O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/278 |
Resumo: | ResumoEste estudo investiga as imagens e os textos acerca dos negros no livro paradidático “Capoeira” da autora Sônia Rosa e da ilustradora Rosinha Campos, disponível em listagem de livros escolhidos pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD. A análise é feita a luz de teorias filosóficas. O percurso conceitual parte do pressuposto de que os livros didáticos e paradidáticos ao longo do tempo têm utilizado textos e imagens pejorativas em relação aos negros, daí a necessidade de analisar as produções atuais, visto que existe uma lei específica, a 10.639/03, que obriga o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas em todos os níveisde ensino. Considero importante essa discussão na medida em que o imaginário social brasileiro se nutre de textos e imagens veiculados em livros paradidáticos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem.Palavras-chave: Livro Paradidático; Negros; Lei 10.639/03; PNLD. The Black in the Paradidactic Book: Analyzing the book "Capoeira"Abstract This study investigates the images and paradicdatic texts about blacks in the book "Capoeira", by the author Sônia Rosa and illustrator Sonia Rosa Rosinha Campos, available in list of books chosen by the National Plan for Textbooks - PNLD. The analysis is made in the light of philosophical theories. The conceptual route assumes that the textbooks have used texts and pictures derogatory toward blacks, hence the need to analyze the current productions, since there is a specific law requiring the teaching of history and African and Afro-Brazilian culture in schools at all levels of education, ( law 10.639/03). I consider this discussion important in that the Braziliansocial imaginary is nourished by texts and images conveyed in books textbooks used in the teaching and learning process. Keywords: Paradicdatic Book; blacks; Law 10.639/03; PNLD. |
id |
USF_db3ce4138c2b7e730dcfdf6c2a2fdefe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/278 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira”Livro ParadidáticoNegrosLei 10.639/03PNLDResumoEste estudo investiga as imagens e os textos acerca dos negros no livro paradidático “Capoeira” da autora Sônia Rosa e da ilustradora Rosinha Campos, disponível em listagem de livros escolhidos pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD. A análise é feita a luz de teorias filosóficas. O percurso conceitual parte do pressuposto de que os livros didáticos e paradidáticos ao longo do tempo têm utilizado textos e imagens pejorativas em relação aos negros, daí a necessidade de analisar as produções atuais, visto que existe uma lei específica, a 10.639/03, que obriga o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas em todos os níveisde ensino. Considero importante essa discussão na medida em que o imaginário social brasileiro se nutre de textos e imagens veiculados em livros paradidáticos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem.Palavras-chave: Livro Paradidático; Negros; Lei 10.639/03; PNLD. The Black in the Paradidactic Book: Analyzing the book "Capoeira"Abstract This study investigates the images and paradicdatic texts about blacks in the book "Capoeira", by the author Sônia Rosa and illustrator Sonia Rosa Rosinha Campos, available in list of books chosen by the National Plan for Textbooks - PNLD. The analysis is made in the light of philosophical theories. The conceptual route assumes that the textbooks have used texts and pictures derogatory toward blacks, hence the need to analyze the current productions, since there is a specific law requiring the teaching of history and African and Afro-Brazilian culture in schools at all levels of education, ( law 10.639/03). I consider this discussion important in that the Braziliansocial imaginary is nourished by texts and images conveyed in books textbooks used in the teaching and learning process. Keywords: Paradicdatic Book; blacks; Law 10.639/03; PNLD.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/27810.24933/horizontes.v33i1.278Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/278/69Jesus, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/278Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:00.405048Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira” |
title |
O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira” |
spellingShingle |
O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira” Jesus, Fernando Livro Paradidático Negros Lei 10.639/03 PNLD |
title_short |
O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira” |
title_full |
O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira” |
title_fullStr |
O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira” |
title_full_unstemmed |
O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira” |
title_sort |
O Negro no Livro Paradidático: Analisando o Livro “Capoeira” |
author |
Jesus, Fernando |
author_facet |
Jesus, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Paradidático Negros Lei 10.639/03 PNLD |
topic |
Livro Paradidático Negros Lei 10.639/03 PNLD |
description |
ResumoEste estudo investiga as imagens e os textos acerca dos negros no livro paradidático “Capoeira” da autora Sônia Rosa e da ilustradora Rosinha Campos, disponível em listagem de livros escolhidos pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD. A análise é feita a luz de teorias filosóficas. O percurso conceitual parte do pressuposto de que os livros didáticos e paradidáticos ao longo do tempo têm utilizado textos e imagens pejorativas em relação aos negros, daí a necessidade de analisar as produções atuais, visto que existe uma lei específica, a 10.639/03, que obriga o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas em todos os níveisde ensino. Considero importante essa discussão na medida em que o imaginário social brasileiro se nutre de textos e imagens veiculados em livros paradidáticos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem.Palavras-chave: Livro Paradidático; Negros; Lei 10.639/03; PNLD. The Black in the Paradidactic Book: Analyzing the book "Capoeira"Abstract This study investigates the images and paradicdatic texts about blacks in the book "Capoeira", by the author Sônia Rosa and illustrator Sonia Rosa Rosinha Campos, available in list of books chosen by the National Plan for Textbooks - PNLD. The analysis is made in the light of philosophical theories. The conceptual route assumes that the textbooks have used texts and pictures derogatory toward blacks, hence the need to analyze the current productions, since there is a specific law requiring the teaching of history and African and Afro-Brazilian culture in schools at all levels of education, ( law 10.639/03). I consider this discussion important in that the Braziliansocial imaginary is nourished by texts and images conveyed in books textbooks used in the teaching and learning process. Keywords: Paradicdatic Book; blacks; Law 10.639/03; PNLD. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/278 10.24933/horizontes.v33i1.278 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/278 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/278/69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438980923392 |