O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentin, Marcelo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, Jackeline Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/172
Resumo: ResumoO artigo é parte de um estudo de dissertação de mestrado que teve como foco discutir as relações entre o cinema e a educação a partir dos movimentos curriculares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), em particular o projeto Cultura é currículo, ao qual é subordinado o projeto O cinema vai à escola. Para essa discussão foi tomado como tripé a Modernidade, através da crítica desenvolvida por Nietzsche e Foucault; o Currículo, sob o viés das perspectivas pós-críticas e o Cinema, observando-o em suas origens, repleta de perspectivas técnicas-científicas ao momento contemporâneo. Através de uma analítica discursiva foram problematizadas, as subjetividades que são movimentadas nesta proposta bem como os processos identitários que emergem da presença da linguagem cinematográfica na prática escolar. Neste texto, apresentaremos um recorte do estudo em que problematizamos o sujeito do acontecimento, da experiência vivenciada na projeção. Um contraponto à proposta oficial, em que o texto é tomado por outras personagens, por outras vozes; aqui a de um professor e a de seus alunos, todos nos principais papéis, sem coadjuvantes. Assim, pretendemos olhar para este encontro, de outro lugar, outra posição, com outros olhos: os que marejam.Palavras-chave: currículo; cinema; identidade; subjetividade.The cinema in school and student-spectator: readings, images and subjectivities from movie the end and the beginningAbstractThe paper is part of a dissertation study that focused on discussing the relationship between cinema and education from the curriculum movements of the Secretaria do Estado de São Paulo (SEE-SP), in particular the project Culture is curriculum, which is under the project Cinema goes to school. For this discussion was taken as tripod Modernity, through criticism developed by Nietzsche and Foucault; Curriculum, under the bias of post-critical perspectives and the Cinema, watching him in its origins, full of technical-scientific perspectives to contemporary time. Through a discursive analysis, subjectivities that are moved in this proposal were problematized and as well as identity processes that emerge from the presence of film language in school practice. In this paper, we present part of research where we problematized subject of the event, the experience in projecting. A counterpoint to the official proposal, in which the text is taken by other characters, other voices; here there are a teacher and their students, all in the lead roles, without coadjuvants. Thus, we intend to look at this meeting, from another place with different eyes: those who weep.Keywords: curriculum; cinema; identity; subjectivity.
id USF_db936ce3a246490c387c77f961bebae2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/172
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o PrincípiocurrículocinemaidentidadesubjetividadeResumoO artigo é parte de um estudo de dissertação de mestrado que teve como foco discutir as relações entre o cinema e a educação a partir dos movimentos curriculares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), em particular o projeto Cultura é currículo, ao qual é subordinado o projeto O cinema vai à escola. Para essa discussão foi tomado como tripé a Modernidade, através da crítica desenvolvida por Nietzsche e Foucault; o Currículo, sob o viés das perspectivas pós-críticas e o Cinema, observando-o em suas origens, repleta de perspectivas técnicas-científicas ao momento contemporâneo. Através de uma analítica discursiva foram problematizadas, as subjetividades que são movimentadas nesta proposta bem como os processos identitários que emergem da presença da linguagem cinematográfica na prática escolar. Neste texto, apresentaremos um recorte do estudo em que problematizamos o sujeito do acontecimento, da experiência vivenciada na projeção. Um contraponto à proposta oficial, em que o texto é tomado por outras personagens, por outras vozes; aqui a de um professor e a de seus alunos, todos nos principais papéis, sem coadjuvantes. Assim, pretendemos olhar para este encontro, de outro lugar, outra posição, com outros olhos: os que marejam.Palavras-chave: currículo; cinema; identidade; subjetividade.The cinema in school and student-spectator: readings, images and subjectivities from movie the end and the beginningAbstractThe paper is part of a dissertation study that focused on discussing the relationship between cinema and education from the curriculum movements of the Secretaria do Estado de São Paulo (SEE-SP), in particular the project Culture is curriculum, which is under the project Cinema goes to school. For this discussion was taken as tripod Modernity, through criticism developed by Nietzsche and Foucault; Curriculum, under the bias of post-critical perspectives and the Cinema, watching him in its origins, full of technical-scientific perspectives to contemporary time. Through a discursive analysis, subjectivities that are moved in this proposal were problematized and as well as identity processes that emerge from the presence of film language in school practice. In this paper, we present part of research where we problematized subject of the event, the experience in projecting. A counterpoint to the official proposal, in which the text is taken by other characters, other voices; here there are a teacher and their students, all in the lead roles, without coadjuvants. Thus, we intend to look at this meeting, from another place with different eyes: those who weep.Keywords: curriculum; cinema; identity; subjectivity.Universidade São Francisco2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17210.24933/horizontes.v32i2.172Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/172/57Vicentin, MarceloRodrigues, Jackeline Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/172Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.493906Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio
title O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio
spellingShingle O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio
Vicentin, Marcelo
currículo
cinema
identidade
subjetividade
title_short O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio
title_full O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio
title_fullStr O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio
title_full_unstemmed O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio
title_sort O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio
author Vicentin, Marcelo
author_facet Vicentin, Marcelo
Rodrigues, Jackeline Mendes
author_role author
author2 Rodrigues, Jackeline Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentin, Marcelo
Rodrigues, Jackeline Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
cinema
identidade
subjetividade
topic currículo
cinema
identidade
subjetividade
description ResumoO artigo é parte de um estudo de dissertação de mestrado que teve como foco discutir as relações entre o cinema e a educação a partir dos movimentos curriculares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), em particular o projeto Cultura é currículo, ao qual é subordinado o projeto O cinema vai à escola. Para essa discussão foi tomado como tripé a Modernidade, através da crítica desenvolvida por Nietzsche e Foucault; o Currículo, sob o viés das perspectivas pós-críticas e o Cinema, observando-o em suas origens, repleta de perspectivas técnicas-científicas ao momento contemporâneo. Através de uma analítica discursiva foram problematizadas, as subjetividades que são movimentadas nesta proposta bem como os processos identitários que emergem da presença da linguagem cinematográfica na prática escolar. Neste texto, apresentaremos um recorte do estudo em que problematizamos o sujeito do acontecimento, da experiência vivenciada na projeção. Um contraponto à proposta oficial, em que o texto é tomado por outras personagens, por outras vozes; aqui a de um professor e a de seus alunos, todos nos principais papéis, sem coadjuvantes. Assim, pretendemos olhar para este encontro, de outro lugar, outra posição, com outros olhos: os que marejam.Palavras-chave: currículo; cinema; identidade; subjetividade.The cinema in school and student-spectator: readings, images and subjectivities from movie the end and the beginningAbstractThe paper is part of a dissertation study that focused on discussing the relationship between cinema and education from the curriculum movements of the Secretaria do Estado de São Paulo (SEE-SP), in particular the project Culture is curriculum, which is under the project Cinema goes to school. For this discussion was taken as tripod Modernity, through criticism developed by Nietzsche and Foucault; Curriculum, under the bias of post-critical perspectives and the Cinema, watching him in its origins, full of technical-scientific perspectives to contemporary time. Through a discursive analysis, subjectivities that are moved in this proposal were problematized and as well as identity processes that emerge from the presence of film language in school practice. In this paper, we present part of research where we problematized subject of the event, the experience in projecting. A counterpoint to the official proposal, in which the text is taken by other characters, other voices; here there are a teacher and their students, all in the lead roles, without coadjuvants. Thus, we intend to look at this meeting, from another place with different eyes: those who weep.Keywords: curriculum; cinema; identity; subjectivity.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/172
10.24933/horizontes.v32i2.172
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/172
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i2.172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/172/57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438943174656