, Souza, Taís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250
Resumo: ResumoO presente artigo tem como objetivo problematizar o cotidiano na educação infantil e sua relação com o discurso contemporâneo sobre a infância, colocando em análise a definição atual de criança presente nas políticas públicas e nas legislações no âmbito da educação. A análise proposta tem como ponto de partida a experiência de uma das autoras em uma creche situada no município do Rio de Janeiro, de onde são apontados alguns elementos constitutivos das políticas públicas de educação e seus discursos sobre infância, sobretudo aqueles que enquadram o “ser criança” pelo que lhe falta, pelo que não sabem/fazem/conhecem, desconsiderando-as em suas singularidades. A metodologia escolhida para esse estudo é a pesquisa-intervenção, ferramenta da Análise Institucional, em que o conhecimento se produz a partir da problematização das intervenções do pesquisador e de suas implicações com o objeto de pesquisa. Como referências teóricas são utilizadas fundamentalmente as abordagens de Amarante (2012), Foucault (2004) e Guattari e Rolnik (1986).Palavras-chave: diversidade; cultura; infância; cotidiano; subjetividade.Cultural diversity, subjectivity production and childhood: thinking the daily life in early childhood educationAbstractThis article aims to discuss the daily life in early childhood education and its relation to the contemporary discourse about childhood, taking into question the current definition of child that is found in public policy and legislation of the field of education.The proposed analysis takes as it’s starting point the experience of one of the authors at a daycare center in the municipality of Rio de Janeiro, from which some constituent elements of public education policies and their speeches about childhood are pointed, especially those which take the "child being" for what they lack, for what they do not know/do, disregarding them in their singularities.The methodology chosen for this study is the research-intervention, Institutional Analysis tool, from which knowledge is produced from the questioning of the interventions of the researcher and its implications with the research object.Keywords: diversity; culture; childhood; everyday; subjectivity.
id USF_d2ced04d9de1633770d5cf613af55533
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/250
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantildiversidadeculturainfânciacotidianosubjetividade.ResumoO presente artigo tem como objetivo problematizar o cotidiano na educação infantil e sua relação com o discurso contemporâneo sobre a infância, colocando em análise a definição atual de criança presente nas políticas públicas e nas legislações no âmbito da educação. A análise proposta tem como ponto de partida a experiência de uma das autoras em uma creche situada no município do Rio de Janeiro, de onde são apontados alguns elementos constitutivos das políticas públicas de educação e seus discursos sobre infância, sobretudo aqueles que enquadram o “ser criança” pelo que lhe falta, pelo que não sabem/fazem/conhecem, desconsiderando-as em suas singularidades. A metodologia escolhida para esse estudo é a pesquisa-intervenção, ferramenta da Análise Institucional, em que o conhecimento se produz a partir da problematização das intervenções do pesquisador e de suas implicações com o objeto de pesquisa. Como referências teóricas são utilizadas fundamentalmente as abordagens de Amarante (2012), Foucault (2004) e Guattari e Rolnik (1986).Palavras-chave: diversidade; cultura; infância; cotidiano; subjetividade.Cultural diversity, subjectivity production and childhood: thinking the daily life in early childhood educationAbstractThis article aims to discuss the daily life in early childhood education and its relation to the contemporary discourse about childhood, taking into question the current definition of child that is found in public policy and legislation of the field of education.The proposed analysis takes as it’s starting point the experience of one of the authors at a daycare center in the municipality of Rio de Janeiro, from which some constituent elements of public education policies and their speeches about childhood are pointed, especially those which take the "child being" for what they lack, for what they do not know/do, disregarding them in their singularities.The methodology chosen for this study is the research-intervention, Institutional Analysis tool, from which knowledge is produced from the questioning of the interventions of the researcher and its implications with the research object.Keywords: diversity; culture; childhood; everyday; subjectivity.Universidade São Francisco2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/25010.24933/horizontes.v33i2.250Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250/90Siqueira, Kassia de Oliveira MartinsBueno, MarinaSouza, Taísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/250Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:00.143884Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
title Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
spellingShingle Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
Siqueira, Kassia de Oliveira Martins
diversidade
cultura
infância
cotidiano
subjetividade.
title_short Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
title_full Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
title_fullStr Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
title_full_unstemmed Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
title_sort Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
author Siqueira, Kassia de Oliveira Martins
author_facet Siqueira, Kassia de Oliveira Martins
Bueno, Marina
Souza, Taís
author_role author
author2 Bueno, Marina
Souza, Taís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Kassia de Oliveira Martins
Bueno, Marina
Souza, Taís
dc.subject.por.fl_str_mv diversidade
cultura
infância
cotidiano
subjetividade.
topic diversidade
cultura
infância
cotidiano
subjetividade.
description ResumoO presente artigo tem como objetivo problematizar o cotidiano na educação infantil e sua relação com o discurso contemporâneo sobre a infância, colocando em análise a definição atual de criança presente nas políticas públicas e nas legislações no âmbito da educação. A análise proposta tem como ponto de partida a experiência de uma das autoras em uma creche situada no município do Rio de Janeiro, de onde são apontados alguns elementos constitutivos das políticas públicas de educação e seus discursos sobre infância, sobretudo aqueles que enquadram o “ser criança” pelo que lhe falta, pelo que não sabem/fazem/conhecem, desconsiderando-as em suas singularidades. A metodologia escolhida para esse estudo é a pesquisa-intervenção, ferramenta da Análise Institucional, em que o conhecimento se produz a partir da problematização das intervenções do pesquisador e de suas implicações com o objeto de pesquisa. Como referências teóricas são utilizadas fundamentalmente as abordagens de Amarante (2012), Foucault (2004) e Guattari e Rolnik (1986).Palavras-chave: diversidade; cultura; infância; cotidiano; subjetividade.Cultural diversity, subjectivity production and childhood: thinking the daily life in early childhood educationAbstractThis article aims to discuss the daily life in early childhood education and its relation to the contemporary discourse about childhood, taking into question the current definition of child that is found in public policy and legislation of the field of education.The proposed analysis takes as it’s starting point the experience of one of the authors at a daycare center in the municipality of Rio de Janeiro, from which some constituent elements of public education policies and their speeches about childhood are pointed, especially those which take the "child being" for what they lack, for what they do not know/do, disregarding them in their singularities.The methodology chosen for this study is the research-intervention, Institutional Analysis tool, from which knowledge is produced from the questioning of the interventions of the researcher and its implications with the research object.Keywords: diversity; culture; childhood; everyday; subjectivity.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250
10.24933/horizontes.v33i2.250
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/250/90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438970437632