Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218 |
Resumo: | Objetivamos analisar um percurso formativo com estudantes de Letras, que integrou gêneros acadêmico-profissionais e pesquisa em imersão escolar. Considerando principalmente o Interacionismo Sociodiscursivo e os Novos Estudos de Letramentos, buscamos produzir sentido para o discurso dos licenciandos sobre as experiências com a linguagem neste processo formativo. Os dados revelam a) valorização do campo escolar como lócus de pesquisa e formação; b) necessidade de inserir os graduandos em práticas de letramento acadêmico-profissional; c) importância do trabalho coletivo; e d) repercussão frutífera da inserção dos graduandos em práticas de linguagem para a atuação profissional. Compreendemos que o percurso contribuiu com uma formação que possibilita novas estratégias na atuação docente. |
id |
USF_dabcc2e620befe97f2c427083c1ed92c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1218 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística Objetivamos analisar um percurso formativo com estudantes de Letras, que integrou gêneros acadêmico-profissionais e pesquisa em imersão escolar. Considerando principalmente o Interacionismo Sociodiscursivo e os Novos Estudos de Letramentos, buscamos produzir sentido para o discurso dos licenciandos sobre as experiências com a linguagem neste processo formativo. Os dados revelam a) valorização do campo escolar como lócus de pesquisa e formação; b) necessidade de inserir os graduandos em práticas de letramento acadêmico-profissional; c) importância do trabalho coletivo; e d) repercussão frutífera da inserção dos graduandos em práticas de linguagem para a atuação profissional. Compreendemos que o percurso contribuiu com uma formação que possibilita novas estratégias na atuação docente.Universidade São Francisco2022-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121810.24933/horizontes.v40i1.1218Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220022317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218/620Copyright (c) 2022 Tânia Guedes Magalhães, Andréia Garcia-Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia GuedesGarcia-Reis, Andréia2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1218Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.592623Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística |
title |
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística |
spellingShingle |
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística Magalhães, Tânia Guedes |
title_short |
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística |
title_full |
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística |
title_fullStr |
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística |
title_full_unstemmed |
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística |
title_sort |
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística |
author |
Magalhães, Tânia Guedes |
author_facet |
Magalhães, Tânia Guedes Garcia-Reis, Andréia |
author_role |
author |
author2 |
Garcia-Reis, Andréia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Tânia Guedes Garcia-Reis, Andréia |
description |
Objetivamos analisar um percurso formativo com estudantes de Letras, que integrou gêneros acadêmico-profissionais e pesquisa em imersão escolar. Considerando principalmente o Interacionismo Sociodiscursivo e os Novos Estudos de Letramentos, buscamos produzir sentido para o discurso dos licenciandos sobre as experiências com a linguagem neste processo formativo. Os dados revelam a) valorização do campo escolar como lócus de pesquisa e formação; b) necessidade de inserir os graduandos em práticas de letramento acadêmico-profissional; c) importância do trabalho coletivo; e d) repercussão frutífera da inserção dos graduandos em práticas de linguagem para a atuação profissional. Compreendemos que o percurso contribuiu com uma formação que possibilita novas estratégias na atuação docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218 10.24933/horizontes.v40i1.1218 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1218/620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tânia Guedes Magalhães, Andréia Garcia-Reis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tânia Guedes Magalhães, Andréia Garcia-Reis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022002 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440647110656 |