A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGLX |
Resumo: | Este trabalho analisa a atuação do Conselho Escolar (ou Colegiado Escolar) na Gestão Pedagógica, o qual tem por finalidade atuar como mediador dos anseios da comunidade escolar. Os objetivos são abordar a atuação do Conselho Escolar na gestão democrática da escola, bem como verificar suas funções na gestão escolar e sugerir ações para promover a identificação das formas de participação da comunidade escolar, de forma que toda a comunidade escolar se sinta efetivamente um membro da gestão e que tem participação na sugestão de ideias e na tomada de decisões. É fundamental a sua atuação na gestão democrática participativa, pois trata-se de um órgão máximo da escola, com natureza consultiva e deliberativa sobre assuntos referentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira, sendo necessária uma integração sólida com todos os segmentos escolares. Considerouse que a gestão escolar democrática demanda a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, que é representada pelo Colegiado Escolar, o qual é composto por pais, alunos, professores, direção, especialistas, funcionários da escola, e que devem ter voz ativa nas principais ações, projetos e atividades da escola. Portanto, o Colegiado Escolar é uma ferramenta fundamental para que a gestão democrática se efetive nas escolas brasileiras, o que requer a participação conjunta nas propostas e decisões da escola, com ação eficaz e respeito à comunidade escolar. |
id |
UFMG_f80769573e4f847d4425247dbdd0978d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDGLX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Grazielle Mariano Batista MaiaHormindo Pereira de Souza JuniorOneide Geralda Ferreira2019-08-13T19:40:03Z2019-08-13T19:40:03Z2011-01-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGLXEste trabalho analisa a atuação do Conselho Escolar (ou Colegiado Escolar) na Gestão Pedagógica, o qual tem por finalidade atuar como mediador dos anseios da comunidade escolar. Os objetivos são abordar a atuação do Conselho Escolar na gestão democrática da escola, bem como verificar suas funções na gestão escolar e sugerir ações para promover a identificação das formas de participação da comunidade escolar, de forma que toda a comunidade escolar se sinta efetivamente um membro da gestão e que tem participação na sugestão de ideias e na tomada de decisões. É fundamental a sua atuação na gestão democrática participativa, pois trata-se de um órgão máximo da escola, com natureza consultiva e deliberativa sobre assuntos referentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira, sendo necessária uma integração sólida com todos os segmentos escolares. Considerouse que a gestão escolar democrática demanda a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, que é representada pelo Colegiado Escolar, o qual é composto por pais, alunos, professores, direção, especialistas, funcionários da escola, e que devem ter voz ativa nas principais ações, projetos e atividades da escola. Portanto, o Colegiado Escolar é uma ferramenta fundamental para que a gestão democrática se efetive nas escolas brasileiras, o que requer a participação conjunta nas propostas e decisões da escola, com ação eficaz e respeito à comunidade escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão democráticaEscolas Organização e administraçãoEducaçãoColegiadoGestão democráticaConselho escolarParticipaçãoA atuação do conselho escolar na gestão democrática da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_oneide_geralda_ferreira.pdfapplication/pdf245001https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDGLX/1/tcc_oneide_geralda_ferreira.pdf517059aa82a97961bf60533c09881609MD51TEXTtcc_oneide_geralda_ferreira.pdf.txttcc_oneide_geralda_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain99849https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDGLX/2/tcc_oneide_geralda_ferreira.pdf.txtad88dbfde28da01e09e9cd38419f8a2cMD521843/BUBD-9FDGLX2019-11-14 14:47:28.71oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDGLXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:47:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola |
title |
A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola |
spellingShingle |
A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola Oneide Geralda Ferreira Colegiado Gestão democrática Conselho escolar Participação Gestão democrática Escolas Organização e administração Educação |
title_short |
A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola |
title_full |
A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola |
title_fullStr |
A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola |
title_full_unstemmed |
A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola |
title_sort |
A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola |
author |
Oneide Geralda Ferreira |
author_facet |
Oneide Geralda Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grazielle Mariano Batista Maia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oneide Geralda Ferreira |
contributor_str_mv |
Grazielle Mariano Batista Maia Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colegiado Gestão democrática Conselho escolar Participação |
topic |
Colegiado Gestão democrática Conselho escolar Participação Gestão democrática Escolas Organização e administração Educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão democrática Escolas Organização e administração Educação |
description |
Este trabalho analisa a atuação do Conselho Escolar (ou Colegiado Escolar) na Gestão Pedagógica, o qual tem por finalidade atuar como mediador dos anseios da comunidade escolar. Os objetivos são abordar a atuação do Conselho Escolar na gestão democrática da escola, bem como verificar suas funções na gestão escolar e sugerir ações para promover a identificação das formas de participação da comunidade escolar, de forma que toda a comunidade escolar se sinta efetivamente um membro da gestão e que tem participação na sugestão de ideias e na tomada de decisões. É fundamental a sua atuação na gestão democrática participativa, pois trata-se de um órgão máximo da escola, com natureza consultiva e deliberativa sobre assuntos referentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira, sendo necessária uma integração sólida com todos os segmentos escolares. Considerouse que a gestão escolar democrática demanda a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, que é representada pelo Colegiado Escolar, o qual é composto por pais, alunos, professores, direção, especialistas, funcionários da escola, e que devem ter voz ativa nas principais ações, projetos e atividades da escola. Portanto, o Colegiado Escolar é uma ferramenta fundamental para que a gestão democrática se efetive nas escolas brasileiras, o que requer a participação conjunta nas propostas e decisões da escola, com ação eficaz e respeito à comunidade escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T19:40:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T19:40:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGLX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGLX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDGLX/1/tcc_oneide_geralda_ferreira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDGLX/2/tcc_oneide_geralda_ferreira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
517059aa82a97961bf60533c09881609 ad88dbfde28da01e09e9cd38419f8a2c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589450565943296 |