O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brocardo, Rosangela Oro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa-Hubes, Terezinha da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/86
Resumo: Tendo em vista a perspectiva de que os gêneros textuais podem ser tomados como instrumento para mediar o processo ensino-aprendizagem da língua e das marcas discursivas que a constituem, torna-se importante encontrar caminhos para ensiná-los. Nesse sentido, propomos um trabalho pautado na proposta de trabalho da Sequência Didática (SD), conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e adaptação de Costa-Hübes (2008), constituído a partir da elaboração de Modelo Didático do Gênero (MDG), segundo as orientações de Schneuwly e Dolz (2004) e Machado e Cristóvão (2006). O objetivo reside na tentativa de aclarar os propósitos do trabalho com o gênero na sala de aula, ampliando o conhecimento sobre sua função social, seu contexto de produção, sua organização composicional e suas marcas linguísticas. Palavras-chave: Gênero Textual; Sequência Didática; Modelo Didático de Gênero; Reportagem Impressa.The printed report genre in the classroom: a working proposal from the development of a Didactic Model Gender and Didactic Sequence AbstractGiven the prospect that textual genres can be taken as a tool to mediate the teaching-learning process of the language and discursive marks that constitute them, it becomes important to find ways to teach them. In this direction, we suggest a study based on the Didactic Sequence (DS) work proposal, as proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and adaptation of Costa-Hübes (2008), constituted from the development of a Didactic Model of Genre (DMG), according to the guidelines of Schneuwly and Dolz (2004) and Machado and Cristóvão (2006). The objective consists in the attempt to clarify the purposes of the work with the genre in the classroom, expanding the knowledge about its social role, its context of production, its compositional organization and its linguistic marks.Keywords: Textual Genre; Didactic Sequence, Didactic Model of Genre; Printed Report.
id USF_d5ad55a9958da1f2214d3605911af9f3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/86
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência DidáticaGênero TextualSequência DidáticaModelo Didático de GêneroReportagem ImpressaTendo em vista a perspectiva de que os gêneros textuais podem ser tomados como instrumento para mediar o processo ensino-aprendizagem da língua e das marcas discursivas que a constituem, torna-se importante encontrar caminhos para ensiná-los. Nesse sentido, propomos um trabalho pautado na proposta de trabalho da Sequência Didática (SD), conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e adaptação de Costa-Hübes (2008), constituído a partir da elaboração de Modelo Didático do Gênero (MDG), segundo as orientações de Schneuwly e Dolz (2004) e Machado e Cristóvão (2006). O objetivo reside na tentativa de aclarar os propósitos do trabalho com o gênero na sala de aula, ampliando o conhecimento sobre sua função social, seu contexto de produção, sua organização composicional e suas marcas linguísticas. Palavras-chave: Gênero Textual; Sequência Didática; Modelo Didático de Gênero; Reportagem Impressa.The printed report genre in the classroom: a working proposal from the development of a Didactic Model Gender and Didactic Sequence AbstractGiven the prospect that textual genres can be taken as a tool to mediate the teaching-learning process of the language and discursive marks that constitute them, it becomes important to find ways to teach them. In this direction, we suggest a study based on the Didactic Sequence (DS) work proposal, as proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and adaptation of Costa-Hübes (2008), constituted from the development of a Didactic Model of Genre (DMG), according to the guidelines of Schneuwly and Dolz (2004) and Machado and Cristóvão (2006). The objective consists in the attempt to clarify the purposes of the work with the genre in the classroom, expanding the knowledge about its social role, its context of production, its compositional organization and its linguistic marks.Keywords: Textual Genre; Didactic Sequence, Didactic Model of Genre; Printed Report.Universidade São Francisco2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/8610.24933/horizontes.v32i1.86Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/86/41Brocardo, Rosangela OroCosta-Hubes, Terezinha da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/86Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.958970Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática
title O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática
spellingShingle O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática
Brocardo, Rosangela Oro
Gênero Textual
Sequência Didática
Modelo Didático de Gênero
Reportagem Impressa
title_short O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática
title_full O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática
title_fullStr O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática
title_full_unstemmed O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática
title_sort O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática
author Brocardo, Rosangela Oro
author_facet Brocardo, Rosangela Oro
Costa-Hubes, Terezinha da Conceição
author_role author
author2 Costa-Hubes, Terezinha da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brocardo, Rosangela Oro
Costa-Hubes, Terezinha da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero Textual
Sequência Didática
Modelo Didático de Gênero
Reportagem Impressa
topic Gênero Textual
Sequência Didática
Modelo Didático de Gênero
Reportagem Impressa
description Tendo em vista a perspectiva de que os gêneros textuais podem ser tomados como instrumento para mediar o processo ensino-aprendizagem da língua e das marcas discursivas que a constituem, torna-se importante encontrar caminhos para ensiná-los. Nesse sentido, propomos um trabalho pautado na proposta de trabalho da Sequência Didática (SD), conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e adaptação de Costa-Hübes (2008), constituído a partir da elaboração de Modelo Didático do Gênero (MDG), segundo as orientações de Schneuwly e Dolz (2004) e Machado e Cristóvão (2006). O objetivo reside na tentativa de aclarar os propósitos do trabalho com o gênero na sala de aula, ampliando o conhecimento sobre sua função social, seu contexto de produção, sua organização composicional e suas marcas linguísticas. Palavras-chave: Gênero Textual; Sequência Didática; Modelo Didático de Gênero; Reportagem Impressa.The printed report genre in the classroom: a working proposal from the development of a Didactic Model Gender and Didactic Sequence AbstractGiven the prospect that textual genres can be taken as a tool to mediate the teaching-learning process of the language and discursive marks that constitute them, it becomes important to find ways to teach them. In this direction, we suggest a study based on the Didactic Sequence (DS) work proposal, as proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and adaptation of Costa-Hübes (2008), constituted from the development of a Didactic Model of Genre (DMG), according to the guidelines of Schneuwly and Dolz (2004) and Machado and Cristóvão (2006). The objective consists in the attempt to clarify the purposes of the work with the genre in the classroom, expanding the knowledge about its social role, its context of production, its compositional organization and its linguistic marks.Keywords: Textual Genre; Didactic Sequence, Didactic Model of Genre; Printed Report.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/86
10.24933/horizontes.v32i1.86
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/86
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i1.86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/86/41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438886551552