Políticas para a educação básica: a relação entre a proposta de aceleração no Paraná e a qualidade da educação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/804 |
Resumo: | Este texto analisa a proposta de Aceleração de Aprendizagem no Paraná e sua relação com a qualidade do ensino. Questiona a intenção da proposta e a compreensão de qualidade nela presente. O assunto é relevante, uma vez que temos percebido uma aproximação entre as políticas para a educação básica e uma noção mercadológica da educação, cuja preocupação tem sido os índices de rendimento escolar, resultantes das avaliações em larga escala. A análise desenvolvida está ancorada em referencial materialista histórico e se utiliza de dados bibliográficos e documentais. Como resultados, podemos apontar que, se por um lado, a proposta de aceleração desenvolvida no Paraná se apresenta fortemente marcada pela lógica eficientista, por outro, constitui-se também oportunidade para repensar a aprendizagem. |
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Políticas para a educação básica: a relação entre a proposta de aceleração no Paraná e a qualidade da educaçãoEste texto analisa a proposta de Aceleração de Aprendizagem no Paraná e sua relação com a qualidade do ensino. Questiona a intenção da proposta e a compreensão de qualidade nela presente. O assunto é relevante, uma vez que temos percebido uma aproximação entre as políticas para a educação básica e uma noção mercadológica da educação, cuja preocupação tem sido os índices de rendimento escolar, resultantes das avaliações em larga escala. A análise desenvolvida está ancorada em referencial materialista histórico e se utiliza de dados bibliográficos e documentais. Como resultados, podemos apontar que, se por um lado, a proposta de aceleração desenvolvida no Paraná se apresenta fortemente marcada pela lógica eficientista, por outro, constitui-se também oportunidade para repensar a aprendizagem.Universidade São Francisco2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/80410.24933/horizontes.v38i1.804Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200482317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/804/496Fillipi, Rosaria Cordeiro BernardoCzernisz, Eliane Cleide da SilvaPerrude, Marleide Rodrigues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/804Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:10.070527Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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