Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanhote, Sandra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230419
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_9cd848c04a32bc882ea771044bddc5a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230419
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018PNLDLivro didático de SociologiaLei Federal nº 10.639/03TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.This Bachelor's Degree Thesis consists of analyzing the approach to racial issues in the textbook "Sociologia Hoje" in its 2018 edition, seeking to assess whether this work makes a contribution to the construction of an anti-racist education, as provided for by Federal Law No. 10.639/03. The methodological strategy of the study is based on a research of ethnographic analysis of the book, considering what the material contemplates, considering it as being, at the same time, the field and the interlocutor. The theoretical reflections were made from authors such as Ana Celia da Silva (2005), Jerry Dávila (2006), Margarete da Rosa Vieira (2009), Nilma Lino Gomes (2017), Walace Ferreira and Guilherme Nogueira de Sousa (2019) and others. Thus, by understanding that our society is structured under a racist bias, this work's premise is to look at the imagery and textual discourses present in the textbook in relation to the notions of race and racism, as well as their implications for the formation of racial identities and relations. Thus, it is intended to promote in the Licentiate Course of the Social Sciences Course of the Center for Philosophy and Human Sciences of the Federal University of Santa Catarina (CFH/UFSC), the important discussion on the contents of Federal Law No. 10.639/03 in the books and their alignment in the fight against racism.O presente Trabalho de Conclusão de Licenciatura consiste em analisar, a abordagem da temática racial no livro didático “Sociologia Hoje” em sua edição 2018, buscando avaliar se a presente obra traz uma contribuição para a construção de uma educação antirracista, como previsto pela Lei Federal nº 10.639/03. A estratégia metodológica do estudo pauta-se em uma pesquisa de análise etnográfica do livro, tendo em vista o que o material contempla considerando-o como sendo, ao mesmo tempo, o campo e o interlocutor. As reflexões teóricas foram feitas a partir de autores como Ana Celia da Silva (2005), Jerry Dávila (2006), Margarete da Rosa Vieira (2009), Nilma Lino Gomes (2017), Walace Ferreira e Guilherme Nogueira de Sousa (2019) e outros. Assim ao compreender que a nossa sociedade é estruturada sob um viés racista, é premissa deste trabalho olhar os discursos imagéticos e textuais presentes no livro didático em relação às noções de raça e racismo, bem como suas implicações para a formação das identidades e relações raciais. Desta forma, pretende-se fomentar no Curso de Licenciatura do Curso de Ciências Sociais do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), a importante discussão sobre os conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 nos livros didáticos e o seu alinhamento no combate ao racismo.Florianópolis, SCAlencar, Alexandra Eliza VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaTanhote, Sandra2021-12-14T11:05:10Z2021-12-14T11:05:10Z2021-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230419info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-12-14T11:05:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230419Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-14T11:05:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018
title Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018
spellingShingle Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018
Tanhote, Sandra
PNLD
Livro didático de Sociologia
Lei Federal nº 10.639/03
title_short Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018
title_full Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018
title_fullStr Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018
title_full_unstemmed Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018
title_sort Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018
author Tanhote, Sandra
author_facet Tanhote, Sandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alencar, Alexandra Eliza Vieira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanhote, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv PNLD
Livro didático de Sociologia
Lei Federal nº 10.639/03
topic PNLD
Livro didático de Sociologia
Lei Federal nº 10.639/03
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T11:05:10Z
2021-12-14T11:05:10Z
2021-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230419
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652341065285632