O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644 |
Resumo: | O artigo objetiva entender como se concretiza a política de formação continuada de professores nos textos políticos relacionados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Optou-se, como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores: Bowe; Gold (1992). Contempla-se também Mainardes (2006), detendo-se neste texto, na análise do contexto da produção do texto. Esta pesquisa permitiu inferir à centralidade na formação continuada e no professor alfabetizador, no processo de alfabetização. Destarte, defende-se que, para garantir o sucesso da alfabetização, são primordiais outras ações em conjunto com a formação continuada. |
id |
USF_d77a781677f094f00901e7cc58b8985a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/644 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de textoO artigo objetiva entender como se concretiza a política de formação continuada de professores nos textos políticos relacionados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Optou-se, como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores: Bowe; Gold (1992). Contempla-se também Mainardes (2006), detendo-se neste texto, na análise do contexto da produção do texto. Esta pesquisa permitiu inferir à centralidade na formação continuada e no professor alfabetizador, no processo de alfabetização. Destarte, defende-se que, para garantir o sucesso da alfabetização, são primordiais outras ações em conjunto com a formação continuada.Universidade São Francisco2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64410.24933/horizontes.v37i0.644Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190352317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644/370Pires, Andréa de PaulaSchneckenberg, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/644Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.097247Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto |
title |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto |
spellingShingle |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto Pires, Andréa de Paula |
title_short |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto |
title_full |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto |
title_fullStr |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto |
title_full_unstemmed |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto |
title_sort |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto |
author |
Pires, Andréa de Paula |
author_facet |
Pires, Andréa de Paula Schneckenberg, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Schneckenberg, Marisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Andréa de Paula Schneckenberg, Marisa |
description |
O artigo objetiva entender como se concretiza a política de formação continuada de professores nos textos políticos relacionados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Optou-se, como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores: Bowe; Gold (1992). Contempla-se também Mainardes (2006), detendo-se neste texto, na análise do contexto da produção do texto. Esta pesquisa permitiu inferir à centralidade na formação continuada e no professor alfabetizador, no processo de alfabetização. Destarte, defende-se que, para garantir o sucesso da alfabetização, são primordiais outras ações em conjunto com a formação continuada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644 10.24933/horizontes.v37i0.644 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644/370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019035 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439800909825 |