Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Tânia Guedes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Garcia-Reis, Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218
Resumo: Objetivamos analisar um percurso formativo com estudantes de Letras, que integrou gêneros acadêmico-profissionais e pesquisa em imersão escolar. Considerando principalmente o Interacionismo Sociodiscursivo e os Novos Estudos de Letramentos, buscamos produzir sentido para o discurso dos licenciandos sobre as experiências com a linguagem neste processo formativo. Os dados revelam a) valorização do campo escolar como lócus de pesquisa e formação; b) necessidade de inserir os graduandos em práticas de letramento acadêmico-profissional; c) importância do trabalho coletivo; e d) repercussão frutífera da inserção dos graduandos em práticas de linguagem para a atuação profissional. Compreendemos que o percurso contribuiu com uma formação que possibilita novas estratégias na atuação docente.
id USF_dabcc2e620befe97f2c427083c1ed92c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1218
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística Objetivamos analisar um percurso formativo com estudantes de Letras, que integrou gêneros acadêmico-profissionais e pesquisa em imersão escolar. Considerando principalmente o Interacionismo Sociodiscursivo e os Novos Estudos de Letramentos, buscamos produzir sentido para o discurso dos licenciandos sobre as experiências com a linguagem neste processo formativo. Os dados revelam a) valorização do campo escolar como lócus de pesquisa e formação; b) necessidade de inserir os graduandos em práticas de letramento acadêmico-profissional; c) importância do trabalho coletivo; e d) repercussão frutífera da inserção dos graduandos em práticas de linguagem para a atuação profissional. Compreendemos que o percurso contribuiu com uma formação que possibilita novas estratégias na atuação docente.Universidade São Francisco2022-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121810.24933/horizontes.v40i1.1218Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220022317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218/620Copyright (c) 2022 Tânia Guedes Magalhães, Andréia Garcia-Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia GuedesGarcia-Reis, Andréia2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1218Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.592623Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
title Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
spellingShingle Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
Magalhães, Tânia Guedes
title_short Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
title_full Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
title_fullStr Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
title_full_unstemmed Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
title_sort Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
author Magalhães, Tânia Guedes
author_facet Magalhães, Tânia Guedes
Garcia-Reis, Andréia
author_role author
author2 Garcia-Reis, Andréia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Tânia Guedes
Garcia-Reis, Andréia
description Objetivamos analisar um percurso formativo com estudantes de Letras, que integrou gêneros acadêmico-profissionais e pesquisa em imersão escolar. Considerando principalmente o Interacionismo Sociodiscursivo e os Novos Estudos de Letramentos, buscamos produzir sentido para o discurso dos licenciandos sobre as experiências com a linguagem neste processo formativo. Os dados revelam a) valorização do campo escolar como lócus de pesquisa e formação; b) necessidade de inserir os graduandos em práticas de letramento acadêmico-profissional; c) importância do trabalho coletivo; e d) repercussão frutífera da inserção dos graduandos em práticas de linguagem para a atuação profissional. Compreendemos que o percurso contribuiu com uma formação que possibilita novas estratégias na atuação docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218
10.24933/horizontes.v40i1.1218
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218/620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Tânia Guedes Magalhães, Andréia Garcia-Reis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Tânia Guedes Magalhães, Andréia Garcia-Reis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022002
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440647110656