O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Andréa de Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schneckenberg, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644
Resumo: O artigo objetiva entender como se concretiza a política de formação continuada de professores nos textos políticos relacionados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Optou-se, como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores: Bowe; Gold (1992). Contempla-se também Mainardes (2006), detendo-se neste texto, na análise do contexto da produção do texto. Esta pesquisa permitiu inferir à centralidade na formação continuada e no professor alfabetizador, no processo de alfabetização. Destarte, defende-se que, para garantir o sucesso da alfabetização, são primordiais outras ações em conjunto com a formação continuada.
id USF_d77a781677f094f00901e7cc58b8985a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/644
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de textoO artigo objetiva entender como se concretiza a política de formação continuada de professores nos textos políticos relacionados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Optou-se, como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores: Bowe; Gold (1992). Contempla-se também Mainardes (2006), detendo-se neste texto, na análise do contexto da produção do texto. Esta pesquisa permitiu inferir à centralidade na formação continuada e no professor alfabetizador, no processo de alfabetização. Destarte, defende-se que, para garantir o sucesso da alfabetização, são primordiais outras ações em conjunto com a formação continuada.Universidade São Francisco2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64410.24933/horizontes.v37i0.644Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190352317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644/370Pires, Andréa de PaulaSchneckenberg, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/644Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.097247Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
title O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
spellingShingle O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
Pires, Andréa de Paula
title_short O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
title_full O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
title_fullStr O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
title_full_unstemmed O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
title_sort O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
author Pires, Andréa de Paula
author_facet Pires, Andréa de Paula
Schneckenberg, Marisa
author_role author
author2 Schneckenberg, Marisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Andréa de Paula
Schneckenberg, Marisa
description O artigo objetiva entender como se concretiza a política de formação continuada de professores nos textos políticos relacionados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Optou-se, como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores: Bowe; Gold (1992). Contempla-se também Mainardes (2006), detendo-se neste texto, na análise do contexto da produção do texto. Esta pesquisa permitiu inferir à centralidade na formação continuada e no professor alfabetizador, no processo de alfabetização. Destarte, defende-se que, para garantir o sucesso da alfabetização, são primordiais outras ações em conjunto com a formação continuada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644
10.24933/horizontes.v37i0.644
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/644/370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019035
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439800909825