A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408 |
Resumo: | A educação é um campo em construção, passando por diversas mudanças, as quais podem ser observadas no cenário das políticas educacionais brasileiras. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a atuação dos Conselhos Escolares para a prática da gestão democrática. A metodologia utilizada esteve pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturas com conselheiros escolares de três escolas públicas do município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que a gestão democrática é um princípio que necessita de participação, de autonomia e de descentralização na escola, a partir da presença dos diferentes segmentos, garantindo-lhes poder de reflexão, de debates e de decisão. |
id |
USF_ddc0cce720ea1b69c1cb4eb616c7657f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1408 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democráticaA educação é um campo em construção, passando por diversas mudanças, as quais podem ser observadas no cenário das políticas educacionais brasileiras. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a atuação dos Conselhos Escolares para a prática da gestão democrática. A metodologia utilizada esteve pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturas com conselheiros escolares de três escolas públicas do município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que a gestão democrática é um princípio que necessita de participação, de autonomia e de descentralização na escola, a partir da presença dos diferentes segmentos, garantindo-lhes poder de reflexão, de debates e de decisão.Universidade São Francisco2023-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/140810.24933/horizontes.v41i1.1408Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230032317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408/706Copyright (c) 2023 Mayara Ferreira Alves, Lívia Couto Guedes, Givanildo da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Mayara FerreiraGuedes, Lívia Coutoda Silva, Givanildo2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1408Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática |
title |
A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática |
spellingShingle |
A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática Alves, Mayara Ferreira |
title_short |
A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática |
title_full |
A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática |
title_fullStr |
A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática |
title_sort |
A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática |
author |
Alves, Mayara Ferreira |
author_facet |
Alves, Mayara Ferreira Guedes, Lívia Couto da Silva, Givanildo |
author_role |
author |
author2 |
Guedes, Lívia Couto da Silva, Givanildo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mayara Ferreira Guedes, Lívia Couto da Silva, Givanildo |
description |
A educação é um campo em construção, passando por diversas mudanças, as quais podem ser observadas no cenário das políticas educacionais brasileiras. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a atuação dos Conselhos Escolares para a prática da gestão democrática. A metodologia utilizada esteve pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturas com conselheiros escolares de três escolas públicas do município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que a gestão democrática é um princípio que necessita de participação, de autonomia e de descentralização na escola, a partir da presença dos diferentes segmentos, garantindo-lhes poder de reflexão, de debates e de decisão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408 10.24933/horizontes.v41i1.1408 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408/706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mayara Ferreira Alves, Lívia Couto Guedes, Givanildo da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mayara Ferreira Alves, Lívia Couto Guedes, Givanildo da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023003 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438465024000 |